A maior angariação de sempre
Com o maior resultado desde sempre, o “Abandono Não tem Graça” angariou 284 mil refeições de ração Orlando e Coshida, correspondentes a 42.6 toneladas, contando com mais de o dobro das 113 mil refeições (17 toneladas) doadas na última campanha de 2018 – Família Não se Abandona. Esta é a maior doação de ração animal alguma vez feita em resultado de uma campanha de sensibilização contra o abandono animal, desenvolvida exclusivamente por uma empresa de retalho.
mil refeições doadas
instituições apoiadas
O Abandono Não Tem Graça
Em 2019, voltámos a juntar as nossas marcas Orlando e Coshida à Liga Portuguesa dos Direitos do Animais, desta vez sob o mote “O Abandono Não Tem Graça”. Todos os anos são abandonados mais de 10 000 animais em Portugal, especialmente na altura das férias de verão. Deste modo, traçámos o objetivo de sensibilizar a nossa comunidade para o combate ao abandono animal através de um vídeo solidário que prova que os "animais têm graça, mas o abandono não".
Entre 2 de agosto e 4 de outubro, desafiámos os nossos fãs do Facebook a partilhar um vídeo engraçado do seu animal através do Messenger BOT. Por cada nova submissão de vídeo ou por cada partilha, comprometemo-nos a doar um prato de ração a uma de oito associações de proteção animal, de norte a sul do país: Porto - Sociedade Protetora dos Animais do Porto; Ponte de Lima (Viana do Castelo) – ALAAR, Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua; Tomar (Santarém) - Associação Protetora dos Animais do Ribatejo; Coimbra - AGIR - Associação Agir pelos Animais; Sintra – NAAS, Núcleo de Apoio aos Animais de Sintra; Lameiras (Sintra) - Patudos Felizes; Ourique (Beja) - Os Rafeiritos do Alentejo; Sesimbra - O cantinho da Milú. As associações foram escolhidas pelos nossos colaboradores, com base numa pré-seleção desenvolvida em parceria com a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal.
Para além da ação no Facebook, estendemos a campanha digital a todas as nossas lojas e, de 30 de setembro a 4 de outubro, na compra de um saco de 20kg de ração Orlando ou 2kg de ração Tron, 20 refeições e 2 refeições, respetivamente, foram também angariadas para estas mesmas instituições. Graças aos fãs do Facebook e aos clientes Lidl, a campanha obteve como resultado as 284 mil refeições.
Objetivos
• Sensibilizar os portugueses para o problema do aumento do abandono de animais no verão
• Promover a doação de ração a instituições de apoio a animais