TransforMAR

TransforMAR

TRANSFORMAR ESTÁ DE VOLTA ÀS PRAIAS PORTUGUESAS

Com o regresso da época balnear 2022, regressa também o projeto TransforMAR, uma parceria do Lidl com o Electrão, cujo objetivo é recolher o plástico presente nas praias de Portugal e dar-lhe uma nova vida, através da sua reutilização e reciclagem.

Quais são os objetivos da 5ª edição do TransforMAR?

  • Promover a economia circular, através da reciclagem do plástico e metal recolhidos ou da sua reutilização e respetiva transformação.
  • Remover plástico e outro lixo marinho das praias, evitando que este acabe nos oceanos, pondo em causa os ecossistemas.
  • Sensibilizar os portugueses para a adoção de comportamentos ambientais mais sustentáveis.

Como atingimos estes objetivos?

  • Colocação de contentores em 20 praias de norte a sul do país para depósito de plástico e/ou metal que será, posteriormente, reciclado e transformado.
  • Realização de ações de remoção de grandes quantidades de lixo marinho, em zonas identificadas com elevado potencial de contaminação dos oceanos, levadas a cabo com o apoio da Brigada do Mar.
  • Realização de atividades, com a presença das equipas do projeto TransforMAR nas praias selecionadas, durantes os fins de semana de julho e agosto, entregando T-shirts feitas 100% de plástico reciclado
  • Criação de esculturas com o plástico não passível de ser reciclado, pela artista plástica Soraia Domingos, para sensibilizar os portugueses para esta temática.

Onde vamos estar, em 2022?

Esta edição do TransforMAR passará por 20 praias portuguesas, marítimas e fluviais. Ao longo de todo o verão, estarão presentes contentores para reciclagem de plástico. Além disso, poderá encontrar as nossas equipas nas praias, nos fins de semana dos meses de julho e agosto, nos períodos da manhã e da tarde, nas seguintes praias:

mapa

Visite-nos numa das 20 praias onde que o TransforMAR está presente!

mapa

E este ano, qual o destino do plástico que irá ser recolhido?

Nesta 5ª edição, o plástico e resíduos recolhidos, passíveis de serem reciclados, serão transformados em têxteis fabricados em Portugal, 100% a partir de plástico reciclado, procurando continuar a sensibilizar as comunidades.

O plástico e resíduos não passíveis de serem reciclados serão a matéria-prima para a construção de esculturas, pela artista plástica portuguesa Soraia Domingos, com objetivo de sensibilizar a população portuguesa para o impacto da poluição e para a importância da reciclagem.

TransforMAR

ações em praia

toneladas

de plástico recolhido pelo projeto

Quarta Edição

ivt transforMAR

A 4ª edição do TransforMAR trouxe uma novidade: o projeto esteve presente em praias fluviais de norte a sul do país.

Na sua 4ª edição, o projeto TransforMAR esteve em 20 praias, marítimas e fluviais, para sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular - através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos.

Nesta edição, o TransforMAR, conseguiu retirar mais de 50 toneladas de plástico das praias portuguesas, evitando que o seu destino final fosse o mar, rios e lagos. A iniciativa esteve presente em 15 praias marítimas e 5 praias fluviais, de norte a sul do país, entre os meses de julho e setembro de 2021, através da disponibilização de um depósito próprio para colocação dos resíduos de plástico e metal produzidos pelos veraneantes. Durante todo o ano, nomeadamente fora da época balnear, e em parceria com a Brigada do Mar, que se juntou ao TransforMAR em 2020, foram realizadas mais 30 ações de limpeza em praias e também em zonas não concessionadas. Na 4ª edição, seguindo os princípios da economia circular, o plástico foi igualmente convertido em donativos monetários para IPSS, escolhidas pelas Câmaras Municipais das praias aderentes, para que sejam aplicados em projetos de impacto ambiental.

Desde o seu lançamento em 2018, que o TransforMAR já retirou mais de 110 toneladas de plástico das praias portuguesas.

toneladas

de plástico recolhido em 2021

praias impactadas em 2021

Terceira edição

TransforMAR é de valor

Em 2020, a 3ª edição do TransforMAR esteve presente em 15 praias, de norte a sul do país e, fora da época balnear, promoveu oito ações de limpeza, com os voluntários da Brigada do Mar, ao longo de mais de 200 km de costa. O plástico recolhido foi convertido em donativos monetários para apoiar 15 IPSS selecionadas pelas autarquias que acolheram o projeto.

O projeto TransforMAR, promovido pelo Lidl Portugal e Electrão, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Quercus, Associação Zero, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Nesta 3ª edição, o TransforMAR contou também com a participação da Brigada do Mar, que se associou ao projeto alargando a sua abrangência e duração, permitindo a recolha de resíduos plásticos em outras zonas, que não as concessionadas, fora da época balnear.

Durante os meses de julho, agosto e setembro, o TransforMAR recolheu um total de 5,4 toneladas de plástico, um resultado que superou os números da edição anterior. Em parceria com a associação da Brigada do Mar, o projeto promoveu ainda 8 ações de limpeza de praias, numa extensão de mais de 200 km de costa que, com a intervenção de 76 voluntários, permitiram retirar da orla marítima 42 toneladas de resíduos plásticos, quase 80% do total de resíduos recolhidos.

Assumindo o compromisso de transformar o plástico recolhido num benefício direto para a comunidade e, em resposta aos desafios económicos trazidos pelo atual contexto de pandemia, o projeto transformou o total das 47,4 toneladas de plástico recolhido em donativos monetários para apoiar IPSS locais nos concelhos das praias onde o TransforMAR marcou presença.

toneladas

de plástico recolhido em 2020

praias impactadas em 2020

km

de costa percorrida em 2020

Segunda edição

O TransforMAR 2019 recolheu o dobro das unidades de plástico que no verão anterior: 180 mil unidades, que corresponderam a 2,6 toneladas de plástico.

Depois do sucesso em 2018, o TransforMAR voltou a percorrer as praias portuguesas, de norte a sul do país. Em 2019, o Lidl, a Electrão, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Transição Energética e da Associação Zero, passaram por 15 praias e desafiaram os veraneantes a colocar os seus resíduos plásticos e de metal num depósito próprio, com o compromisso de os transformar num benefício direto para a comunidade, como mobiliário urbano e evitando que o seu destino final fosse o mar.

Uma vez que o envolvimento dos colaboradores em campanhas e iniciativas desenvolvidas pela empresa, em prol da comunidade, é considerado primordial, esta segunda edição contou também com a presença do contentor do TransforMAR nos edifícios regionais e sede do Lidl Portugal, contribuindo para o resultado final. Os resultados obtidos superaram a edição anterior (1,5 toneladas em praia) com a recolha de 2,6 toneladas de plástico, que correspondem a cerca de 180 mil unidades de plástico. Em praia, a recolha representou 1,7 toneladas de plástico, equivalentes a 89 mil unidades deste material.

O impacto social positivo levou a que algumas praias – como Leça da Palmeira e Armação de Pêra – continuassem a recolher plástico, mesmo sem a presença do contentor do TransforMAR em praia, contribuindo para o valor final.

praias impactadas em 2019

mil

unidades de plástico recolhidas em 2019

toneladas

de plástico recolhido em 2019

Primeira Edição

A primeira edição do projeto TransforMAR, que decorreu durante a época balnear de 2018, passou por 14 praias portuguesas de norte a sul do país, com o objetivo de sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular. O desenvolvimento da campanha permitiu recolher 88 mil unidades, o que corresponde a cerca de 1,5 toneladas de plástico.

O plástico recolhido foi transformado em 14 conjuntos de aparelhos de circuito de atividade física, promovendo um estilo de vida mais saudável, compostos cada um por espaldar horizontal, barras paralelas simétricas, ponte de escalada e painel de descrição dos exercícios, para equipar as praias que receberam o projeto.

 

mil

unidades de plástico recolhidas em 2018

praias impactadas em 2018

toneladas

de plástico recolhido em 2018