ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE: LIDL COMO A PRIMEIRA ESCOLHA PARA TODOS
Com a Dieta da Saúde Planetária (PHD - Planetary Health Diet), a Comissão Lancet da EAT desenvolveu um conceito de alimentação com base científica que se centra tanto na saúde humana como na saúde planetária. Uma dieta predominantemente à base de plantas tornará possível alimentar a população global de 10 mil milhões de pessoas prevista para 2050 dentro dos limites do planeta.
AS NOSSAS ATIVIDADES EM RESUMO
Com a finalidade de contribuir para um futuro melhor, definimos objetivos para oferecer aos nossos clientes a melhor gama de produtos para um estilo de vida saudável e mais sustentável em todos os momentos. As nossas atividades assentam em três pilares: "Alimentação saudável", "Alimentação sustentável" e "Transparência e capacitação".
Estamos a melhorar os aspetos nutricionais da nossa gama de produtos.
Uma dieta rica em cereais integrais desempenha um papel fundamental na saúde e, num padrão alimentar europeu médio, é a base mais importante para envelhecer de forma saudável. Os produtos integrais contêm mais fibras alimentares, compostos vegetais secundários, minerais (zinco, ferro, magnésio) e vitaminas (B1, B2, ácido fólico) do que os produtos de farinha branca, porque as camadas exteriores do grão são preservadas. As fibras dietéticas não são digeridas pelo organismo humano, mas formam a base nutricional das bactérias intestinais, que fermentam estas fibras e melhoram a saúde intestinal.
Até 2030, o Lidl Portugal pretende aumentar a proporção de cereais integrais em relação ao total de cereais nos seus produtos para 10% (ano base de referência: 2023).
O Lidl também está a expandir a sua seleção de produtos de cereais integrais: Pretendemos oferecer pelo menos uma opção de cereais integrais em todos as categorias de produtos relevantes até 2030.
Como parte da estratégia do Lidl para 2025, o nosso objetivo é reduzir em 20% o teor médio ponderado de açúcar e sal adicionados aos produtos das nossas marcas próprias.
A partir de agora, vamos promover o marketing para uma dieta mais saudável e sustentável para crianças.
A partir de 2023, estabelecemos o compromisso de não anunciar mais alimentos infantis não saudáveis para crianças nas nossas marcas próprias, incluindo publicidade na TV, rádio, redes sociais e nos nossos folhetos.
Também estabelecemos o objetivo de, até ao final do ano fiscal de 2025, vender apenas produtos de marca própria em embalagens com desenhos infantis* que cumpram os critérios de alimentação saudável definidos pela Organização Mundial de Saúde. Isto exclui artigos promocionais para o Natal, Páscoa e Halloween.
* Artigos com desenhos para crianças: todos os géneros alimentícios cuja embalagem apela a crianças até aos 14 anos, inclusive, ou que sugerem que são particularmente adequados para crianças.
Até 2030, o Lidl Portugal tem como objetivo aumentar a proporção de fontes de proteína de origem vegetal em relação às fontes de proteína de origem animal na sua gama de produtos para 20% (ano base de referência 2022). Por conseguinte, começámos a calcular e a analisar, em 2022, a nossa proporção de fontes de proteínas de origem vegetal em comparação com as proteínas de origem animal. Para tornar este processo mais transparente para os nossos clientes, iremos divulgar estes dados a partir do ano fiscal de 2025. A nossa expansão dos produtos de origem vegetal, não tem apenas como objetivo dirigir-se aos nossos clientes veganos e vegetarianos, mas também convida todos os clientes a experimentarem uma dieta mais baseada em vegetais.
A nossa gama de produtos de frutas e legumes é uma parte importante da nossa estratégia de Alimentação Consciente, em linha com a Dieta da Saúde Planetária (PHD - Planetary Health Diet). No Lidl, continuaremos a oferecer aos nossos clientes uma grande variedade de frutas e legumes frescos todos os dias. Além disso, esforçamo-nos em oferecer uma seleção de alimentos mais sazonais e regionais - provenientes da agricultura biológica, sempre que possível.
Também nos comprometemos a reduzir em 50% o desperdício alimentar até 2030, face a 2018. Para o conseguir, temos vindo a seguir uma abordagem holística, de ponta a ponta, ao longo de toda a cadeia de valor durante muitos anos, para minimizar as perdas de alimentos em todas as fases.
Estamos a sensibilizar os nossos clientes para democratizar o acesso a um consumo mais saudável e sustentável. Para melhorar a transparência e ajudar a orientar os nossos clientes, incluímos na rotulagem dos produtos os selos e certificações reconhecidos, tais como a certificação Fairtrade, o método de cultivo e o logótipo Bio.
Para melhor indicar as propriedades nutricionais, estamos também a utilizar o Nutri Score e estamos a alargá-lo sucessivamente a toda a nossa gama de marcas próprias.
O NOSSO COMPROMISSO PARA UMA ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE
Para fornecer alimentos saudáveis a uma população global em crescimento, dentro dos limites do nosso planeta, precisamos de mudar a forma como comemos em todo o mundo. No Lidl, há anos que estamos empenhados em fazer a nossa parte - com base nas conclusões científicas da Dieta da Saúde Planetária (PHD - Planetary Health Diet).
O NOSSO COMPROMISSO EM NÚMEROS
Transparência da Dieta da Saúde Planetária (PHD - Planetary Health Diet): Divulgação da gama de produtos Lidl em comparação com a recomendação da PHD
+20% Aumento Aumento da venda de alimentos à base de plantas* até 2030 / * Em comparação com o ano de base 2023; tal como definido na PHD: leguminosas, frutos secos, sementes, cereais integrais, frutas e legumes; as batatas (legumes ricos em amido) são uma exceção
10% de proporção de cereais integrais nos nossos produtos com cereais até 2030 / Proporção de cereais integrais em relação ao total de cereais
20% de proporção de proteínas de origem vegetal até 2030 / Proporção de fontes de proteína de origem vegetal** em relação às fontes de proteína de origem animal / ** Leguminosas, frutos secos, sementes e alternativas veganas aos alimentos de origem animal