Programa Mais Ajuda

Mais Ajuda

Programa Mais Ajuda

Com um histórico consolidado de apoio e capacitação do terceiro setor, queremos voltar a fazer a diferença na vida de quem mais precisa. Com o Programa Mais Ajuda, em parceria com as rádios Renascença, RFM e Mega Hits e Beta-i, queremos dar um passo à frente no apoio às comunidades locais, desafiando IPSSs e Startups a encontrar novas respostas a problemas sociais da comunidade portuguesa, com um objetivo comum: ajudar quem mais precisa. Este programa de inovação social visa não só desafiar o terceiro setor a desenvolver e aprofundar boas práticas como também procurar novas respostas e abordagens a problemáticas sociais junto de empreendedores, aproximando estas duas realidades distintas – IPSSs e Startups.

As Candidaturas do Programa

Com o Programa Mais Ajuda temos 150 mil euros para apoiar quem mais precisa e as candidaturas já estão abertas e decorrerão até dia 29 de fevereiro, através do site www.maisajuda.pt.

Com a ajuda dos nossos clientes, que neste Natal escolheram, de forma responsável, comprar artigos Deluxe, recolhemos 135 mil euros para apoiar IPSSs ou equiparadas, em projetos dirigidos a crianças, e Startups que demonstrem impacto social no desenvolver das suas atividades. Adicionalmente, vamos contribuir ainda com 15 000€ para apoio profissional às instituições selecionadas.

Para além do apoio monetário, os projetos vencedores irão receber mentoria, por parte da Beta-i, para adquirirem novos conhecimentos e alavancarem os seus projetos.

lrb.manual

workshops às IPSS e mentoria às startups

lrb.money-back

mil euros para apoio monetário

Os Critérios de Avaliação

A avaliação dos projetos será realizada com base nos seguintes critérios de avaliação:

1. Impacto Social: refere-se às mudanças a longo prazo, resultantes da atividade da organização, que afetem positivamente indivíduos, comunidades e a sociedade como um todo; Este critério é fundamental para análise qualitativa e quantitativa do apoio dado às comunidades pelos projetos.

2. Potencial de Crescimento: refere-se à capacidade da organização, projeto e equipa terem potencial de desenvolvimento e crescimento; Este critério é essencial, uma vez que os projetos têm de garantir sustentabilidade e perspetiva de crescimento em curto/médio prazo.

3. Equipa: procura avaliar a maturidade, complexidade e complementaridade da equipa por trás do projeto/entidade/organização; As equipas são críticas para o sucesso de qualquer projeto, daí a sua importância e inclusão.

4. Inovação: avalia o grau de inovação do projeto, segundo as seguintes dimensões: novidade da solução, integração de novas tecnologias, ferramentas e/ou know-how, causa nunca antes apoiada (problemas emergentes) e novas dinâmicas, metodologias, processos e sinergias entre parceiros; Este critério é fundamental, uma vez que avalia a diferenciação das respostas na abordagem aos problemas sociais.

5. Exequibilidade: avalia o grau de viabilidade e sustentabilidade do projeto. A análise da viabilidade do projeto é necessária pois permite perceber a sua sustentabilidade, assim como necessidade de investimento.

Objetivos do Programa

  • Apoiar e promover projetos inovadores com impacto social na comunidade portuguesa;
  • Desafiar o terceiro setor a desenvolver e aprofundar boas práticas;
  • Desafiar empreendedores e startups a encontrar novas respostas a problemas sociais;
  • Aproximar o mundo das IPSSs e Startups, incentivando novas abordagens e metodologias.

Causas apoiadas nos últimos anos

O apoio a causas sociais tem sido o nosso foco. Nos últimos cinco anos, através deste tipo de campanhas, entregámos mais de 3 milhões de euros a associações como a Refood, o CASA ou a Associação Nuvem Vitória, num total de 127 instituições ajudadas, para que estas pudessem melhorar a sua intervenção e abrangência.

lrb.store

0

associações apoiadas

lrb.collaboration

0

milhões de euros doados

Fique aqui a conhecer alguns exemplos de associações apoiadas, assim como os resultados e impacto do nosso apoio no desenvolvimento dos variados projetos.

picture

CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo

O nosso apoio ao CASA (Centro de Apoio ao Sem Abrigo) decorreu através da campanha de Natal de 2017, a Promoção do Bem. Com a nossa ajuda, o CASA conseguiu potenciar um projeto que visa prestar apoio de emergência à população em situação de sem abrigo, através de uma ação sobre as necessidades imediatas médicas, de enfermagem e apoio social e psicológico. Nas equipas de apoio à população em situação de sem abrigo, estão atualmente presentes 10 a 12 voluntários que atendem diariamente cerca de 40 pessoas na cidade do Porto, desde maio de 2018. Através do nosso apoio, foi também possível realizar obras de melhoria nas instalações da cozinha do CASA Porto - local onde as equipas de emergência se reúnem e onde são preparadas todas as refeições e kits alimentares para distribuição aos beneficiários.

Fator de inovação: criação de uma equipa multidisciplinar que, pela primeira vez, apoia os sem abrigo de forma transversal (360º) onde se incluem os cuidados médicos.

picture

Refood

Foi através da campanha de Natal de 2017, a Promoção do Bem, que demos um apoio adicional à Refood na eliminação do desperdício de alimentos e da fome. Este apoio possibilitou o aumento da capacidade de recolha de excedentes alimentares e beneficiários abrangidos nos núcleos Refood do Algarve, através da aquisição de novos recipientes e sacos térmicos para transporte de comida, como pela aquisição de viaturas refrigeradas elétricas que permitiu o alargamento da rota de recolhas a zonas da cidade que ainda não eram abrangidas (Aeroporto, Fórum Algarve, entre outras), facilitando também o recrutamento de novos voluntários responsáveis pelas recolhas de alimentos. Atualmente, a Refood Algarve conta com 3 núcleos em funcionamento e 2 em formação no Algarve, onde 241 voluntários apoiam mais de 100 famílias necessitadas.

Fator de inovação: redução do desperdício alimentar e da fome e, simultaneamente, o reforço dos laços comunitários locais.

picture

Nuvem Vitória

A Nuvem Vitória é um projeto de voluntariado hospitalar que, todas as noites, leva histórias de embalar a crianças hospitalizadas, com o objetivo de propiciar um ambiente favorável a uma noite de sono recuperadora. No Natal de 2018, o Lidl procurou sensibilizar as famílias para a importância do sono e das histórias para adormecer através da iniciativa “Bolo-rei de sonho”. Através desta iniciativa e do nosso apoio, possibilitámos, à Associação Nuvem Vitória, o alargamento dos núcleos de contadores de histórias para mais 5 hospitais e 2 fundações, para além da integração de mais 160 voluntários aos 354 já existentes, que contaram histórias de embalar a milhares de crianças.

Fator de inovação: aporta inovação ao voluntariado através da promoção de estilos de vida saudáveis, no meio hospitalar, e que resulta em melhorias emocionais efetivas das crianças hospitalizadas.

Saiba mais sobre o programa Mais Ajuda, aqui.