Apoio aos fornecedores

Apoio aos Produtores Nacionais

O NOSSO COMPROMISSO

Reforçamos as nossas parcerias com fornecedores portugueses segundo três eixos: desenvolvimento económico, exportação e certificação. Com este apoio, garantimos a sustentabilidade da produção nacional e a qualidade dos nossos produtos.

DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO

O apoio ao crescimento económico dos nossos parceiros promove a sua resiliência e capacidade produtiva, inovação e, consequentemente, a diferenciação do seu produto.

Pretendemos apoiar a produção nacional e incentivar o seu crescimento no mercado interno e externo, assim como promover o desenvolvimento local, através de produtos DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida).

Da Minha Terra

Da Minha Terra

Para ajudar os produtores portugueses a superar o impacto económico da pandemia, criámos o projeto “Da Minha Terra”. A iniciativa desafia os pequenos produtores nacionais e regionais a apresentarem as suas empresas, abrindo um canal direto para que mais produtos locais possam estar à venda nas lojas da nossa cadeia e promovendo o seu desenvolvimento económico. No primeiro ano, o projeto focou-se nas categorias de Charcutaria, Queijos, Doces e Bolos Secos. Com 180 candidaturas, os vencedores da iniciativa passaram a ter os seus produtos à venda em, 50 lojas Lidl, em 2021.

Em outubro de 2021, lançámos a 2ª edição do projeto “Da Minha Terra”, com novidades relativamente às áreas de incidência abrangidas pela iniciativa, alargando a todas as categorias de produto, exceto frutas e legumes, onde já temos em Portugal um leque de fornecedores significativo, com quem estabelecemos relações duradouras e de verdadeira confiança. Assim, voltámos a desafiar os produtores nacionais a apresentarem os seus artigos, com a possibilidade de integrarem o nosso portfólio de fornecedores. Nesta edição, foram recebidas 161 candidaturas, de norte a sul do país, nas mais diversas categorias.

Alem destes, temos ainda outros artigos nacionais e de marca própria produzidos em Portugal, à venda nas nossas lojas:

artigos nacionais de marca própria Lidl

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das nossas vendas são provenientes de fornecedores nacionais

Exportação de produtos nacionais

Temos desempenhado um papel relevante no apoio ao desenvolvimento da indústria agroalimentar, potenciando a criação de emprego e de riqueza no nosso país, através das compras para distribuição na nossa rede de lojas, e no apoio dado à internacionalização de produtos portugueses para comercialização na nossa rede de lojas internacionais.

Em 2022, através da parceria com a Portugal Fresh ajudámos a exportar 27 mil toneladas de frutas e legumes apoiando mais de 500 produtores nacionais.

Assumimos a liderança nacional de exportação de produtos portugueses para a Europa e oferecemos abertura ao maior número de diferentes mercados – sem receber quaisquer incentivos fiscais para esta postura, fazendo-o pelo apoio aos parceiros, sendo os contratos assinados com os mercados de destino com a vantagem dos parceiros poderem planear os volumes a exportar através da sua rede. Assim, temos contribuído, ao longo dos anos, para o crescimento sustentado da exportação de frutas e legumes nacionais para os vários países onde temos presença.

Num contexto particularmente adverso, em que a recuperação pós-pandemia e a guerra na Ucrânia levaram a uma inflação sem precedentes, reafirmámos o nosso contributo no apoio aos produtores portugueses enviando mais de 1500 camiões carregados de frutas e legumes nacionais para 11 países europeus. No total, foram apoiados 505 produtores nacionais, que viram os seus produtos chegar a mercados como Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Bélgica, Suíça, Polónia, Lituânia, Suécia, Reino Unido e Irlanda.

Do cabaz de produtos exportados, no ano de 2022, surge como novidade o arranque da exportação da Maçã Reineta de Alcobaça IGP para Espanha, com 90 toneladas a serem enviadas para este mercado, apenas entre novembro e dezembro. Destacam-se também os citrinos do Algarve IGP, com 2 mil toneladas exportadas; 4 mil toneladas de couve-coração; 1,4 mil toneladas de frutos vermelhos e 2 mil toneladas de fruta de caroço, com destaque especial para as nectarinas. A Pera Rocha do Oeste DOP continua a ser um produto estrela nos mercados europeus, com um total de 16 mil toneladas deste fruto a serem exportadas. Integram ainda este cabaz mais de uma dezena de frutas e legumes, entre os quais: Abóbora, Ameixa, Castanha, Couve Branca/Repolho e Melão.

Temos vindo a reforçar o nosso papel preponderante no crescimento da economia nacional, através da ajuda e impulso à exportação de produtos portugueses para os mercados onde estamos presentes, atuando como interlocutor e dando apoio em todas as etapas do processo de exportação, sendo atualmente a maior rede de distribuição na Europa.

camiões

com frutas e legumes portugueses para exportação em 2022

ton

de frutas e legumes exportados em 2022

países receberam produtos nacionais em 2022

Logo Portugal Fresh

Portugal Fresh

Queremos continuar a potenciar a exportação de produtos nacionais, abrindo os mercados externos aos nossos fornecedores e assumindo a posição de exportador sempre que existem produtos alimentares portugueses que não estão a ser absorvidos pelo mercado português.

Até agora, estes foram os nossos resultados com estas medidas:

Certificação de Fornecedores

Somos exigentes com os nossos fornecedores, porque é uma forma de integrarmos, na primeira fase da Cadeia de Valor do Lidl, a nossa responsabilidade social e ambiental, que se repercute na confiança que os clientes têm nas nossas marcas. Simultaneamente, queremos garantir aos clientes uma oferta de qualidade ao melhor preço, por isso, escolhemos trabalhar com os melhores fornecedores.

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dos fornecedores nacionais são certificados com IFS e BRC asseguram a qualidade e segurança alimentar dos seus processos produtivos

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dos fornecedores do Lidl subscrevem código de conduta

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fornecedores nacionais de frutas, legumes, flores e plantas são certificados GlobalG.A.P.

Codigo de Conduta Fornecedores Lidl

Além disso, investimos em ações de formação e sensibilização sobre requisitos de contratação, certificações e a importância da qualidade dos nossos produtos. Temos um rigoroso código de conduta no Lidl que tem como objetivo melhorar os padrões sociais mínimos dos nossos fornecedores, seja em que país for. Pagamos no prazo definido contratualmente, não cobramos direitos de entrada, nem custos de publicidade ou colocação em loja.  Aos fornecedores de frutas e legumes e pequenas e microempresas, que estejam certificadas pelo IAPMEI, pagamos a 30 dias como forma de incentivo e apoio ao negócio.