O Nosso Compromisso

No âmbito da nossa política de sustentabilidade, parte integrante do nosso ADN, desenvolvemos uma estratégia climática com metas ambiciosas, com base na metodologia da iniciativa Science Based Targets (SBTi), à qual o Grupo Schwarz, a quem o Lidl pertence, se juntou em agosto de 2020. Em linha com a visão do Lidl Internacional, optámos por uma abordagem que visa, em primeiro lugar, evitar estas emissões, em seguida reduzi-las e, por último, compensá-las na ausência de outra opção.

Nesse sentido, até 2030, o Lidl Internacional compromete-se a reduzir as suas emissões, a nível operacional, em 80%, face a 2019. A nível nacional, vamos reforçar o nosso compromisso com a proteção climática através da redução de pelo menos 70% das nossas emissões de gases com efeito de estufa, decorrentes diretamente da nossa operação (âmbito 1 e 2), até 2030, face a 2019.

Este compromisso será um importante contributo para o alcance da meta do Acordo Climático de Paris, de forma a evitar o aquecimento global, preferencialmente limitando a temperatura em apenas 1,5 graus centígrados, contribuindo assim para um desenvolvimento mais sustentável e para a proteção do clima.

Objetivos

Vamos continuar o percurso que temos vindo a percorrer em prol da proteção do planeta, estabelecendo os seguintes objetivos para o futuro:

  • Reduzir em pelo menos 70% as nossas emissões de gases com efeito de estufa, a nível operacional (âmbito 1 e 2), até 2030, face a 2019;
  • Atingir a neutralidade climática nas nossas operações (âmbito 1 e 2), através da redução das emissões de gases com efeito de estufa e compensação daquelas que não são passíveis de eliminação, a partir de 2022;
  • Apoiar e formar os nossos fornecedores responsáveis por 75% das emissões relacionadas com produto (âmbito 3), para que estabeleçam metas climáticas próprias, segundo a metodologia Science Based Targets (SBTi), até 2026.

%

de eletricidade verde em todas as lojas, entrepostos e sede

º

retalhista em Portugal a obter a ISO 50001

Oferta de um conjunto de produtos neutros em carbono

Toda a eletricidade do Lidl é 100% de fontes renováveis

Desde 2019, que a eletricidade que alimenta as nossas lojas, entrepostos e sede passou a ser proveniente de fontes 100% renováveis.

Esta transição para energia verde é particularmente relevante no contexto do Lidl, já que a eletricidade representa a grande fatia do nosso consumo energético total, que vai desde a refrigeração dos produtos, iluminação e climatização das lojas e entrepostos, aos postos de carregamento para carros elétricos que disponibilizamos aos nossos clientes. As fontes de energia renováveis que estão na origem do nosso consumo são: energia eólica (68%), energia solar (24%), energia hídrica (5%), e biomassa (3%).

Com esta medida obtivemos o certificado de garantia de origem Energia Verde – Classe A, referente a 2019, atestado pela AENOR, entidade internacional com competências para a certificação de qualidade.

Para além da aquisição de energia verde, em 2020, contamos com mais de 17 mil m2 de áreas dos edifícios (lojas, sede e entreposto) com painéis fotovoltaicos, responsáveis pela produção de mais de 900 MWh de eletricidade. Assumimos também o compromisso de instalar painéis fotovoltaicos, em todas as novas lojas e remodelações (sempre que as características do edifício o permitam).

Esta aposta representa mais um passo em frente na nossa estratégia de sustentabilidade e reforça a sua posição no combate às alterações climáticas, assumindo o compromisso de manter esta medida no futuro, como prática recorrente da organização.

 

ISO 50001 Lidl

Fomos pioneiros ao obter a certificação ISO5000

O Lidl foi o primeiro retalhista em Portugal a obter a certificação de Sistemas de Gestão de Energia ISO 50001, estimando uma poupança equivalente ao consumo energético anual de cerca de 1 240 habitações. A eficiência energética dos nossos edifícios é uma prioridade, por contribuir simultaneamente para a redução da fatura energética e reduzir a pegada de carbono da empresa. Na sequência das medidas implementadas, nomeadamente a remodelação de lojas antigas com equipamentos e tecnologias mais eficientes e iluminação LED, a instalação de painéis fotovoltaicos, o aumento do número de medições de energia e de forma mais desagregada nas lojas e entrepostos, e a formação de todos os colaboradores em eficiência energética, estimamos uma poupança de 4 763 MWh/ano, correspondendo ao consumo energético anual de cerca de 1 240 habitações.

produtos neutros

Oferecemos aos nossos clientes produtos neutros em carbono

Oferecemos também a opção aos nossos clientes de escolher alternativas sustentáveis e mais amigas do ambiente e, assim, contribuir para a proteção do clima. Nas nossas lojas, poderão encontrar produtos neutros em carbono, como os artigos da gama Vemondo, dedicada ao vegetarianismo e veganismo, e os nossos Hambúrgueres e Picados Next Level 100% Vegan. Isto significa que, por exemplo, no caso dos Hambúrgueres Next Level, são economizados 91% das emissões de CO2 em comparação com a sua alternativa mais tradicional - um hambúrguer de carne. Para que seja totalmente neutro em carbono, o Lidl compensa ainda toda a emissão de CO2 causada pela sua produção, que não é possível de evitar – correspondente a apenas 9% das emissões de um hambúrguer tradicional de carne.