Estrutura TransforMAR

TransforMAR

Sabia que em 2050, se continuarmos com os mesmos comportamentos, teremos mais plásticos do que peixes no mar?

Por isso, e aliado à estratégia ambiental do Lidl Portugal, decidimos inverter esta tendência e evitar que o plástico vá parar ao mar através do projeto TransforMAR.

O que é o TransforMAR?

O TransforMAR é uma iniciativa que desafia as pessoas a recolher plásticos para os transformar em equipamentos para a comunidade. Este projeto insere-se no âmbito do compromisso de redução de 20% do plástico até 2025, assumido pelo Lidl em 2018.

Quais os objetivos do TransforMAR?

  • Sensibilizar para a importância da redução, reutilização e reciclagem do plástico, promovendo mudanças de comportamento que possam contribuir para um planeta mais sustentável.
  • Ajudar as comunidades onde o TransforMAR se realiza através da instalação de equipamentos úteis àquela localidade, promovendo a economia circular.
TransforMAR em Matosinhos

TransforMAR 2019

picture

Depois do sucesso de 2018, o TransforMAR regressa no dia 15 de junho, na praia da Aguda em Vila Nova de Gaia, e vai continuar com 45 dias de ação em praias de norte a sul do país, durante os meses de junho, julho e agosto.

Conheça o nosso calendário.

picture

Primeira Edição

A primeira edição do projeto TransforMAR, que decorreu durante a época balnear de 2018, passou por 14 praias portuguesas de norte a sul do país, com o objetivo de sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular, através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos. O desenvolvimento da campanha permitiu recolher 88 mil unidades de plásticos entre 15 de junho e 19 de agosto de 2018, o que corresponde a cerca de 1,5 toneladas deste material, e a quase 6 300 unidades recolhidas em cada praia.

Através da disponibilização de um depósito próprio – o “plasticódromo” – foi possível uma recolha de materiais plásticos, que não só garantiu praias mais limpas, como promoveu um comportamento mais responsável por parte dos veraneantes, evitando que os resíduos acabassem no mar. Os plásticos recolhidos serão agora transformados em aparelhos de circuito de atividade física, que serão entregues a cada uma das 14 praias onde decorreu esta iniciativa. A escolha do novo destino atribuído ao plástico tem como principal objetivo aliar estilos de vida saudáveis a escolhas responsáveis.
 

lrb.ecology

0 mil

unidades de plástico recolhido nas praias portuguesas em 2018

lrb.ecology

0

praias impactadas em 2018

picture

TransforMAR nas praias

O projeto TransforMAR teve como parceiros a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3e), a Quercus e o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).