Lidl Sacos de Plástico

Redução dos plásticos

Em prol da sustentabilidade, temos vindo a adotar várias medidas para eliminar, reduzir, substituir e transformar o plástico, dando seguimento à estratégia europeia para os plásticos, apresentada pela Comissão Europeia.

Em março de 2018, o Lidl assumiu o compromisso de reduzir o consumo de plástico em pelo menos 20% até 2025. Todos os dias, procuramos soluções inovadoras e criativas para reduzir o plástico na nossa operação e sensibilizar a sociedade para o tema.

Conheça a nossa abordagem estratégica e medidas de combate ao plástico aqui.

Objetivos

•    Fim da venda de sacos de plástico para o transporte de compras (até ao final 2019)

•    Desde 2015, os nossos sacos de plástico já eram compostos por 80% de material reciclado e eram 100% recicláveis

•    Fim da venda de artigos de plástico descartável em todas as nossas lojas de Portugal

•    Incorporação de materiais recicláveis em todas as embalagens de marca própria (até 2025)

•    Redução do plástico das cápsulas de café e nas embalagens de frutos secos

•    Substituição das embalagens dos nossos têxteis por embalagens de cartão certificado

•   Lançamento da 1.ª edição do TransforMAR – projeto de sensibilização sobre reciclagem e reaproveitamento do plástico nas praias portuguesas

Waschmittel

0 lojas

sem artigos de plastico descartável

[n.t]

0 º

supermercado a acabar com os sacos de plástico

Green bags

picture

Sacos reutilizáveis e 100% recicláveis para frutas e legumes, em todas as nossas lojas

Com o objetivo de reutilizar e reduzir o consumo de plástico, assinalamos o Dia Internacional Sem Sacos de Plástico (3 de julho), anunciando uma nova medida para redução deste materialsacos reutilizáveis e 100% recicláveis para frutas e legumes, em todas as nossas lojas.

Desta forma, disponibilizamos aos nossos clientes uma alternativa ecológica para o transporte de frutas e legumes: sacos de poliéster 100% recicláveis, que suportam um peso até 5kgs e podem ser reutilizados e lavados a 30ºC múltiplas vezes. Cada unidade de venda tem dois sacos e custa 0,69€, uma alternativa que estará disponível em todas as nossas lojas, de norte a sul do país, até ao final do mês.

Para que haja reflexo a nível ambiental bastam cinco utilizações destes sacos. Por exemplo, se cada um deles for utilizado uma vez por semana, ao final do ano terão sido menos 52 sacos de plástico que entraram no sistema, correspondendo a menos 104 gramas de plástico.

Cada reutilização contribui para se atingir o objetivo do REset Plastic, a estratégia de plástico levada a cabo pelo Grupo Schawrz, no qual se inclui o nosso compromisso de reduzir o consumo de plástico em pelo menos 20% até 2025, data em que nos comprometemos a que 100% das nossas embalagens plásticas de marca própria incorporem materiais recicláveis, apoiando e antecipando em cinco anos parte da estratégia da Comissão Europeia para a redução dos plásticos. 

picture

Fim da venda dos sacos de plástico

picture

Fomos o 1.º supermercado a acabar com a venda de sacos de plástico para o transporte de compras, reforçando o nosso compromisso de redução em pelo menos 20% do consumo de plástico até 2025. Os sacos de plástico vão desaparecer de forma faseada das nossas lojas, até ao final de 2019. Com esta medida, vamos deixar de vender 25 milhões de sacos de plástico por ano, produzindo menos 675 toneladas de plástico anualmente.

Como alternativa aos sacos de plástico, compostos por 80% de material reciclado e 100% recicláveis (desde 2015) , vamos disponibilizar sacos de papel em dois tamanhos. Estes sacos são constituídos por  60% a 70% de pasta de papel reciclada e têm certificação FSC Misto (embalagens provenientes de fontes responsáveis).Para além destes, vamos continuar a disponibilizar os sacos de ráfia feitos com 60% de material reciclado,  perfazendo o conjunto de opções mais sustentáveis para o transporte das compras e cumprindo o objetivo de sensibilização do consumidor. Os sacos de ráfia do Lidl já existem desde 2010.

picture

Menos plástico, mais ambiente

O fim da venda de sacos de plástico faz parte da estratégia de sustentabilidade e de redução de plástico a 360º graus do Lidl, enquanto membro do Grupo Schwarz, que assinou recentemente o pacto ambiental com as Nações Unidas e com a Fundação Ellen MacArthur com o objetivo de eliminar, reduzir, substituir e transformar o plástico.