biodiversidade

Lidl desenvolve o primeiro standard de biodiversidade para a agricultura convencional de frutas e legumes

A perda de biodiversidade representa uma ameaça aos ecossistemas. Como retalhistas alimentares, estamos cientes da nossa responsabilidade na preservação dos ecossistemas.

Neste contexto, estamos a trabalhar em conjunto com especialistas de sistemas alimentares sustentáveis reconhecidos internacionalmente e especialistas da agricultura, para desenvolver o primeiro standard de cultivo com foco na biodiversidade para o cultivo convencional de frutas e legumes na Europa. Este standard está a ser desenvolvido como um complemento à certificação “GLOBALG.A.P. Integrated Farm Assurance Standard (IFA)” e está, portanto, integrado num sistema de certificação já estabelecido.

No futuro, o standard estará disponível para todos os participantes do mercado - de produtores a distribuidores - para que possam trabalhar de forma eficaz na proteção da biodiversidade.

A equipa de especialistas inclui a Sustainable Food Systems GmbH (SFS) na função de líder do projeto, bem como o Global Nature Fund, Bioland, e a Lake Constance Foundation, enquanto representantes de produtores agrícolas e, por fim, a Universidade Nürtingen-Geislingen. A abordagem de múltiplos stakeholders tem como objetivo considerar diferentes perspetivas e medidas de acompanhamento, permitindo assim uma alta aceitação.

O resultado deste processo permitirá, no futuro, que os agricultores implementem medidas na sua atividade empresarial com base num catálogo de critérios, o que irá contribuir para a preservação da biodiversidade e, consequentemente, para a proteção da diversidade de espécies. Espera-se que o standard esteja disponível até o final de 2021.

Com o desenvolvimento deste complemento de biodiversidade pela GLOBALG.A.P. para a fruticultura convencional, procuramos promover ativamente a proteção da biodiversidade como parte de nossa estratégia de sustentabilidade. O projeto faz parte das medidas existentes para a conservação da biodiversidade, incluindo também a oferta de alimentos orgânicos e a marca própria biológica do Lidl, Bio Organic.