Combate ao Desperdício Alimentar

Combate ao Desperdício Alimentar

O NOSSO COMPROMISSO

Temos, desde sempre, uma estratégia ativa para a redução dos excedentes, através de iniciativas que passam pela prevenção, como a medida “Bom demais para deixar para trás”, a Data Limite Lidl ou a venda a granel; pela doação de alimentos, pela transformação e também pela sensibilização para os estilos de vida sustentáveis, que, em conjunto, reduzem os impactos ambientais e contribuem para um impacto social positivo da nossa ação.

COMO COMBATEMOS O DESPERDÍCIO ALIMENTAR?

Prevenção

Numa ótica de prevenção, as seguintes medidas fazem parte do nosso dia a dia em todas as lojas:

  • Apostamos numa entrega diária de frutas, legumes e carne, garantindo a máxima frescura dos produtos no ponto de venda, reduzindo ao máximo o tempo desde o produtor até à casa do cliente, e permitindo que possam disfrutar de produtos com a máxima qualidade e frescura, durante mais tempo.
  • Em todas as lojas existe também o Responsável de Frescos, que tem a responsabilidade de salvaguardar a frescura das frutas e legumes à venda, monitorizando em intervalos regulares a sua qualidade.
  • A venda a granel/unidose permite aos clientes escolherem exatamente a quantidade pretendida de produtos de padaria e pastelaria, assim como de fruta e legumes, peixe congelado ou marisco, evitando um consumo excessivo.
  • Gestão eficiente do inventário - Procuramos que as encomendas sejam ajustadas às necessidades de cada loja e dos nossos clientes. Através das nossas ferramentas de gestão, cada Chefe de loja sabe exatamente as melhores quantidades a encomendar, evitando o excesso e o desperdício.
  • Com o objetivo de prevenir e sensibilizar os consumidores para o combate ao desperdício alimentar, definimos descontos que permitem aos clientes comprarem produtos no final da sua validade. A Data Limite Lidl (DLL), por exemplo, é uma data anterior à data de validade que permite aos clientes comprarem os produtos com o tempo suficiente para os consumirem em segurança e evitarem o desperdício alimentar em casa. Quando os artigos atingem a Data Limite Lidl (DLL), aplicamos-lhes um desconto de 30%, o que facilita a sua venda e evita o desperdício.
bom demais para deixar para trás

Criámos também o conceito “Bom demais para deixar para trás”, com o objetivo de diminuir as quebras e o desperdício alimentar, através da venda de artigos a 50% de desconto, quando chegam ao último dia de validade, entre eles, carne, peixe, frescos e pão, este último com aplicação em 12 referências feitas no dia anterior.

No âmbito desta medida, criámos uma zona de venda específica com destaque para produtos com redução de preço, com o duplo objetivo de promover a venda destes produtos, que habitualmente são descartados pelos clientes, e de sensibilizar os nossos clientes para o combate ao desperdício alimentar.

Através da medida do “Bom demais para deixar para trás!” garantimos que todas as categorias de artigos têm uma alternativa ao desperdício alimentar: por via de um desconto com o “Bom demais para deixar para trás!”, ou de doações, com o Programa Realimenta.

 

Doação

Com o programa Realimenta, aliamos a nossa responsabilidade social ao combate à fome, através da doação de alimentos que estão em condições de consumo, mas que não obedecem a todas as condições comerciais. Este programa abrange todas as nossas lojas, entrepostos e a sede da empresa, onde são doadas as sobras das refeições diárias. Saiba mais aqui.

Transformação

Ao prevenirmos a produção de resíduos, contribuímos ativamente para a redução do desperdício. Mesmo assim, não é suficiente para erradicar todos os excedentes.

Por isso, consciente de que o desenvolvimento de uma economia circular é sinónimo de uma gestão eficiente de recursos, reaproveitamos as nossas sobras de pão, pastelaria específica e peixe e convertemo-los em ração para animais.

No âmbito desta medida, em 2020, produzimos 613 toneladas de ração através da transformação do que seria desperdício alimentar, tendo sido aproveitadas 2 840 toneladas de pão para ração e 1 367 toneladas de peixe, carne e laticínios para ração e valorização energética.

Sensibilização

Sabia que cerca de 40% do desperdício alimentar ocorre nos lares dos consumidores? Por isso, desenvolvemos e aliamo-nos a medidas e projetos que nos permitem sensibilizar a comunidade e os nossos clientes sobre o tema do desperdício alimentar:

  • Desde 2011, sensibilizamos para a importância de um consumo responsável, através de projetos dirigidos aos mais novos, como a Turma Imbatível. Saiba mais aqui.
  • Através de sessões de show cooking e de publicações nas nossas redes sociais, oferecemos dicas e receitas que visam reduzir o desperdício alimentar. Promovemos campanhas como a da APED, Datas de validade – “Saber a diferença, faz a diferença”, que teve como objetivo ajudar o consumidor a interpretar e distinguir as diferentes indicações das datas de validade, rentabilizando o consumo dos produtos e evitando o desperdício alimentar.
  • Somos signatários do Movimento Unidos Contra o Desperdício, fundado a 29 de setembro de 2020, o primeiro dia instituído pelas Nações Unidas como “Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar”.  O seu objetivo é tornar habitual o aproveitamento de excedentes, alertar para perdas e desperdícios, incentivar e facilitar a doação das sobras, promovendo o consumo responsável.
  • No Dia Mundial de Alimentação, a APED lançou um vídeo com dicas de combate ao desperdício alimentar. Sendo um tema prioritário para o Lidl, partilhámos esta missão com os nossos consumidores, para que junto consigamos fazer a diferença:
aped