Sabia que...

Sabia que...

picture

Reforçámos o nosso compromisso para uma economia circular e somos membros fundadores do Pacto Português para os Plásticos, uma plataforma colaborativa, coordenada pela Associação Smart Waste Portugal, integrada na Rede dos Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur, e com o apoio do Governo.

Para além de membros fundadores, integrámos o Advisory Board, um comité que controla o progresso da iniciativa, produzindo recomendações e orientações estratégicas para a Associação Smart Waste Portugal e definindo o Roadmap 2025. Esta iniciativa vem comprovar o nosso compromisso na transição para a economia circular dos plásticos e a intenção de alinhar os nossos processos e operações para uma abordagem mais sustentável, assente no ecodesign, na inovação, na reutilização, na redução da produção de resíduos plásticos e na valorização dos mesmos.

O Pacto Português para os Plásticos é coordenado pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, o Ministério da Economia e Transição Digital e o Ministério do Mar, em parceria com a Rede dos Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur. Esta plataforma colaborativa junta o Governo, os diferentes agentes da cadeia de valor dos plásticos, a Academia e ONGs, num total de 50 organizações.

Através da assinatura deste Pacto, comprometemo-nos a desenvolver ações com vista a atingir um conjunto de metas e objetivos ambiciosos para 2025, sendo eles:

  • Definir, até 2020, uma listagem de plásticos de uso único considerados problemáticos ou desnecessários e definir medidas para a sua eliminação;
  • Garantir que 100% das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
  • Garantir que 70%, ou mais, das embalagens plásticas são efetivamente recicladas, através do aumento da recolha e da reciclagem;
  • Incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico;
  • Promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos.
picture