REset Plastic

REset Plastic

Reduzir e reciclar. REset Plastic - A nossa estratégia para o plástico

O plástico cumpre funções importantes no retalho alimentar: é resistente, leve e pode ser utilizado de diversas formas. Em particular, o plástico protege os alimentos durante o transporte e permite-nos garantir qualidade, durabilidade e frescura aos nossos clientes. No entanto, como é produzido cada vez mais plástico e apenas uma quantidade muito reduzida é reciclada, o lixo plástico tornou-se num problema crescente para os humanos, animais e ambiente.

Enquanto retalhista alimentar, estamos cientes de nossa responsabilidade. Por esse motivo, o Lidl comprometeu-se a reduzir em 20% o seu consumo de plástico até 2025 e a tornar 100% das suas embalagens o máximo recicláveis.

Estas medidas fazem parte do REset Plastic, a nossa estratégia internacional de plástico, iniciada em 2018 pelo Grupo Schwarz. Juntos, procuramos alcançar uma visão de “Menos plástico - circuitos fechados”.

Os nossos objetivos para os plásticos

lrb.detergent

0 %

das embalagens de marca própria o máximo recicláveis até 2025

lrb.minus

0 %

de redução do consumo de plástico até 2025

As 5 áreas de atuação do REset Plastic

picture

REduce

Sempre que possível e sustentável, evitamos o uso de plástico.

  • Os nossos sacos reutilizáveis ​​para frutas e legumes “Green Bags” são uma forma de criar uma alternativa sustentável aos sacos de plástico;
  • Acabámos com a venda de artigos de plástico descartável em todas as nossas lojas de Portugal;
  • Acabámos com a venda de sacos de plástico para o transporte de compras em todas as nossas lojas de Portugal.

REdesign

Desenhamos produtos e embalagens recicláveis ​​e fomentamos sistemas de economia circular.

  • Já reduzimos o plástico em muitas embalagens, aumentámos a sua reciclabilidade e o uso de plástico reciclado. O nosso logotipo de embalagens “Embalagem ecorresponsável” torna este processo transparente para os nossos clientes;
  • Reduzimos o plástico nas cápsulas de café e nas embalagens de frutos secos;
  • Lançámos as pastilhas de recarga W5 para limpeza geral, de cozinha ou de vidros, que permitem poupar plástico e reutilizá-lo. Basta encher uma garrafa reutilizada vazia com 750 ml de água fria, introduzir a pastilha e deixar dissolver. Cada reutilização da garrafa permite pulverizar 600 vezes;
  • Encontrámos uma solução que permite poupar 5 toneladas de plástico por ano na embalagem da Banana da Madeira;
  • Para melhorar a reciclabilidade das nossas embalagens, estamos a eliminar o plástico preto nas nossas carnes frescas de marca própria;
  • Já incorporámos plástico reciclado nas embalagens de diversos artigos, tais como: Guardanapos de Folha Dupla Floralys; Garrafa de Água Naturis 6x0,33l; Garrafa de Água Mineral com Gás Naturis 6x0,5l; W5 Detergente Ultrac. para Louça 500ml; W5 Spray WC Pistola 750ml; W5 Detergente Desengordurante 750ml;
  • Lançámos a nossa primeira coleção de ténis, de marca própria, Crivit, feita com plástico reciclado.

REcycle

Recolhemos, separamos e reciclamos o plástico, fechando assim o ciclo de materiais.

  • Atualmente, quase todos os resíduos recicláveis ​​nos nossos entrepostos são separados. Este processo torna possível reciclar o material plástico de embalamento antigo e transformá-lo em novos sacos do lixo.

REmove

Apoiamos a remoção de plástico do ambiente.

  • Ao nível global em conjunto com os nossos parceiros, “Project Stop” e “One Earth - One Ocean e.V.”, contribuímos para oceanos e rios livres de plástico.
  • Lançámos em 2018 o projeto “TransforMAR” com a Electrão, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Quercus, Associação Zero, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, tendo recolhido mais de 4,1 toneladas de plástico das praias portuguesas nos últimos 2 anos. 

REsearch

Investimos em investigação e desenvolvimento de soluções inovadoras e fornecemos informações sobre reciclagem e conservação de recursos.

  • Assinámos o Compromisso Global da Ellen MacArthur Foundation, o que demonstra um forte sinal de nossa visão de uma economia circular que funcione globalmente.
  • Somos membros fundadores do Pacto Português para os Plásticos;
  • Desenvolvemos em conjunto com a WWF o  Relatório da ANP | WWF “X-RAY da Poluição por Plástico: Repensar o Plástico em Portugal”

 

Saiba mais: www.reset-plastic.com
picture
lrb.detergent

0 Lojas

sem artigos de plástico descartável

lrb.ecology

0 º

supermercado a acabar com os sacos de plástico

ecorresponsáveis

Embalagens Ecorresponsáveis

Lançámos o selo “Embalagem ecorresponsável” para aumentar a transparência dos nossos produtos.

Este símbolo explica que:

- A embalagem contém pelo menos 30% de material reciclado;

- O seu volume ou peso foi reduzido em pelo menos 10%;

- A embalagem é pelo menos 80% reciclável.

picture

Menos plástico, mais ambiente

O fim da venda de sacos de plástico faz parte da estratégia de sustentabilidade e de redução de plástico a 360º graus do Lidl, enquanto membro do Grupo Schwarz, que assinou recentemente o pacto ambiental com as Nações Unidas e com a Fundação Ellen MacArthur com o objetivo de eliminar, reduzir, substituir e transformar o plástico.