Excedentes Alimentares

Excedentes Alimentares

Excedentes Alimentares

Sabia que no Lidl trabalhamos diariamente para diminuir os excedentes alimentares?

Temos, desde sempre, uma estratégia ativa para a redução dos excedentes, através de iniciativas que passam pela prevenção, através da Data Limite Lidl ou da venda a granel, pela doação de alimentos, pela transformação e também pela sensibilização para os estilos de vida sustentáveis, que em conjunto reduzem os impactos ambientais e sociais da nossa ação.

Como diminuímos os excedentes alimentares?

picture

Numa ótica de prevenção, as seguintes medidas fazem parte do nosso dia a dia em todas as lojas:

  • A Data Limite Lidl (DLL) é uma data anterior à data de validade que permite aos clientes comprarem os produtos com o tempo suficiente para os consumirem em segurança e assim reduzirem o desperdício alimentar em casa. Sabia que cerca de 40% do desperdício alimentar ocorre nos lares dos consumidores?
  • A venda de artigos com 30% de desconto ocorre quando os produtos estão em DLL (da Data Limite Lidl) o que facilita a sua venda e evita o desperdício.
  • Apostamos numa entrega diária de frutas, legumes e carne em todas as lojas, garantindo a máxima frescura dos produtos no ponto de venda, reduzindo ao máximo o tempo desde o produtor até à casa do cliente, e permitindo que possam disfrutar de produtos com a máxima qualidade e frescura, durante mais tempo.
  • Em todas as lojas existe também a figura do Responsável de Frescos, que tem a responsabilidade de salvaguardar a frescura das frutas e legumes à venda, monitorizando em intervalos regulares a sua qualidade.
  • A venda a granel/unidose permite aos clientes escolherem exatamente a quantidade pretendida de produtos de padaria e pastelaria, assim como de fruta e legumes, peixe congelado ou marisco, evitando um consumo excessivo.
  • Gestão eficiente do inventário - Procuramos que as encomendas sejam ajustadas às necessidades de cada loja e dos nossos clientes. Através das nossas ferramentas de gestão, cada Chefe de loja sabe exatamente as melhores quantidades a encomendar, evitando o excesso e o desperdício.
picture

Através do projeto Realimenta aliamos a nossa responsabilidade social ao combate à fome, através da doação de alimentos que estão em condições de consumo, mas que não obedecem a todas as condições comerciais. Este projeto inclui todas as lojas, entrepostos e a sede da empresa, onde são doadas as sobras das refeições diárias.

picture
picture

Convertemos as nossas sobras de pão, pastelaria específica e peixe em ração para animais, numa lógica de economia circular. No Lidl Portugal, o desenvolvimento de uma economia circular é sinónimo de uma gestão eficiente de recursos e, ao sermos preventivos na produção de resíduos, contribuímos ativamente para a redução do desperdício.

picture

  • Há anos que sensibilizamos para a importância de um consumo responsável, através de projetos dirigidos aos mais novos como a Turma Imbatível. Saiba mais aqui.
  • Por outro lado, promovemos campanhas como a da APED, Datas de validade – “Saber a diferença, faz a diferença”, que tinha como objetivo ajudar o consumidor a interpretar e distinguir as diferentes indicações das datas de validade, rentabilizando o consumo dos produtos e evitando o desperdício alimentar.
picture

Veja aqui dicas para reduzir o desperdício

picture

No Dia Mundial da Alimentação, a APED lançou um vídeo com dicas de combate ao desperdício alimentar. A prevenção dos excedentes alimentares é um tema prioritário para o Lidl e, por isso, queremos partilhar esta missão com os nossos consumidores, para que juntos consigamos fazer a diferença.