LIDL É O PRINCIPAL PARCEIRO IMPULSIONADOR DA INICIATIVA NACIONAL DE RESTAURO ECOLÓGICO DA WWF PORTUGAL
A Re-Store Portugal tem o objetivo de investir 1.8 milhões de Euros em 5 anos no restauro da natureza em Portugal. Através de uma iniciativa que conta com o envolvimento dos seus clientes, o Lidl irá contribuir para o restauro de 30 hectares na Serra do Gerês, aliando esforços nacionais com metas europeias.
22.10.2025 | Sintra
A WWF Portugal lança hoje a iniciativa Re-Store Portugal com o objetivo de restaurar a natureza do nosso país, prevendo um investimento inicial de 1.8 milhões de Euros em 5 anos em 3 áreas geográficas nacionais. Com ações no terreno e monitorização prevista até 2030, a iniciativa alia ciência, ação local e compromisso coletivo para responder aos desafios ecológicos do país, mobilizando a sociedade para a regeneração da natureza.
“Restaurar a natureza é reforçar a infraestrutura natural do país – aquela que sustenta silenciosamente a nossa economia, a saúde pública e o bem-estar coletivo. Portugal tem tudo para liderar este esforço coletivo, se souber valorizar os seus recursos naturais com ambição e visão estratégica”, afirma Ângela Morgado, Diretora Executiva da WWF Portugal.
A organização sem fins lucrativos identificou, com base num estudo abrangente sobre áreas a restaurar no nosso país em terra e no mar, nove áreas prioritárias (Parque Nacional da Peneda Gerês, Ria de Aveiro, Serra da Estrela, Serra de Aires e Candeeiros, Tejo, Estuário do Tejo, Vale do Guadiana, Serra do Caldeirão e Ria Formosa) para restauro no país e arranca com ações em três destas áreas – Parque Nacional da Peneda-Gerês, Serra do Caldeirão e Estuário do Tejo. A escolha de três áreas para intervenção inicial deve-se à necessidade de garantir qualidade, impacto e sustentabilidade.
A iniciativa prevê ações de restauro ecológico que pretendem salvaguardar os ecossistemas e espécies ainda presentes no território nacional, bem como restaurar habitats degradados e promover a regeneração da biodiversidade, envolvendo a comunidade local e os cidadãos em geral. A Re-Store Portugal inclui ainda ações de educação ambiental junto das comunidades e uma campanha nacional de sensibilização para a causa do restauro ecológico.
Num contexto de crise climática, perda de biodiversidade e escassez de recursos naturais, o Re-Store Portugal surge como resposta estratégica à Lei do Restauro da Natureza da União Europeia, que impõe a todos os Estados-Membros a recuperação de pelo menos 20% das áreas degradadas até ao final da década. Em Portugal, esta meta representa uma oportunidade de inovação, financiamento e envolvimento social. Com base científica, ação local e visão nacional, a iniciativa visa contribuir de forma concreta para os objetivos europeus e nacionais, enquanto se prepara também o Plano Nacional de Restauro da Natureza, que o Governo tem de submeter à Comissão Europeia até setembro de 2026.
“Apostar no restauro ecológico significa trazer prosperidade para todos: mais e melhor água, solos férteis, ar puro, abundância e diversidade, mais saúde, segurança e resiliência. Esta iniciativa é uma chamada de atenção para que Portugal lidere com ambição, conhecimento científico e envolvimento coletivo, projetando a recuperação da natureza, da qual todos dependemos”, conclui Ângela Morgado.
Transformar o impulso em impacto
A campanha de mobilização associada ao projeto propõe uma nova forma de apoiar a natureza: simples, emocional e acessível. Através de uma plataforma digital com o visual de uma loja online, qualquer pessoa poderá “comprar futuro” ao colocar no seu carrinho de compras ações de restauro. A WWF está também a convidar várias empresas a contribuir para esta iniciativa, investindo na natureza e, assim, contribuindo para salvaguardar a base do seu negócio.
“Todos podemos e devemos contribuir - o Estado, as empresas, proprietários e os cidadãos em geral, porque todos queremos viver numa natureza próspera e deixá-la assim para as futuras gerações. Precisamos do investimento e do compromisso de todos.” conclui.
A iniciativa foi oficialmente apresentada num evento público que decorreu em Almada junto ao Estuário do Tejo, uma das áreas identificadas como prioritárias.
Parceria impulsionadora
O Lidl Portugal é o parceiro impulsionador desta primeira fase, tendo financiado com cerca de 100 mil euros o estudo de viabilidade que permitiu identificar e mapear as áreas geográficas prioritárias, a construção da plataforma e o arranque da campanha. Através de uma iniciativa que conta com o envolvimento dos seus clientes, a insígnia irá contribuir para o restauro das áreas abrangidas pelo estudo de viabilidade, aliando esforços nacionais com metas europeias.
Há um ano, o Lidl estabeleceu, a nível internacional, uma parceria estratégica com a WWF, unindo a sua capacidade de influência no mercado com a expertise global de conservação da WWF, para incentivar modelos de negócio que respeitem os limites do planeta, permitindo aos seus clientes fazerem escolhas ainda mais sustentáveis.
“No ano em que celebramos o 30.º aniversário em Portugal, orgulhamo-nos de nos associarmos a uma iniciativa tão importante para a recuperação dos ecossistemas, junto das comunidades onde estamos inseridos. O nosso apoio à Re-Store Portugal reflete a nossa convicção de que o compromisso com a sustentabilidade vale mesmo a pena, traduzindo-se numa promessa de valor acrescentado para a sociedade e para o ambiente. É com orgulho que participamos neste projeto desde o início, tendo financiado o estudo e a criação da plataforma digital. Ao disponibilizarmos os sacos solidários em loja, conseguimos levar este apoio ainda mais longe, com a adesão dos nossos clientes, o que nos permitirá arrancar com o restauro de 30 hectares na Serra do Gerês.”, refere Vanessa Romeu, Diretora de Corporate Affairs do Lidl Portugal.
Para Ângela Morgado, “o compromisso do Lidl é um exemplo a seguir por outras organizações. Precisamos de passar das palavras às ações e restaurar a natureza sem hesitações. Contar com o Lidl nesta iniciativa é muito importante e transformador.”
Paralelamente, desde agosto, os cidadãos podem adquirir sacos de compras solidários em todas as mais de 280 lojas Lidl do país. Produzidos inteiramente a partir de resíduos plásticos recolhidos junto às linhas de costa e certificados como Ocean Bound Plastic, os sacos têm um custo de 1€, e metade do valor reverte a favor da iniciativa Re-Store Portugal, apoiando diretamente o restauro de habitats e espécies em território nacional. A primeira meta será angariar o valor necessário para restaurar 30 hectares na Serra do Gerês.
A iniciativa prevê o envolvimento de outras empresas e entidades ao longo do percurso, num esforço partilhado que reflita a liderança nacional.
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