O TransforMAR está de volta e tem 30.000 € para premiar projetos que contribuam para a proteção dos oceanos.
Está nas nossas mãos lutar pela preservação dos recursos do nosso planeta!
O Lidl e o Electrão juntaram-se para mais uma edição do programa TransforMAR. Após 6 anos e mais de 227 toneladas de resíduos plásticos retirados das praias e mares portugueses, na sua 7ª edição o programa premiará com 30.000 € três projetos que pretendem contribuir para a proteção dos oceanos.
Candidate o seu projeto até 30 de setembro.
Juntos vamos ajudar a preservar a vida marinha e a reduzir o plástico nos oceanos e mares.
O que é o prémio TransforMAR?
Estamos à procura de projetos desenvolvidos no âmbito da limpeza dos oceanos, que visem proteger a vida marinha e reduzir o plástico nos mares, para premiar com um total de 30.000€.
Até quando posso candidatar-me?
De 7 de junho a 30 de setembro, estão abertas as candidaturas ao Prémio TransforMAR. Posteriormente, e após avaliação de todas as candidaturas recebidas, serão selecionados três projetos vencedores, que irão receber uma parcela deste valor para executar as suas atividades em prol da defesa dos oceanos.
Que projetos são elegíveis?
Se o seu projeto se enquadra numa das seguintes áreas, candidate-se através deste formulário de candidatura:
- Redução de plástico nos oceanos
- Limpeza dos mares e orla costeira
- Transformação e/ou reciclagem de resíduos marinhos
- Proteção de espécies marinhas
- Sensibilização e/ou educação ambiental
Serão aceites candidaturas de entidades legalmente constituídas e devidamente registadas em Portugal, tais como: Associações, Fundações, Cooperativas, IPSS, ONG, Microempresas, Pequenas Empresas, Start-Ups, Universidades, Projetos de Investigação ou outros com projetos relacionados com as temáticas do Prémio TransforMAR.
Como posso fazer a candidatura?
A candidatura consiste no preenchimento de um formulário com questões relativas às atividades desenvolvidas pelos projetos, para além de um pitch, ou seja, um vídeo (com máximo de 2 minutos) a apresentar e promover as atividades desenvolvidas pelo projeto. Nas seguintes FAQ, poderá encontrar um guia prático para auxiliar na execução do pitch. Valorizamos respostas criativas e alinhadas com as causas do programa TransforMAR.
Contamos com a sua candidatura até 30 de setembro!
Cronograma
- Candidaturas abertas entre 7 de junho e 30 de setembro
- Seleção e avaliação entre setembro e outubro
- Feedback a todos os projetos candidatos entre outubro e novembro
- Anúncio dos vencedores entre outubro e novembro
Conheça o mapa com as praias TransforMAR deste verão!
O TRANSFORMAR NOS ÚLTIMOS ANOS
Este programa surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal, juntamente com o Electrão, em parceria com a Marinha Portuguesa e a Brigada do Mar, contando com o apoio da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Quercus.
toneladas
de plástico e outros resíduos recolhidos desde 2018
edições
desde 2018
SEXTA EDIÇÃO
toneladas
de plástico e outros resíduos recolhidos em 2023
praias impactadas em 2023
QUINTA EDIÇÃO
toneladas
de plástico e outros resíduos recolhidos em 2022
praias impactadas em 2022
Quarta Edição
Terceira edição
Segunda edição
O TransforMAR 2019 recolheu o dobro das unidades de plástico que no verão anterior: 180 mil unidades, que corresponderam a 2,6 toneladas de plástico.
Depois do sucesso em 2018, o TransforMAR voltou a percorrer as praias portuguesas, de norte a sul do país. Em 2019, o Lidl, o Electrão, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Transição Energética e da Associação Zero, passaram por 15 praias e desafiaram os veraneantes a colocar os seus resíduos plásticos e de metal num depósito próprio, com o compromisso de os transformar num benefício direto para a comunidade, como mobiliário urbano e evitando que o seu destino final fosse o mar.
Uma vez que o envolvimento dos colaboradores em campanhas e iniciativas desenvolvidas pela empresa, em prol da comunidade, é considerado primordial, esta segunda edição contou também com a presença do contentor do TransforMAR nos edifícios regionais e sede do Lidl Portugal, contribuindo para o resultado final. Os resultados obtidos superaram a edição anterior (1,5 toneladas em praia) com a recolha de 2,6 toneladas de plástico, que correspondem a cerca de 180 mil unidades de plástico. Em praia, a recolha representou 1,7 toneladas de plástico, equivalentes a 89 mil unidades deste material.
O impacto social positivo levou a que algumas praias – como Leça da Palmeira e Armação de Pêra – continuassem a recolher plástico, mesmo sem a presença do contentor do TransforMAR em praia, contribuindo para o valor final.