Conheça as 20 praias do TransforMAR

Mapa_transforMAR

O TransforMAR está de volta às praias!

ivt transforMAR

A 4ª edição do TransforMAR está lançada e este ano traz uma novidade: o projeto vai estar presente em praias fluviais de norte a sul do país.

Arrancou a 4ª edição do projeto TransforMAR, que este verão estará em 20 praias, marítimas e fluviais, para sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular - através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos.

Este projeto surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal, juntamente com o Electrão e a  Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), contando com o apoio da Quercus e Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e com a parceria da Brigada do Mar que, pelo 2º ano consecutivo, se junta ao TransforMAR, possibilitando a limpeza de praias, e de outras zonas não concessionadas, fora da época balnear, exponenciando o alcance do projeto.

Marcando presença em 15 praias marítimas e 5 praias fluviais, de norte a sul do país, durante os meses de julho, agosto e setembro, o TransforMAR disponibiliza um depósito próprio, onde os veraneantes devem colocar os seus resíduos de plástico e metal, evitando que este acabe nos rios, lagos e mar. Além disso, alargando a sensibilização das boas práticas coletivas, e mantendo a prática da edição anterior, este depósito conta ainda com uma explicação da sinalética de praia - semáforos – necessária para a redução de contágio do vírus COVID-19.

Sendo a promoção dos princípios da economia circular um dos pilares  deste  projeto, todo o plástico recolhido terá uma nova vida, à semelhança dos anos anteriores. Nesta 4ª edição, o plástico será igualmente convertido em donativos monetários para IPSS, escolhidas pelas Câmaras Municipais das praias aderentes, para que sejam aplicados em projetos de impacto ambiental.

Objetivos

Sabia que em 2050, se continuarmos com os mesmos comportamentos, teremos mais plásticos do que peixes no mar?

Por isso, e aliado à estratégia ambiental do Lidl Portugal, decidimos inverter esta tendência e evitar que o plástico vá parar ao mar através do projeto TransforMAR.

O que é o TransforMAR?

O TransforMAR é uma iniciativa que desafia as pessoas a recolher plásticos para os transformar em equipamentos para a comunidade. Este projeto insere-se no âmbito do compromisso de redução de 20% do plástico até 2025, assumido pelo Lidl em 2018.

Quais os objetivos do TransforMAR?

  • Sensibilizar para a importância da redução, reutilização e reciclagem do plástico, promovendo mudanças de comportamento que possam contribuir para um planeta mais sustentável.
  • Ajudar as comunidades onde o TransforMAR se realiza através da instalação de equipamentos úteis àquela localidade, promovendo a economia circular.

praias impactadas pelo projeto

toneladas

de plástico recolhido pelo projeto

TransforMAR

Terceira edição

TransforMAR é de valor

Em 2020, a 3ª edição do TransforMAR esteve presente em 15 praias, de norte a sul do país e, fora da época balnear, promoveu oito ações de limpeza, com os voluntários da Brigada do Mar, ao longo de mais de 200 km de costa. O plástico recolhido foi convertido em donativos monetários para apoiar 15 IPSS selecionadas pelas autarquias que acolheram o projeto.

O projeto TransforMAR, promovido pelo Lidl Portugal e Electrão, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Quercus, Associação Zero, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Nesta 3ª edição, o TransforMAR contou também com a participação da Brigada do Mar, que se associou ao projeto alargando a sua abrangência e duração, permitindo a recolha de resíduos plásticos em outras zonas, que não as concessionadas, fora da época balnear.

Durante os meses de julho, agosto e setembro, o TransforMAR recolheu um total de 5,4 toneladas de plástico, um resultado que superou os números da edição anterior. Em parceria com a associação da Brigada do Mar, o projeto promoveu ainda 8 ações de limpeza de praias, numa extensão de mais de 200 km de costa que, com a intervenção de 76 voluntários, permitiram retirar da orla marítima 42 toneladas de resíduos plásticos, quase 80% do total de resíduos recolhidos.

Assumindo o compromisso de transformar o plástico recolhido num benefício direto para a comunidade e, em resposta aos desafios económicos trazidos pelo atual contexto de pandemia, o projeto transformou o total das 47,4 toneladas de plástico recolhido em donativos monetários para apoiar IPSS locais nos concelhos das praias onde o TransforMAR marcou presença.

toneladas

de plástico recolhido em 2020

km

de costa percorrida em 2020

praias impactadas em 2020

Segunda edição

O TransforMAR 2019 recolheu o dobro das unidades de plástico que no verão anterior: 180 mil unidades, que corresponderam a 2,6 toneladas de plástico.

Depois do sucesso em 2018, o TransforMAR voltou a percorrer as praias portuguesas, de norte a sul do país. Em 2019, o Lidl, a Electrão, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Transição Energética e da Associação Zero, passaram por 15 praias e desafiaram os veraneantes a colocar os seus resíduos plásticos e de metal num depósito próprio, com o compromisso de os transformar num benefício direto para a comunidade, como mobiliário urbano e evitando que o seu destino final fosse o mar.

Uma vez que o envolvimento dos colaboradores em campanhas e iniciativas desenvolvidas pela empresa, em prol da comunidade, é considerado primordial, esta segunda edição contou também com a presença do contentor do TransforMAR nos edifícios regionais e sede do Lidl Portugal, contribuindo para o resultado final. Os resultados obtidos superaram a edição anterior (1,5 toneladas em praia) com a recolha de 2,6 toneladas de plástico, que correspondem a cerca de 180 mil unidades de plástico. Em praia, a recolha representou 1,7 toneladas de plástico, equivalentes a 89 mil unidades deste material.

O impacto social positivo levou a que algumas praias – como Leça da Palmeira e Armação de Pêra – continuassem a recolher plástico, mesmo sem a presença do contentor do TransforMAR em praia, contribuindo para o valor final.

mil

unidades de plástico recolhidas em 2019

praias impactadas em 2019

toneladas

de plástico recolhido em 2019

Primeira Edição

A primeira edição do projeto TransforMAR, que decorreu durante a época balnear de 2018, passou por 14 praias portuguesas de norte a sul do país, com o objetivo de sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular. O desenvolvimento da campanha permitiu recolher 88 mil unidades, o que corresponde a cerca de 1,5 toneladas de plástico.

O plástico recolhido foi transformado em 14 conjuntos de aparelhos de circuito de atividade física, promovendo um estilo de vida mais saudável, compostos cada um por espaldar horizontal, barras paralelas simétricas, ponte de escalada e painel de descrição dos exercícios, para equipar as praias que receberam o projeto.

 

mil

unidades de plástico recolhidas em 2018

praias impactadas em 2018

toneladas

de plástico recolhido em 2018