VALE MESMO A PENA CUIDAR DO NOSSO PAÍS

Saco Solidário Lidl - Apoio Estuário do Tejo

Rumo ao Estuário do Tejo!

Depois de atingirmos o objetivo para financiar o restauro de 30 hectares de natureza no Parque Nacional da Peneda-Gerês, com cerca de 180.000 euros, demos a possibilidade de escolha da próxima área que iremos apoiar, tanto aos nossos cerca de 8.000 colaboradores, como aos nossos clientes, pois consideramos que recuperar a biodiversidade do nosso país, deve ser um compromisso de todos.

Após uma votação muito participativa ganhou… o Estuário do Tejo!

 

 

Com o financiamento do Lidl, a WWF Portugal terá agora oportunidade de dar início ao restauro desta área, que inclui um conjunto de objetivos como:

  • Proteger os cavalos-marinhos da frente ribeirinha de Almada;
  • Instalar estruturas subaquáticas seguras para abrigo e reprodução;
  • Restaurar o seu habitat;
  • Envolver a comunidade local na proteção da biodiversidade;
  • Promover ações de educação ambiental e ciência cidadã.

Como podes ajudar? Através da compra do nosso saco solidário disponível em todas as nossas lojas. 

Saco solidáario Lidl WWF

O que é o saco solidário Lidl WWF?

Disponíveis em todas as lojas Lidl, de norte a sul do país, os sacos têm um custo de 1€, e metade do valor reverte a favor da iniciativa Re-Store Portugal, apoiando diretamente o restauro de habitats e espécies em território nacional.

A iniciativa prevê ações de restauro ecológico nas seguintes áreas prioritárias: Parque Nacional da Peneda Gerês, Ria de Aveiro, Serra da Estrela, Serra de Aires e Candeeiros, Tejo, Estuário do Tejo, Vale do Guadiana, Serra do Caldeirão e Ria Formosa. Esta arranca com ações em três destas áreas – Parque Nacional da Peneda-Gerês, Serra do Caldeirão e Estuário do Tejo. A escolha deve-se à necessidade de garantir qualidade, impacto e sustentabilidade.

Com 100% de matéria-prima de origem oceânica, a certificação Ocean Bound Plastic, presente nos sacos solidários do Lidl, garante que estes foram produzidos através de resíduos plásticos abandonados até 200 metros da costa, praias, afluentes e nos primeiros 100 metros de água em áreas onde a gestão de resíduos é inexistente ou muito ineficiente. Os resíduos de plástico junto à linha de costa, como redes de pesca e cordas navais, são devidamente tratados e reaproveitados, para serem transformados em matéria-prima.

Escolhe o nosso saco solidário e ajuda-nos a restaurar a Natureza em Portugal.

Um saco faz a diferença - através deste apoio, a WWF irá focar-se na recuperação de um ecossistema degradado, danificado ou destruído em Portugal, preocupando-se com a conservação da biodiversidade e em reproduzir o mais fielmente possível o ecossistema original. Em Portugal, este processo torna-se particularmente relevante em áreas afetadas pelos incêndios, onde é essencial recriar o ecossistema original que foi destruído. Apostar no restauro ecológico significa trazer prosperidade para todos: mais e melhor água, solos férteis, ar puro, abundância e diversidade, mais saúde, segurança e resiliência. Acreditamos que os próximos anos são cruciais para cuidarmos do planeta e dos ecossistemas do nosso país, construindo um futuro mais equilibrado e sustentável para todos.

A Plataforma Re-store Portugal

Para além deste apoio no restauro, somos o parceiro impulsionador da primeira fase desta iniciativa da WWF, tendo financiado com cerca de 100 mil euros o estudo de viabilidade que permitiu identificar e mapear as áreas geográficas prioritárias, a construção da plataforma e o arranque da campanha.

Agora, qualquer pessoa ou empresa pode contribuir para restaurar a biodiversidade das nossas florestas, rios e montanhas. Para saber mais sobre a iniciativa e como pode contribuir para o restauro da natureza, visite a plataforma Re-Store Portugal.