TransforMAR

SEXTA EDIÇÃO

IVT_Transformar_2023

O TransforMAR está de volta!

A nova edição do TransforMAR, o projeto dinamizado pelo Lidl, em colaboração com o Electrão, passará este verão por quase 30 praias, marítimas e fluviais, alertando a comunidade para a problemática mundial dos resíduos plásticos. O projeto apoia também a Marinha Portuguesa, com o financiamento de operações de recolha de redes de pesca abandonadas, que serão transformadas em novas matérias-primas.

De acordo com o Electrão e os dados disponíveis de 2022, no nosso País, apenas 50% das embalagens de plástico são recolhidas e recicladas, com impacto significativo no Ambiente, pelo que o TransforMAR está de regresso este verão para sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental e para os princípios da economia circular - através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício dos resíduos de plástico e metal.

Este projeto surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal, juntamente com o Electrão, em parceria com a Marinha Portuguesa e a Brigada do Mar, contando com o apoio da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Quercus.

Depois de nos últimos cinco anos ter recolhido mais de 180 toneladas de resíduos plásticos e metal nas praias portuguesas, transformando-os em benefício da comunidade, o TransforMAR vai marcar presença este verão em quase 30 praias, marítimas e fluviais, de norte a sul do país.

Para além da implementação de depósitos próprios para recolha e reciclagem de plástico e metal nas praias – os já reconhecidos cubos do TransforMAR -, e da dinamização de atividades de sensibilização para toda a família, em 20 praias a divulgar brevemente, este ano o projeto vai ainda impactar crianças em colónias de férias, através de ações lúdico-pedagógicas, promovendo uma aproximação do projeto às escolas. Os resíduos plásticos e metal recolhidos nestes depósitos serão entregues aos municípios, para que entrem no circuito de reciclagem.

Adicionalmente, através de um protocolo de colaboração com a Marinha Portuguesa, o TransforMAR irá financiar operações de recolha de redes de pesca em alto mar, um material regularmente deixado na água, que destrói os habitats, espécies marinhas e ameaça também a saúde humana - anualmente em Portugal, a Marinha e as Autoridades Marítimas removem cerca de 6 toneladas de redes de pesca do oceano. Sendo a promoção dos princípios da economia circular um dos pilares do projeto, as redes recolhidas nestas operações serão transformadas em sacos de fibras recicladas cujo valor de venda continuará a apoiar a atividade da Marinha na preservação do habitat marinho.

Quem se associa uma vez mais ao TransforMAR, pelo 4.º ano consecutivo, é também a ONG Brigada do Mar na realização de ações de limpeza da costa portuguesa - 6 terrestres e 3 subaquáticas -, com o objetivo de recolher grandes quantidades de resíduos plástico, promovendo assim a descontaminação das zonas mais poluídas. Estas ações são abertas a todos os voluntários que pretendam participar.

Esta iniciativa insere-se na nossa estratégia internacional para a redução do plástico - RESET Plastic - e é mais uma forma do Lidl contribuir para a redução do plástico nos oceanos. Segundo o Parlamento Europeu, estima-se que, por ano, entrem nos oceanos 4,8 a 12,7 milhões de toneladas de plástico e que, se nada for feito, em 2050 haverá mais plástico do que peixes no mar.

QUINTA EDIÇÃO

ivt transforMAR

Durante a época balnear 2022, contámos uma vez mais com o projeto TransforMAR, uma parceria do Lidl com o Electrão, cujo objetivo é recolher o plástico presente nas praias de Portugal e dar-lhe uma nova vida, através da sua reutilização e reciclagem. O projeto, desde o seu início, conta já com um total de 180 toneladas de plástico e outros resíduos recolhidos, sendo que só na 5ª edição foram retiradas das praias portuguesas e do oceano 67 toneladas.

O TransforMAR foi desenvolvido com outros parceiros, nomeadamente a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que garantiu a qualidade e licenciamento das praias identificadas para a 5.ª edição, a Marinha, que fez, em conjunto com a Polícia Marítima, ações de limpeza e recolha de redes de pesca em alto mar, e a Brigada do Mar, que realizou ações de remoção de lixo marinho em zonas de elevado potencial de contaminação dos oceanos. Contámos também com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Quercus.

Esta edição do TransforMAR passou por 20 praias portuguesas, marítimas e fluviais, onde ao longo de todo o verão, estiveram presentes contentores para reciclagem de plástico e/ou metal, que foi, posteriormente, reciclado e transformado.

Além disso, contámos com as nossas equipas nas praias, nos fins de semana dos meses de julho e agosto, que desenvolveram diferentes jogos e atividades com os banhistas e entregaram T-shirts feitas 100% de plástico reciclado.

Foram também criadas três esculturas com o plástico não passível de ser reciclado, pela artista plástica Soraia Domingos, para sensibilizar os portugueses para esta temática.

Desde o seu lançamento em 2018, o TransforMAR já retirou mais de 180 toneladas de plástico das praias portuguesas.

toneladas

de plástico e outros resíduos recolhidos em 2022

praias impactadas em 2022

Quarta Edição

ivt transforMAR

A 4ª edição do TransforMAR trouxe uma novidade: o projeto esteve presente em praias fluviais de norte a sul do país.

Na sua 4ª edição, o projeto TransforMAR esteve em 20 praias, marítimas e fluviais, para sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular - através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos.

Nesta edição, o TransforMAR, conseguiu retirar mais de 50 toneladas de plástico das praias portuguesas, evitando que o seu destino final fosse o mar, rios e lagos. A iniciativa esteve presente em 15 praias marítimas e 5 praias fluviais, de norte a sul do país, entre os meses de julho e setembro de 2021, através da disponibilização de um depósito próprio para colocação dos resíduos de plástico e metal produzidos pelos veraneantes. Durante todo o ano, nomeadamente fora da época balnear, e em parceria com a Brigada do Mar, que se juntou ao TransforMAR em 2020, foram realizadas mais 30 ações de limpeza em praias e também em zonas não concessionadas. Na 4ª edição, seguindo os princípios da economia circular, o plástico foi igualmente convertido em donativos monetários para IPSS, escolhidas pelas Câmaras Municipais das praias aderentes, para que sejam aplicados em projetos de impacto ambiental.

Desde o seu lançamento em 2018, o TransforMAR já retirou mais de 110 toneladas de plástico das praias portuguesas.

toneladas

de plástico recolhido em 2021

praias impactadas em 2021

Terceira edição

TransforMAR é de valor

Em 2020, a 3ª edição do TransforMAR esteve presente em 15 praias, de norte a sul do país e, fora da época balnear, promoveu oito ações de limpeza, com os voluntários da Brigada do Mar, ao longo de mais de 200 km de costa. O plástico recolhido foi convertido em donativos monetários para apoiar 15 IPSS selecionadas pelas autarquias que acolheram o projeto.

O projeto TransforMAR é promovido pelo Lidl Portugal e Electrão, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Quercus, Associação Zero, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Nesta 3ª edição, o TransforMAR contou também com a participação da Brigada do Mar, que se associou ao projeto alargando a sua abrangência e duração, permitindo a recolha de resíduos plásticos em outras zonas, que não as concessionadas, fora da época balnear.

Durante os meses de julho, agosto e setembro, o TransforMAR recolheu um total de 5,4 toneladas de plástico, um resultado que superou os números da edição anterior. Em parceria com a associação da Brigada do Mar, o projeto promoveu ainda 8 ações de limpeza de praias, numa extensão de mais de 200 km de costa que, com a intervenção de 76 voluntários, permitiram retirar da orla marítima 42 toneladas de resíduos plásticos, quase 80% do total de resíduos recolhidos.

Assumindo o compromisso de transformar o plástico recolhido num benefício direto para a comunidade e, em resposta aos desafios económicos trazidos pelo atual contexto de pandemia, o projeto transformou o total das 47,4 toneladas de plástico recolhido em donativos monetários para apoiar IPSS locais nos concelhos das praias onde o TransforMAR marcou presença.

toneladas

de plástico recolhido em 2020

praias impactadas em 2020

km

de costa percorrida em 2020

Segunda edição

O TransforMAR 2019 recolheu o dobro das unidades de plástico que no verão anterior: 180 mil unidades, que corresponderam a 2,6 toneladas de plástico.

Depois do sucesso em 2018, o TransforMAR voltou a percorrer as praias portuguesas, de norte a sul do país. Em 2019, o Lidl, o Electrão, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Transição Energética e da Associação Zero, passaram por 15 praias e desafiaram os veraneantes a colocar os seus resíduos plásticos e de metal num depósito próprio, com o compromisso de os transformar num benefício direto para a comunidade, como mobiliário urbano e evitando que o seu destino final fosse o mar.

Uma vez que o envolvimento dos colaboradores em campanhas e iniciativas desenvolvidas pela empresa, em prol da comunidade, é considerado primordial, esta segunda edição contou também com a presença do contentor do TransforMAR nos edifícios regionais e sede do Lidl Portugal, contribuindo para o resultado final. Os resultados obtidos superaram a edição anterior (1,5 toneladas em praia) com a recolha de 2,6 toneladas de plástico, que correspondem a cerca de 180 mil unidades de plástico. Em praia, a recolha representou 1,7 toneladas de plástico, equivalentes a 89 mil unidades deste material.

O impacto social positivo levou a que algumas praias – como Leça da Palmeira e Armação de Pêra – continuassem a recolher plástico, mesmo sem a presença do contentor do TransforMAR em praia, contribuindo para o valor final.

mil

unidades de plástico recolhidas em 2019

praias impactadas em 2019

toneladas

de plástico recolhido em 2019

Primeira Edição

A primeira edição do projeto TransforMAR, que decorreu durante a época balnear de 2018, passou por 14 praias portuguesas de norte a sul do país, com o objetivo de sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular. O desenvolvimento da campanha permitiu recolher 88 mil unidades, o que corresponde a cerca de 1,5 toneladas de plástico.

O plástico recolhido foi transformado em 14 conjuntos de aparelhos de circuito de atividade física, promovendo um estilo de vida mais saudável, compostos cada um por espaldar horizontal, barras paralelas simétricas, ponte de escalada e painel de descrição dos exercícios, para equipar as praias que receberam o projeto.

 

mil

unidades de plástico recolhidas em 2018

praias impactadas em 2018

toneladas

de plástico recolhido em 2018