Certificações Lidl

Certificações

Certificações

A proteção do meio ambiente e o cumprimento das condições de trabalho socialmente aceitáveis são premissas fundamentais para o Lidl Portugal. Por isso, a oferta de produtos com certificações ambientais e sociais é uma das preocupações do nosso sortido nos produtos de marca própria, maioritariamente associados a produtos cuja matéria-prima é considerada crítica do ponto de vista da sua exploração, condições de trabalho, impacto ambiental, sustentabilidade do ecossistema ou direitos humanos. Para garantir o maior número possível de produtos em normas de certificação reconhecidas trabalhamos em colaboração com organizações externas, tais como, Fairtrade, UTZ, Bio, MSC ou Rainforest Alliance.

 

Objetivos

  • Fornecedores de marca própria 100% certificados na área da qualidade e segurança alimentar;
  • Implementação de auditorias para assegurar a qualidade, a segurança alimentar e os direitos humanos;
  • Aumentar a quantidade de produtos de marca própria com certificações Fairtrade, Rainforest Alliance, UTZ Certified ou Bio.
picture

Bio Organic

No Lidl, contamos com 55 produtos Bio. Os produtos biológicos são obtidos através de uma agricultura que não recorre à utilização de agroquímicos (fertilizantes, herbicidas, pesticidas, adubos químicos ou inseticidas) evitando a degradação do ambiente e respeitando o equilíbrio da natureza.  Os produtos biológicos são obtidos através de uma agricultura que favorece a preservação dos recursos naturais, a promoção da biodiversidade e a aplicação de normas de bem-estar animal. Beneficia ainda a manutenção e aumento da fertilidade do solo e a proteção da sua erosão. Alguns dos nossos produtos BIO são os seguintes: iogurte bio natural, iogurte bio fruta, leite meio gordo da marca Milbona e bolacha biológica com espelta da marca Sondey.

picture

Fairtrade

No Lidl, garantimos que 100% das nossas bananas provêm da América do Sul, de quintas com certificação Fairtrade. O programa Fairtrade ou de “comércio justo”, promove o equilíbrio das condições comerciais entre o produtor e o retalhista, salvaguardando os interesses de ambas as partes. A certificação Fairtrade funciona como uma garantia para o consumidor, informando que o produto foi produzido em condições de trabalho dignas e comprados a um preço que apoia o desenvolvimento da organização produtora. É ainda promovida a igualdade de condições laborais e contratuais entre homens e mulheres e o não recurso à mão-de-obra infantil.

picture

FSC - Forest Stewardship Council

No Lidl, procuramos sempre optar por embalagens de cartão certificadas FSC. Esta certificação asseguram que o papel e cartão utilizados na produção de embalagens têm origem em florestas com gestão sustentável e promovem benefícios sociais, ambientais e económicos. Podem encontrar estas certificações nas nossas embalagens de produtos.

picture

MSC - Marine Stewardship Council

Desde 2016, 100% do nosso bacalhau tem certificação MSC. A missão da Marine Stewardship Council (MSC) é garantir o fim da pesca excessiva, assegurando a saúde dos oceanos de todo o mundo e protegendo as populações de peixe e marisco. Em 2016, tornámo-nos no primeiro supermercado, em Portugal, que vende o seu bacalhau  proveniente de pesca sustentável, com certificação MSC, e produzida em Portugal, garantindo a cura tradicional portuguesa. Foi atribuído ao bacalhau Três Velas, vendido exclusivamente nas nossas lojas, a certificação MSC, que surge  no  âmbito  da  política  de responsabilidade social e ambiental do Lidl Portugal. Contribuímos desta forma para o aumento da eficiência na utilização de recursos naturais e para a redução do impacto ambiental, garantindo a pesca sustentável do nosso bacalhau. Para além do bacalhau, contamos com um total de 43 produtos de pescado de mar e aquacultura certificados com MSC.

picture

PEFC - Programme for the Endorsement of Forest Certification

A certificação PEFC garante que os produtos de papel e cartão têm origem em florestas com gestão sustentável. Alguns exemplos de artigos com esta certificação são os seguintes: papel higiénico, rolos de cozinha e lenços de papel da marca Floralys; fraldas da marca Toujours.

picture

Rainforest Alliance

Desde janeiro de 2019 que 100% das matérias-primas dos nossos chás verde, preto e rooibos têm certificação Rainforest Alliance. Esta corresponde a uma certificação ambiental para produção agrícola e do produto. Este standard promove a conservação da biodiversidade e as condições de vida sustentáveis. Alguns exemplos de produtos são os seguintes: chá Ceylon Assam da marca Lord Nelson, chocolate preto e chocolate com amêndoas inteiras da marca Bellarom.

picture

UTZ

Desde 2018 que, para toda a gama de produtos de Páscoa e Natal com cacau, de marca própria Favorina, utilizamos exclusivamente cacau de origem sustentável com a certificação UTZ. Esta certificação garante normas ambientais e sociais, de justiça e transparência no processo de produção. Esta certificação promove melhores métodos produtivos, melhores condições de trabalho em países em desenvolvimento e proteção ambiental. Todo o cacau que utilizamos em produtos de marca própria tem a certificação UTZ. Alguns exemplos de produtos que respeitem esse standard são os seguintes: chocolates das marcas Bellarom, Fin Carré e Mister Choc, bolachas American Cookies e gelados Gelatelli.

picture

GlobalG.A.P.

Todos os nossos fornecedores de frutas e legumes são certificados pela GlobalG.A.P. Esta certificação é a referência nos sistemas de Boas Práticas Agrícolas e abrange toda a produção do produto. Esta certificação dirige-se aos produtores e garante que a agricultura é segura e que os impactos negativos da mesma estão a ser reduzidos. Serve de garantia também para questões como as condições de segurança, higiene e saúde dos trabalhadores, bem como a consciencialização e responsabilidade quanto a assuntos sociais e de bem-estar animal.