Três projetos inovadores na área da proteção dos oceanos receberam um total de 30.000€ do novo Prémio TransforMAR
Os projetos LIFE SeaBIL, OCEAN4FUEL e MESMERISING, focados na proteção dos oceanos e dos ecossistemas aquáticos, foram os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR, lançado este ano para tornar a iniciativa ainda mais abrangente.
Juntos vamos ajudar a preservar a vida marinha e a reduzir o plástico nos oceanos e mares.
Projeto LIFE SeaBIL
Liderado pela SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, o projeto LIFE SeaBIL tem o objetivo de reduzir o impacto direto e indireto do lixo marinho nas aves que dependem dos ecossistemas costeiros e marinhos, além de promover a consciencialização e incentivar práticas mais ecológicas. A sua principal prioridade será continuar a recolher dados mensais nas Berlengas, monitorizar as aves arrojadas, reunir cientistas, autoridades e entidades reguladoras em prol da identificação das melhores soluções.
Projeto OCEAN4FUEL
Submetido pela Universidade de Aveiro - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, a missão do projeto OCEAN4FUEL consiste em transformar plásticos marinhos, que poluem os oceanos e afetam os ecossistemas, em combustível líquido. Para isso, utiliza um processo denominado pirólise, que permite produzir um combustível compatível com a gasolina e gasóleo, oferecendo uma solução sustentável para enfrentar dois grandes desafios globais: a poluição marinha e a crise energética e ambiental associada aos combustíveis fósseis.
Projeto MESMERISING
Apresentado pelo Instituto de Telecomunicações, o projeto MESMERISING concentra-se no desenvolvimento de tecnologias para a monitorização em tempo-real de microplásticos em meios aquáticos. Isso permitirá identificar e caracterizar os diminutos microplásticos, recorrendo a canais microscópicos para conduzir a água por sensores eletromagnéticos, cujos dados serão recolhidos e processados por sistemas eletrónicos avançados.
Sobre as candidaturas
As candidaturas para o Prémio TransforMAR decorreram durante os meses de junho a setembro de 2024. As 38 candidaturas recebidas foram avaliadas segundo critérios estratégicos: alinhamento com o objetivo de proteção do oceano e dos ecossistemas aquáticos; robustez e/ou capacidade de implementação; inovação e criatividade; e qualidade do pitch.
Podiam candidatar-se projetos nas seguintes áreas:
- Redução de plástico nos oceanos
- Limpeza dos mares e orla costeira
- Transformação e/ou reciclagem de resíduos marinhos
- Proteção de espécies marinhas
- Sensibilização e/ou educação ambiental.
O TRANSFORMAR NOS ÚLTIMOS ANOS
Este programa surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal, juntamente com o Electrão, em parceria com a Marinha Portuguesa e a Brigada do Mar, contando com o apoio da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Quercus.
toneladas
de plástico e outros resíduos recolhidos desde 2018
edições
desde 2018
SÉTIMA EDIÇÃO
toneladas
de plástico e outros resíduos recolhidos em 2024
praias impactadas em 2024
SEXTA EDIÇÃO
toneladas
de plástico e outros resíduos recolhidos em 2023
praias impactadas em 2023
QUINTA EDIÇÃO
toneladas
de plástico e outros resíduos recolhidos em 2022
praias impactadas em 2022
Quarta Edição
Terceira edição
Segunda edição
O TransforMAR 2019 recolheu o dobro das unidades de plástico que no verão anterior: 180 mil unidades, que corresponderam a 2,6 toneladas de plástico.
Depois do sucesso em 2018, o TransforMAR voltou a percorrer as praias portuguesas, de norte a sul do país. Em 2019, o Lidl, o Electrão, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Transição Energética e da Associação Zero, passaram por 15 praias e desafiaram os veraneantes a colocar os seus resíduos plásticos e de metal num depósito próprio, com o compromisso de os transformar num benefício direto para a comunidade, como mobiliário urbano e evitando que o seu destino final fosse o mar.
Uma vez que o envolvimento dos colaboradores em campanhas e iniciativas desenvolvidas pela empresa, em prol da comunidade, é considerado primordial, esta segunda edição contou também com a presença do contentor do TransforMAR nos edifícios regionais e sede do Lidl Portugal, contribuindo para o resultado final. Os resultados obtidos superaram a edição anterior (1,5 toneladas em praia) com a recolha de 2,6 toneladas de plástico, que correspondem a cerca de 180 mil unidades de plástico. Em praia, a recolha representou 1,7 toneladas de plástico, equivalentes a 89 mil unidades deste material.
O impacto social positivo levou a que algumas praias – como Leça da Palmeira e Armação de Pêra – continuassem a recolher plástico, mesmo sem a presença do contentor do TransforMAR em praia, contribuindo para o valor final.