Sabia que

Sabia que...

Saber a diferença faz a diferença

picture

Datas de validade. Como saber a diferença

Existem duas formas de apresentação da validade:

-“data-limite de consumo”, que surge com a indicação “consumir até”;

-“data de durabilidade mínima” que surge com as designações “Consumir de preferência antes de” e “Consumir de preferência antes do fim de”.

A mais recente campanha lançada pela APED sobre prazos de validade pretende explicar que as datas de validade (ou durabilidade) não são todas iguais e que “saber a diferença, faz a diferença”. O objetivo é ajudar o consumidor a interpretar e distinguir as diferentes indicações de forma a rentabilizar o seu consumo, evitando o desperdício alimentar.

Um dos fatores que contribui para gerar um maior desperdício nos lares é a falta de conhecimento correto sobre o significado das datas de validade (ou durabilidade) dos produtos. Adicionalmente, de acordo com estudos europeus o consumidor doméstico é responsável por cerca de 42% do desperdício alimentar global!

Segundo inquéritos realizados foi possível concluir que apenas 47% dos cidadãos da União Europeia compreende o significado de “consumir de preferência antes de” e só 40% entende o significado de “consumir até”.

As vantagens para os consumidores ao entender esta diferença são múltiplas: escolhas mais refletidas, decisões mais ponderadas, melhor economia familiar, melhor ambiente, menos desperdício.

Saiba Mais
picture