doação

VAMOS DOAR 250 MIL EUROS PARA AJUDAR PORTUGUESES EM RISCO SOCIAL, DURANTE 1 ANO

DOAÇÃO

Face à atual conjuntura socioeconómica, e ciente das crescentes dificuldades sentidas pelos portugueses, vamos ajudar a pagar as suas contas do lar, a alimentar os seus filhos, e a combater situações de isolamento, violência doméstica ou sem-abrigo. Em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, vamos apoiar 272 famílias, num total de 538 pessoas, que se encontram ao abrigo desta instituição. Esta ajuda permitirá marcar a diferença nas suas vidas durante 1 ano.

Num contexto particularmente difícil, como o que atravessamos, em que as assimetrias sociais são cada vez mais acentuadas, agravadas por um cenário de inflação preocupante, mantemos o compromisso com a comunidade, que já nos caracteriza: vamos doar 250 mil euros à Cruz Vermelha Portuguesa, permitindo à instituição apoiar, com respostas específicas, várias causas que afetam os portugueses, durante um ano, beneficiando 272 famílias carenciadas e pessoas mais vulneráveis, ou em situação de risco, num total de 538 pessoas.

COMO VAMOS AJUDAR?

Este apoio irá permitir à Cruz Vermelha Portuguesa ajudar famílias a pagar serviços essenciais do lar - como água, luz e gás -, apoiar necessidades alimentares de famílias com crianças, assegurar alojamento a pessoas em situação de sem-abrigo, garantir apoio psicológico para vítimas de violência doméstica e serviço de teleassistência para idosos em situação de isolamento.

idosos
pobreza
privação
sem abrigo
violência doméstica
NÚMEROS QUE EXIGEM A NOSSA AÇÃO

As causas assinaladas em diferentes franjas da população portuguesa, refletem a necessidade de se atuar e apoiar de forma transversal, já que:

✓ Portugal consta como o quinto país da União Europeia onde as famílias têm menos condições para manter as casas devidamente aquecidas, sendo que cerca de 19% dos portugueses estão em situação de pobreza energética (Eurostat 2020);

✓ Em 2021, cerca de 1 em cada 4 crianças em Portugal com menos de 18 anos vivia em situação de pobreza ou exclusão social (Eurostat, 2022);

✓ Ficaram sem casa mais 791 pessoas do que em 2020 (relatório da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, 2022);

✓ O número de queixas por violência doméstica registou um record no 3º trimestre deste ano, com 8887 ocorrências (CIG, 2022);

✓ Entre julho e setembro deste ano, mais de 400 idosos foram identificados pela PSP como estando em risco social e cerca de 300 encaminhados para instituições de apoio social (Operação PSP "A Solidariedade Não Tem Idade/2022").

Esta doação à Cruz Vermelha Portuguesa integra-se na nossa estratégia de responsabilidade corporativa - Mais Lidl - que é concretizada através de campanhas, doações e ações específicas. Com um histórico sólido no apoio às comunidades locais, nos últimos 8 anos, apenas em resultado das suas campanhas de Natal, entregámos mais de 3,8 milhões de euros, para apoiar quem mais precisa. Adicionalmente, no ano fiscal de 2021 (março de 2021 a fevereiro de 2022), doámos, em dinheiro e em espécie, mais de 5,6 milhões de euros para várias causas sociais.