Água – o recurso

A água é essencial para a sobrevivência dos humanos, e é por isso que um desafio central para o século 21 é fornecer água limpa suficiente para uma população mundial em crescimento. O acesso à água potável foi definido pelas Nações Unidas como um direito humano em 2010: Todas as pessoas têm direito à água potável para beber e para a sua higiene pessoal. A água doce é também indispensável para a produção de produtos industriais e agrícolas.

70% dos recursos hídricos ​​em todo o mundo são utilizados ​​na agricultura - a maioria para irrigação e produção de alimentos. 20% são utilizados ​​pela indústria e 10% referem-se ao consumo doméstico. Além do grande consumo de água, os processos de produção industrial e agrícola também contribuem para a poluição da mesma.

poupar água

Para um uso mais consciente da água

Para o Lidl, a água não é um problema para o futuro, mas sim um tema central no momento. Grande parte da nossa receita é proveniente de produtos agrícolas. Como a agricultura consome volumes particularmente grandes de água, queremos limitar os efeitos negativos desse uso. Assumir a responsabilidade quando se trata da água e utilizá-la da forma mais eficiente como recurso é muito importante para nós. Ao reduzir o nosso próprio consumo de água e ao sermos conscientes do nosso consumo, ao longo de toda a cadeia de valor, podemos alcançar o objetivo de conhecer a nossa pegada hídrica.

Por exemplo, a pegada hídrica de uma chávena de café (125 ml) é de 132 litros, sendo a maior parte da água utilizada pelas plantas de café. Uma grande pegada hídrica em regiões com muita chuva é menos problemática do que uma grande pegada hídrica em áreas secas. Portanto, não basta pensar apenas na pegada hídrica.

Para o Lidl, a consciência do consumo de água ao longo de toda a cadeia de valor, tomando em consideração os desafios regionais, é fundamental. Para isso, fazemos análises de risco à água. Podemos utilizá-las, posteriormente, para estruturar o nosso uso de água com os nossos fornecedores, de uma forma mais sustentável.

O compromisso do Lidl para a água sustentável

Trabalhamos ativamente para criar mudanças na nossa gestão da água. Uma das medidas é ampliar a quantidade de produtos certificados no nosso sortido que asseguram o uso consciente da água. Estamos, portanto, a apoiar iniciativas de certificados reconhecidos e, simultaneamente, a garantir padrões mínimos para práticas de produção sustentáveis. Por exemplo, o Lidl é membro da Alliance for Water Stewardship (AWS), que tem como objetivo alcançar o uso de água socialmente justo, ecologicamente sustentável e economicamente benéfico. Mais concretamente, o AWS é o primeiro standard global e internacional que mede o uso da água num local com base em critérios sociais, ambientais e económicos, com uma estrutura independente e verificável. Além disso, queremos privilegiar um trabalho mais próximo com certificações que tenham um foco explícito na água. Um exemplo disso é o Global GAP Spring.

Em dezembro de 2014, o Lidl participou no Compromisso Detox da Greenpeace para eliminar, em grande parte, o uso de 11 grupos químicos classificados pela Greenpeace como produtos químicos prioritários na produção têxtil e de calçados até 2020. De acordo com o Compromisso Detox, as águas residuais e o lodo de esgoto nas nossas plantas de produção são testadas para poluentes, pelo menos uma vez por ano, para garantir que as especificações químicas estão a ser implementadas.

Política de Compra para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos na Compra de Mercadoria

Além das medidas que tomamos, publicámos uma Política Hídrica que descreve o nosso quadro de ação relativamente aos desafios globais relacionados com o aumento do consumo e da poluição da água. Esperamos que esta Política não forneça apenas informações transparentes sobre as nossas medidas nesta matéria, mas também uma base para implementar outras metas e medidas com as quais o Lidl possa contribuir, com sucesso, para resolver os problemas globais associados à água.

Save Water

Todas as gotas contam – Poupar água de uma forma fácil

Para além de otimizar a nossa gestão de água em toda a nossa cadeia de valor, também queremos incentivar a consciencialização de como a água é consumida, oferecendo aos nossos clientes um selo de “Save water”. O selo fica, por exemplo, no verso da embalagem de produtos selecionados que precisam de água para serem utilizados.

Os nossos clientes podem pensar em reduzir o seu consumo de água durante as suas compras e, novamente, quando usam os produtos. Esta medida está de acordo com o mote de que todos devem fazer o possível para reduzir o consumo de água e, assim, contribuir para a preservação dos nossos recursos hídricos.

Também reunimos algumas dicas para quem quer pensar mais no consumo de água e como economizar água em casa.

Dicas para poupar água