Enquanto empresa do setor do retalho, somos grandes consumidores de recursos energéticos. Assim, no Lidl assumimos como parte integrante do nosso negócio a gestão eficiente dos recursos necessários ao funcionamento das nossas instalações, como a energia. A eficiência energética dos nossos edifícios é uma prioridade por contribuir simultaneamente para a redução da nossa fatura energética e reduzir a nossa pegada de carbono.

Objetivos

•    Aumentar o consumo de energia proveniente de fontes renováveis

•    Monitorizar e analisar os consumos e a otimização e simplificação de processos

•    Alcançar a máxima eficiência das nossas operações em loja, entreposto e sede

%

de energia verde em todas as lojas, entrepostos e sede

º

retalhista em Portugal a obter a ISO 50001

postos de carregamento de carros elétricos nas nossas lojas até fevereiro de 2021

Energia Verde

O fornecimento de energia à rede das nossas lojas, entrepostos e sede passou a ser feito a 100% por energia renovável, resultando na obtenção do certificado de garantia de origem Energia Verde – Classe A, referente a 2019, atestado pela AENOR, entidade internacional com competências para a certificação de qualidade. O fornecimento de energia de todos os edifícios Lidl é feito com recurso a fontes de energia 100% renováveis: energia eólica (77%), energia hidráulica (14%), biomassa (7%) e solar (2%). Instalámos também sistemas fotovoltaicos em 3 lojas existentes e iremos fazê-lo em todas a novas lojas construídas de raiz.  Através da instalação de sistemas fotovoltaicos, em 2018, foi possível evitar a emissão de 196 toneladas de CO2.

ISO 50001 Lidl

ISO 50001

O Lidl foi o primeiro retalhista em Portugal a obter a certificação de Sistemas de Gestão de Energia ISO 50001, estimando uma poupança equivalente ao consumo energético anual de cerca de 1 240 habitações. A eficiência energética dos nossos edifícios é uma prioridade, por contribuir simultaneamente para a redução da fatura energética e reduzir a pegada de carbono da empresa. Na sequência das medidas implementadas, nomeadamente a remodelação de lojas antigas com equipamentos e tecnologias mais eficientes e iluminação LED, a instalação de painéis fotovoltaicos, o aumento do número de medições de energia e de forma mais desagregada nas lojas e entrepostos, e a formação de todos os colaboradores em eficiência energética, estimamos uma poupança de 4.763 MWh/ano, correspondendo ao consumo energético anual de cerca de 1.240 habitações.