O Nosso Compromisso

No âmbito da nossa política de responsabilidade social e sustentabilidade, assumimos uma estratégia energética global com o objetivo de garantir uma maior eficiência e uma menor pegada carbónica. Neste contexto, desde 2019 adquirimos 100% de eletricidade verde, proveniente de fontes 100% renováveis. Com esta transição para energia verde, garantimos zero emissões de carbono relativas a eletricidade, reduzindo a nossa pegada carbónica.

Objetivos

•    Aumentar o consumo de energia proveniente de fontes renováveis

•    Monitorizar e analisar os consumos e a otimização e simplificação de processos

•    Alcançar a máxima eficiência das nossas operações em loja, entreposto e sede

%

de energia verde em todas as lojas, entrepostos e sede

º

retalhista em Portugal a obter a ISO 50001

postos de carregamento de carros elétricos nas nossas lojas até fevereiro de 2022

Toda a eletricidade do Lidl é 100% de fontes renováveis

Desde 2019, que a eletricidade que alimenta as nossas lojas, entrepostos e sede passou a ser proveniente de fontes 100% renováveis.

Esta transição para energia verde é particularmente relevante no contexto do Lidl, já que a eletricidade representa a grande fatia do nosso consumo energético total, que vai desde a refrigeração dos produtos, iluminação e climatização das lojas e entrepostos, aos postos de carregamento para carros elétricos que disponibilizamos aos nossos clientes. As fontes de energia renováveis que estão na origem do nosso consumo são: energia eólica (68%), energia solar (24%), energia hídrica (5%), e biomassa (3%).

Com esta medida obtivemos o certificado de garantia de origem Energia Verde – Classe A, referente a 2019, atestado pela AENOR, entidade internacional com competências para a certificação de qualidade.

Para além da aquisição de energia verde, em 2020, contamos com mais de 17 mil m2 de áreas dos edifícios (lojas, sede e entreposto) com painéis fotovoltaicos, responsáveis pela produção de mais de 900 MWh de eletricidade. Assumimos também o compromisso de instalar painéis fotovoltaicos, em todas as novas lojas e remodelações (sempre que as características do edifício o permitam).

Esta aposta representa mais um passo em frente na nossa estratégia de sustentabilidade e reforça a sua posição no combate às alterações climáticas, assumindo o compromisso de manter esta medida no futuro, como prática recorrente da organização.

 

ISO 50001 Lidl

Fomos pioneiros ao obter a certificação ISO5000

O Lidl foi o primeiro retalhista em Portugal a obter a certificação de Sistemas de Gestão de Energia ISO 50001, estimando uma poupança equivalente ao consumo energético anual de cerca de 1 240 habitações. A eficiência energética dos nossos edifícios é uma prioridade, por contribuir simultaneamente para a redução da fatura energética e reduzir a pegada de carbono da empresa. Na sequência das medidas implementadas, nomeadamente a remodelação de lojas antigas com equipamentos e tecnologias mais eficientes e iluminação LED, a instalação de painéis fotovoltaicos, o aumento do número de medições de energia e de forma mais desagregada nas lojas e entrepostos, e a formação de todos os colaboradores em eficiência energética, estimamos uma poupança de 4 763 MWh/ano, correspondendo ao consumo energético anual de cerca de 1 240 habitações.