‘HACKATHON “MAIS AJUDA” PARA DESENVOLVER SOLUÇÕES PARA ASSOCIAÇÕES DE SOLIDARIEDADE

Já estão abertas as candidaturas para o Business Hackathon do ‘Mais Ajuda’ - programa promotor de inovação social - que pretende reunir uma comunidade de talento, com competências para desenvolver soluções inovadoras para os desafios chave das três IPSS vencedoras da primeira edição.

24.08.2020 12:00:00 | Sintra

Hackathon Mais Ajuda

Hackathon Mais Ajuda

O programa ‘Mais Ajuda’, que juntou o Lidl e as rádios Renascença, RFM e Mega Hits, para apoiar quem mais precisa, já tem abertas as inscrições para o seu Hackathon, para o qual convida membros da comunidade de talento, empreendedorismo, e outros parceiros externos, a identificarem e desenvolverem soluções para desafios sociais específicos das três IPSSs vencedoras do programa: Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro; Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas e Associação Mutualista Covilhanense. As candidaturas estão abertas em https://maisajuda.pt/hackathon/.

 

O Hackathon do Mais Ajuda irá decorrer no final de setembro, num evento de 48 horas, que junta as IPSSs vencedoras a equipas formadas entre 1 e 4 pessoas, com os mais variados perfis nas áreas de gestão, programação e tecnologia, e com criatividade e pensamento crítico.

Durante os dois dias do evento, serão apresentados os principais desafios das IPSSs, com sessões de trabalho com mentores de diversas áreas que irão apoiar na estruturação de ideias, ao mesmo tempo que decorrem palestras sobre os mais variados tópicos, como: a importância da validação e como fazê-lo; o poder da comunidade; como ter ideias e como fazer um protótipo rápido de hardware.

As equipas vencedoras irão receber um prémio monetário de 1.000 euros.

 

Desde maio que os seis vencedores do programa Mais Ajuda contam com o apoio da Beta-i, parceira do programa e com uma experiência de 10 anos na área de empreendedorismo e inovação a nível internacional, através de sessões em grupo com especialistas em negócios e inovação. Destas sessões surgiu a identificação dos desafios mais urgentes das IPSS, que serão agora endereçadas no Hackathon.

- Como tornar a aplicação da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas e das suas funções ainda mais inclusivas, de forma a abranger outros grupos vulneráveis ​​da população (idosos, profissionais em situação de risco, pessoas com deficiência?);

- Como fazer com que a Associação Mutualista Covilhanense amplie a sua missão e contribua ainda mais para a redução do abandono populacional no interior?;

- Como conseguir que a Acreditar mantenha o envolvimento dos voluntários com os projetos da instituição, fazendo com que se sintam cada vez mais parte da solução?

 

Paralelamente, as 3 Startups vencedoras têm igualmente tido sessões de mentoring com a Beta-i, com vista à identificação de iniciativas que as apoiem no seu crescimento.

 

Este Hackathon é mais uma etapa do programa Mais Ajuda, que procurou dar um passo à frente no apoio às comunidades locais, desafiando IPSSs e Startups a encontrar novas respostas a problemas sociais da comunidade portuguesa, com um objetivo comum: ajudar quem mais precisa – e que contou com o apoio do Ministério da Segurança Social no anúncio dos vencedores. Com a ajuda dos portugueses, foi possível recolher 135.000 euros, onde por cada talão de compras com artigo/s Deluxe realizadas durante o mês de dezembro, 0,20€ foram entregues aos projetos empreendedores do Mais Ajuda, para apoiar IPSSs ou equiparadas, em projetos dirigidos a crianças, e Startups com impacto social. Adicionalmente, o Lidl contribuiu ainda com 15.000€ para apoio profissional às instituições selecionadas.

 

Mais informações do programa Mais Ajuda em: https://maisajuda.pt/

Contactos

Departamento de Comunicação Corporativa
press@lidl.pt

Categorias


Download

Download (8.28 MB)

Partilhar

Anexos
Ver mais