
Com a ajuda dos nossos clientes, que neste Natal escolheram comprar artigos Deluxe, o Programa Mais Ajuda, vai entregar 333 000€ para apoiar projetos inovadores que contribuam para um envelhecimento feliz e saudável. As candidaturas já estão abertas e decorrem até 28 de fevereiro no site www.maisajuda.pt.
O ‘Programa Mais Ajuda’ visa não só procurar novas respostas ao desafio do envelhecimento feliz, como desafiar o terceiro setor a desenvolver e aprofundar boas práticas, aproximando IPSSs – Instituições Particulares de Solidariedade Social (ou equiparadas) e Startups (ou empresas de empreendedorismo social) que tenham em comum projetos ou serviços de apoio a idosos.
Apoio Monetário
Programa de Aceleração
Comunicação e visibilidade
Mais Ajuda para os idosos
Apoio Monetário - 333 000€ a serem entregues aos 10 projetos vencedores de inovação social de apoio a idosos.
Programa de Aceleração - Programa de 6 semanas, que irá disponibilizar as ferramentas e workshops necessários de apoio ao desenvolvimento dos projetos ou implementação de novas ideias.
Comunicação e visibilidade - Divulgação nos vários canais de comunicação dos parceiros do Programa.
Mais Ajuda para os idosos - Nesta edição, queremos promover o envelhecimento feliz e saudável. Queremos encontrar novas respostas para esta população, enfrentando os seus desafios atuais, nomeadamente o isolamento, a solidão e o distanciamento físico (e da tecnologia), agravados com a pandemia.
A avaliação dos projetos será realizada com base nos seguintes critérios de avaliação:
1. Impacto Social: refere-se às mudanças a longo prazo, resultantes da atividade da organização, que afetem positivamente indivíduos, comunidades e a sociedade como um todo; Este critério é fundamental para análise qualitativa e quantitativa do apoio dado às comunidades pelos projetos.
2. Potencial de Crescimento: refere-se à capacidade de desenvolvimento e crescimento da organização, projeto e equipa, fomentando a geração de emprego; Este critério é essencial, uma vez que os projetos têm de garantir sustentabilidade e perspetiva de crescimento em curto/médio prazo.
3. Equipa: procura avaliar a maturidade, complexidade e complementaridade da equipa por trás do projeto/entidade/organização; As equipas são críticas para o sucesso de qualquer projeto, daí a sua importância e inclusão.
4. Inovação: avalia o grau de inovação do projeto, segundo as seguintes dimensões: novidade da solução, integração de novas tecnologias, ferramentas e/ou know-how, causa nunca antes apoiada (problemas emergentes) e novas dinâmicas, metodologias, processos e sinergias entre parceiros; Este critério é fundamental, uma vez que avalia a diferenciação das respostas na abordagem aos problemas sociais.
5. Exequibilidade: avalia o grau de viabilidade e sustentabilidade do projeto. A análise da viabilidade do projeto é necessária pois permite perceber a sua sustentabilidade, assim como necessidade de investimento.
Com um total de 150 mil euros, mentoria e visibilidade, a 1ª edição do Mais Ajuda distinguiu seis projetos dirigidos a crianças, que apresentaram respostas inovadoras e sustentáveis a problemas sociais.
Saiba mais sobre o programa Mais Ajuda, aqui.