Cradle to Cradle

Cradle to Cradle

No Lidl, a sustentabilidade é transversal ao nosso negócio, pelo que procuramos, todos os dias, soluções inovadoras que garantam não só a qualidade dos nossos produtos, mas que causem um menor impacto ambiental.

A coleção de pijamas do Lidl recebeu a certificação Dourada Cradle to Cradle.

Isto significa que todas as categorias do processo de produção, do impacto dos materiais na saúde, à reutilização dos mesmo e energia renovável são cumpridos pelos nossos têxteis.

Para além do processo de produção, também os restantes componentes - como as etiquetas, por exemplo - estão em conformidade com o nível Dourado Cradle to Cradle. 

 

O que é a certificação Cradle to Cradle?

A certificação Cradle to Cradle é uma norma de qualidade para produtos reciclados de diferentes áreas da indústria, como têxteis, cosméticos e embalagens. 

O conceito baseia-se numa visão de economia circular, sem desperdício, na qual as matérias-primas são reutilizadas permanentemente em ciclos fechados.

O Cradle to Cradle tem como intuito impulsionar um design de produto inteligente no qual a reciclagem completa do mesmo e dos seus componentes seja tida em consideração, evitando também o uso de produtos químicos nocivos à saúde e ao ambiente. 

 

Que níveis de certificação existem? 

Os produtos são certificados em cinco níveis - Básico, Bronze, Dourado e Platina. O nível Básico corresponde ao produto que está a iniciar o seu caminho para obter a certificação. No nível Platina responde a todos os requisitos exigidos.

A classificação de um produto é definida tendo em consideração o nível mais baixo atingido numa das categorias, o que significa que, se atingir o nível Dourado em quatro categorias e o nível Prateado em uma, o produto será certificado com o nível Prateado. 

Cada nível pode ser alcançado em diversas categorias, que têm em conta todo o processo de produção:

- Impacto dos Materiais na Saúde: garante que a matéria-prima utilizada  no fabrico dos produtos é segura para a saúde e para o ambiente, com químicos de menor impacto;

- Reutilização de Materiais: assegura-se que os produtos permanecem em ciclos fechados, através da reutilização dos materiais, eliminando desta forma o desperdício;

- Energia Renovável: energia utilizada no processo de produção, que reduz/elimina o impacto dos gases de efeito de estufa nas alterações climáticas;

- Gestão de Água: identifica a água como um recurso valioso, protege as bacias hidrográficas e permite que esta esteja disponível para as pessoas e todos os outros organismos;

- Justiça Social: garante uma dimensão de respeito pelo trabalho e  direitos humanos de todos os envolvidos na produção dos têxteis.

 

Tinta de estampagem/impressão biodegradável

O Lidl - em conjunto com o Grupo CHT, EPEA e o Beneficial Institut - desenvolveu tintas de estampagem/impressão biodegradáveis para os têxteis, certificando-as no nível Dourado.

Todos os ingredientes da tinta foram testados tendo em consideração o meio ambiente e a saúde.

 

Quais os benefícios para o cliente?

No Lidl procuramos oferecer produtos de qualidade ao melhor preço e com elevados padrões sociais e ambientais.

As coleções certificadas Cradle to Cradle, de nível Dourado, são os primeiros têxteis disponívels no Lidl a serem totalmente recicláveis ou biodegradáveis, incluindo as suas estampagens/impressões, não libertando susbtâncias nocivas para o ambiente durante a sua utilização. A este nível, 100% dos ingredientes utilizados no processo de produção, desde a tinta de impressão a todos os materiais como fibras, elásticos, etiquetas, foram analisados a nível químico. Todos os poluentes foram separados para garantir benefícios ambientais, de saúde e viabilidade.

Ao comprar produtos Cradle to Cradle, está a garantir um menor impacto no ambiente!

 

Para mais informações sobre a certificação Cradle to Cradle: https://www.c2ccertified.org 

 

 

picture

Cradle to Cradle

picture