Sabia que no Lidl trabalhamos diariamente para diminuir os excedentes alimentares?

Temos, desde sempre, uma estratégia ativa para a redução dos excedentes, através de iniciativas que passam pela prevenção, como o projeto “Bom demais para deixar para trás”, a Data Limite Lidl ou a venda a granel, pela doação de alimentos, pela transformação e também pela sensibilização para os estilos de vida sustentáveis, que em conjunto reduzem os impactos ambientais e sociais da nossa ação.

Como diminuímos os excedentes alimentares?

Prevenção

Numa ótica de prevenção, as seguintes medidas fazem parte do nosso dia a dia em todas as lojas:

  • Apostamos numa entrega diária de frutas, legumes e carne em todas as lojas, garantindo a máxima frescura dos produtos no ponto de venda, reduzindo ao máximo o tempo desde o produtor até à casa do cliente, e permitindo que possam disfrutar de produtos com a máxima qualidade e frescura, durante mais tempo.
  • Em todas as lojas existe também a figura do Responsável de Frescos, que tem a responsabilidade de salvaguardar a frescura das frutas e legumes à venda, monitorizando em intervalos regulares a sua qualidade.
  • A venda a granel/unidose permite aos clientes escolherem exatamente a quantidade pretendida de produtos de padaria e pastelaria, assim como de fruta e legumes, peixe congelado ou marisco, evitando um consumo excessivo.
  • Gestão eficiente do inventário - Procuramos que as encomendas sejam ajustadas às necessidades de cada loja e dos nossos clientes. Através das nossas ferramentas de gestão, cada Chefe de loja sabe exatamente as melhores quantidades a encomendar, evitando o excesso e o desperdício.
  • Com o objetivo de prevenir e sensibilizar os consumidores para o combate ao desperdício alimentar, definimos descontos que permitem aos clientes comprarem produtos no final da sua validade. Sabia que cerca de 40% do desperdício alimentar ocorre nos lares dos consumidores? A Data Limite Lidl (DLL) é uma data anterior à data de validade que permite aos clientes comprarem os produtos com o tempo suficiente para os consumirem em segurança e assim reduzirem o desperdício alimentar em casa. A venda de artigos com 30% de desconto ocorre quando os produtos estão em DLL (Data Limite Lidl) o que facilita a sua venda e evita o desperdício.
bom demais para deixar para trás

Criámos também o conceito “Bom demais para deixar para trás”, para diminuir as quebras e o desperdício alimentar, através da venda de artigos com 50% de desconto, para produtos que estão no seu último dia de validade. Este conceito abrange as categorias de pão, carne, peixe e frescos. No âmbito deste projeto, criámos uma zona de venda específica com destaque para produtos com redução de preço, com o duplo objetivo de promover a venda destes produtos, que habitualmente são descartados pelos clientes, e de sensibilizar os nossos clientes para o combate ao desperdício alimentar. Com este conceito disponibilizamos nas nossas lojas descontos complementares de combate ao desperdício alimentar:  Desconto de 50% - Válido para artigos que se encontram no seu último dia de validade (etiqueta verde). No caso do pão, os 50% de desconto são aplicados à venda de 14 referências feitas no dia anterior. Através da iniciativa do “Bom demais para deixar para trás!” garantimos que todas as categorias de artigos têm uma alternativa ao desperdício alimentar: por via de um desconto com o “Bom demais para deixar para trás!”, ou de doações, com o Programa Realimenta.

Doação

Através do projeto Realimenta aliamos a nossa responsabilidade social ao combate à fome, através da doação de alimentos que estão em condições de consumo, mas que não obedecem a todas as condições comerciais. Este projeto inclui todas as lojas, entrepostos e a sede da empresa, onde são doadas as sobras das refeições diárias.

Transformação

Convertemos as nossas sobras de pão, pastelaria específica e peixe em ração para animais, numa lógica de economia circular. No Lidl Portugal, o desenvolvimento de uma economia circular é sinónimo de uma gestão eficiente de recursos e, ao sermos preventivos na produção de resíduos, contribuímos ativamente para a redução do desperdício.

Sensibilização

  • Há anos que sensibilizamos para a importância de um consumo responsável, através de projetos dirigidos aos mais novos como a Turma Imbatível. Saiba mais aqui.
  • Por outro lado, promovemos campanhas como a da APED, Datas de validade – “Saber a diferença, faz a diferença”, que tinha como objetivo ajudar o consumidor a interpretar e distinguir as diferentes indicações das datas de validade, rentabilizando o consumo dos produtos e evitando o desperdício alimentar.
  • Sensibilizamos os nossos clientes para a redução do desperdício alimentar, também através de sessões de Show cooking e receitas que visam reduzir o desperdício, e através de publicações nas nossas redes sociais, com receitas e dicas para o combate ao desperdício alimentar.

Veja aqui dicas para reduzir o desperdício

aped

No Dia Mundial da Alimentação, a APED lançou um vídeo com dicas de combate ao desperdício alimentar. A prevenção dos excedentes alimentares é um tema prioritário para o Lidl e, por isso, queremos partilhar esta missão com os nossos consumidores, para que juntos consigamos fazer a diferença.