Projeto "Turma Imbatível": Sustentabilidade alimentar e estilos de vida saudáveis, trocados por miúdos

A 3ª edição do projeto Turma Imbatível, promovido pelo Lidl com o apoio da Direção-Geral da Saúde, da Direção-Geral da Educação e do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

15.10.2018 11:00:00 | Sintra

Turma Imbatível - Alimenta o amanhã

Dando continuidade ao seu programa educativo junto da geração futura, através do qual já impactou cerca de 65 mil alunos nos últimos sete anos, com a promoção de estilos de vida saudáveis, o Lidl regressa às escolas para a 3º edição da Turma Imbatível, integrando no projeto a temática da sustentabilidade.

Consumir de forma adequada, tendo em conta as nossas necessidades nutricionais, mas também a preservação do planeta; como combater o desperdício alimentar; como fazer a reciclagem de resíduos ou a importância de comer frutas e legumes, são alguns dos ensinamentos que os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico poderão aprender com o projeto Turma Imbatível. De forma divertida e através de mensagens simples e eficazes, as crianças apreendem uma série de comportamentos que deverão integrar no seu dia-a-dia.

Para Vanessa Romeu, diretora de comunicação corporativa do Lidl Portugal “A Turma Imbatível é um projeto dinâmico, que ao longo dos anos tem sofrido atualizações e alargado o âmbito das temáticas abordadas. Este ano o foco está na sustentabilidade, chamando a atenção dos mais novos para a importância de preferirem alimentos da época, de reduzirem o desperdício, de reciclarem, etc. Tudo a pensar num amanhã equilibrado”. A responsável adianta ainda que “O projeto tem encontrado uma excelente recetividade juntos de professores e educadores, comprovando-se mudanças no
comportamento dos alunos. Tornam-se crianças mais responsáveis, atentas e conscientes da importância de um estilo de vida saudável”.

Contando com o apoio da Direção-Geral da Saúde, da Direção-Geral da Educação e do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, a Turma Imbatível tem merecido reconhecimento por parte das escolas que acolhem o projeto, com grande parte dos professores (69%) a revelar querer repetir a experiência no ano seguinte e a afirmar que houve, efetivamente, um aumento de práticas saudáveis por parte dos alunos, após a passagem da Turma Imbatível pela sua escola (65%) . Também os alunos, que no ano letivo passado participaram nas atividades, assumem ter alterado alguns comportamentos, como um maior consumo de frutas e legumes.

Integrado na estratégia de responsabilidade social do Lidl Portugal, o projeto Turma Imbatível está aberto a todas as escolas, de norte a sul do país, que se queiram inscrever, através do missaoturmaimbativel@gmail.com, das quais serão selecionadas 100 durante o ano letivo.

Para além das visitas às escolas, o projeto contempla ainda visitas guiadas às lojas Lidl, que possibilitam o contacto com os alimentos, a compreensão das suas características e mostram o funcionamento da cadeia de valor do setor alimentar. O projeto integra ainda o passatempo Desenho Imbatível, que desafia as crianças a tornarem os elementos da roda dos alimentos, nos protagonistas do seu desenho. Os vencedores poderão ver os seus desenhos transpostos para embalagens de artigos à venda nas lojas Lidl.