LIDL MOBILIZA CLIENTES E DOA MAIS DE 326 MIL EUROS PARA COMBATER A SOLIDÃO E PROMOVER A INCLUSÃO DIGITAL DE SENIORES

A solidariedade dos clientes do Lidl transformou a compra de bacalhau em apoio social: o Lidl irá entregar exatamente 326.100 euros a três instituições que trabalham diariamente para melhorar o bem-estar da população sénior: Associação Coração Amarelo, Cruz Vermelha Portuguesa e RUTIS - Rede de Universidades da Terceira Idade.

16.12.2025 | Sintra

Campanha CSR Natal

Num contexto demográfico cada vez mais desafiante, marcado pelo envelhecimento da população, a ação de Natal do Lidl procurou alinhar-se com as prioridades definidas no Plano de Ação para o Envelhecimento Ativo e Saudável 2023-2026, reforçando, uma vez mais, a sua proximidade com quem mais precisa. 

Cada uma das três instituições, ao abrigo da iniciativa, irá receber 108.700 euros para desenvolver projetos que respondem diretamente aos desafios identificados: o combate à solidão, o reforço dos apoios ao domicílio e a inclusão digital. 

“Este resultado é uma prova inequívoca de que os nossos clientes valorizam uma compra com propósito. Ver o nosso bacalhau - um produto central no Natal - a transformar-se num motor de solidariedade e sustentabilidade, é a prova de que iniciativas como esta valem mesmo a pena”, destaca Vanessa Romeu, Diretora de Corporate Affairs do Lidl Portugal, acrescentando: “Temos vindo a reforçar o apoio a causas sociais desde que chegámos a Portugal, há 30 anos. Apenas na última década, já investimos mais de 1 milhão de euros em projetos dedicados à população sénior, promovendo a autonomia, o bem-estar, a participação comunitária e o acesso a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.

Projetos apoiados:

Associação Coração Amarelo

Irá reforçar o programa de apoio e companhia a seniores em situação de solidão, através de visitas presenciais e acompanhamento regular, ajudando no transporte dos utentes para prevenir ainda mais o isolamento e a promover a inclusão comunitária. Com 11 delegações e cerca de 500 beneficiários, a Associação Coração Amarelo promove ainda convívios, passeios, eventos e transporte para atividades como, por exemplo, idas a espetáculos ou colónias de férias.

Cruz Vermelha Portuguesa

O donativo do Lidl irá financiar o projeto “Bragança, Jovem Contigo”, permitindo reforçar a resposta direta aos seniores, através da entrega de bens essenciais, ações de saúde, atividades entre gerações e iniciativas de literacia. Inclui ainda recursos humanos, logística, monitorização e comunicação para garantir o acompanhamento de cerca de 800 seniores. Este apoio da insígnia representa a expansão do projeto de 26 para 114 aldeias. De salientar que Bragança é o distrito mais afetado pela desertificação e pelo envelhecimento demográfico acentuado. 

Já em Seia, o projeto Netos de Companhia, da Delegação de Seia da Cruz Vermelha, atua desde 2021 no combate ao isolamento e à solidão de seniores, através de uma unidade móvel que garante acompanhamento psicossocial, visitas e atividades de estimulação cognitiva e sociocultural. Atualmente está presente em 8 localidades, mas, com a iniciativa “Kit +Companhia Lidl”, a intervenção chegará a 50% dos seniores das 21 freguesias do concelho. 

RUTIS – Rede de Universidades da Terceira Idade

O investimento do Lidl permitirá a ampliação crucial da Universidade Sénior Virtual (USV), transformando-a numa plataforma online mais robusta e acessível para partilha de conhecimento e interação social. Este projeto inovador, já premiado com a distinção de Inovação Social pelo Instituto da Segurança Social, complementa os objetivos de inclusão digital no país. A otimização para acesso móvel é o fator chave para o crescimento: prevê-se que o número de utilizadores aumente de 1.000 para 12.000 no prazo de um ano, um avanço vital para apoiar seniores com mobilidade reduzida ou em isolamento.

A iniciativa solidária de Natal do Lidl decorreu entre 10 de novembro e 7 de dezembro, período em que, por cada embalagem de bacalhau com certificação MSC vendida, o Lidl doou 1€ para apoiar projetos dedicados aos seniores. Esta escolha simples resultou numa ação duplamente responsável por parte dos clientes: solidária e sustentável. Dado que todo o bacalhau da marca própria do Lidl é proveniente de pesca sustentável, a certificação MSC (Marine Stewardship Council) garante práticas responsáveis, o respeito pelos ecossistemas marinhos e a rastreabilidade do produto desde o mar até ao prato.


 

Contactos

Departamento de Comunicação Corporativa
press@lidl.pt

Categorias


Partilhar

Ver mais