Produção têxtil sustentável

Produção têxtil sustentável

Iniciativa ACT

A nossa estratégia de sustentabilidade está assente na colaboração com as principais partes interessadas para enfrentar desafios sociais, ambientais e económicos e promover mudanças. Neste sentido, juntámo-nos à iniciativa Action Collaboration Transformation (ACT) e assinámos uma declaração de intenções com o compromisso de garantir salários dignos para os trabalhadores nos países produtores da indústria têxtil e fortalecer ainda mais os direitos humanos na cadeia de valor. O ACT representa a colaboração de marcas e sindicatos que, em conjunto, trabalham com o objetivo de assegurar a sustentabilidade na indústria global de vestuário e calçado, através de práticas de compra rigorosas, vinculadas a acordos coletivos de trabalho.

Ao estabelecer este acordo com o ACT, comprometemo-nos com os seguintes princípios:

  • Assumir a sua responsabilidade em garantir a liberdade de associação e negociação coletiva e promover um salário digno;
  • Promover junto dos nossos fornecedores o apoio ativo do processo de negociação coletiva de salário;
  • Garantir a liberdade dos trabalhadores de exercer o seu direito de associação e negociação coletiva, de acordo com as normas da Organização Internacional do Trabalho (International Labour Organization).

Fibras Lenzing EcoVero

As fibras Lenzing ™ EcoVero ™ provém de fontes de madeira renováveis certificadas, produzidas através de um processo ecologicamente responsável e cumprindo rigorosos padrões ambientais. Contribuindo para um ambiente mais limpo, estas fibras adaptam-se a um estilo de vida sustentável e eco-responsável.

A celulose utilizada para produzir as fibras de viscose Lenzing ™ EcoVero ™ vem de florestas ou plantações geridas de forma sustentável que são certificadas pelo FSC. O processo de fabricação é mais ecológico e os produtos químicos são também recuperados e reutilizados. Ao otimizar o processo de produção, o consumo de água e energia pode ser reduzido em 50% em comparação com a produção convencional de viscose.

As fibras Lenzing ™ EcoVero ™ são certificadas com o rótulo ecológico europeu, o que indica que cumprem altos padrões ambientais ao longo de todo o seu ciclo de vida: desde a extração de matéria-prima à produção, distribuição e descarte.

A aposta nas fibras de viscose LENZING ™ ECOVERO ™ marca uma nova etapa no nosso caminho para a sustentabilidade. Estas fibras representam uma escolha de moda ambientalmente responsável e com um baixo impacto ambiental.

Projeto PURE – eficiência ambiental e de recursos

Assumimos o compromisso de garantir uma fonte sustentável para os nossos produtos. Por esse motivo, lançámos as coleções de roupa Lupilu Pure Collection e Esmara Pure Collection, que utilizam algodão orgânico com certificação GOTS. Este algodão provém de um processo de produção sustentável e mais amigo do ambiente. Para além disso, o algodão orgânico da Pure Collection é de alta qualidade e ideal para a pele sensível, uma vez que não utiliza produtos químicos e outras substâncias potencialmente prejudiciais.

Benefícios da coleção Pure:

  • Material de elevada qualidade, antialérgico e biodegradável;
  • Produção não poluente;
  • Garantia da preservação de recursos;
  • Cultivo sem químicos para não deixar resíduos no tecido.
picture

Projeto PURE – eficiência ambiental e de recursos

Em parceria com a Sociedade de Cooperação Internacional (Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ), desenvolvemos e lançámos o projeto Pure, em 2017. Este programa cria e promove a consciencialização de padrões ambientais e de segurança para as plantas de produção em Bangladesh e China.

Desde que o programa Pure foi lançado em junho de 2017, mais de 400 funcionários em 80 empresas foram sensibilizados para temas como o manuseamento responsável de produtos químicos sensíveis, a redução do consumo de recursos e energia e a melhoria de gestão da água.

picture