3ª EDIÇÃO DO PROGRAMA MAIS AJUDA QUER SENSIBILIZAR PARA A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NO COMBATE À POBREZA E APOIAR PROJETOS COM NOVAS SOLUÇÕES
Na sua 3ª edição, o programa ‘Mais Ajuda’, do Lidl Portugal e das rádios RENASCENÇA, RFM e MEGA HITS, com a ajuda dos portugueses, pretende sensibilizar a sociedade para a importância da Educação na diminuição de assimetrias sociais e no combate à pobreza e apoiar projetos que deem novas respostas a estas problemáticas.
26.10.2021 | Sintra
O Lidl Portugal e as rádios RENASCENÇA, RFM e MEGA HITS, em parceria com a consultora de inovação Beta-i, voltam a juntar-se para mais uma edição do programa ‘Mais Ajuda’, desafiando IPSS e Startups a desenvolverem projetos inovadores, capazes de encontrar novas respostas para problemas sociais. Nas duas edições anteriores, este programa entregou um total de 483 mil euros a projetos de inovação social dirigidos a crianças (2019) e idosos (2020).
A 3ª edição do Mais Ajuda, contou ontem com o evento de lançamento no auditório do Grupo Renascença Multimédia, e incluiu a presença e participação da Vice-Presidente da EAPN Portugal (Rede Europeia Anti Pobreza), Maria Joaquina Madeira, que juntamente com Diogo Teixeira, Co-fundador e COO da Beta-i, Isabel Figueiredo, Adjunta do Presidente do Grupo Renascença Multimédia e Sara Fonseca, responsável de Comunicação Externa do Lidl Portugal, falaram da importância da Educação enquanto ferramenta para a inclusão da sociedade e combate à pobreza.
Considerando que a pandemia de Covid-19 teve um impacto profundo nas desigualdades sociais, deixando mais 400 000 pessoas abaixo do limiar da pobreza, e que o grupo com escolaridade até ao 9º ano foi um dos mais afetados – de acordo com o estudo do Observatório Social da Fundação “la Caixa”, da autoria do Center of Economics for Prosperity da Universidade Católica de Lisboa - a 3ª edição do ‘Mais Ajuda’ pretende precisamente endereçar esta temática e sensibilizar para a importância da Educação e formação na diminuição de assimetrias sociais e combate à pobreza.
Assim, entre 25 de outubro e 31 de dezembro de 2021, por cada talão de compras que inclua produtos da gama Deluxe, o Lidl contribuirá com 0,20€ para este programa, cujo valor acumulado será posteriormente entregue a projetos de IPSS, ou equiparadas, e de Startups que, através da Educação, independentemente da faixa etária a que se destinam, possam fomentar a participação na sociedade e uma efetiva igualdade de oportunidades.
De acordo com Elena Aldana, Diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal “Não somos indiferentes às consequências da pandemia e, enquanto empresa com uma forte estratégia de responsabilidade social corporativa, estamos sempre à procura de formas para poder contribuir para uma sociedade mais justa e equilibrada. Havendo uma relação entre Educação e pobreza, que está agora mais evidente, pareceu-nos relevante que esta 3ª edição do ‘Mais Ajuda’ se centrasse em apoiar projetos de inovação social na área da Educação, assegurando a mais pessoas - independentemente da sua idade - uma participação plena na sociedade e reduzindo-se assimetrias sociais. Contamos para isso com a ajuda dos nossos clientes.”
Para Isabel Figueiredo, Adjunta do Presidente do Grupo Renascença Multimédia, “A componente solidária é uma marca distintiva do Grupo Renascença Multimédia e a nossa parceria com o Lidl Portugal e a Beta-i, tem sido um sinal concreto de que são muitas as vontades determinadas em construir um Portugal mais atento a todos, de um modo especial aos que mais precisam. Recentemente o Papa Francisco afirmou: “Se todos os que, por amor, lutaram juntos contra a pandemia pudessem também sonhar juntos um mundo novo, que diferente seria tudo”... acreditamos que o papel da Educação é decisivo neste mundo novo que todos desejamos, pelo que renovamos o nosso maior empenho nesta terceira edição do programa ‘Mais Ajuda”.
Segundo Diogo Teixeira, Co-fundador e COO da Beta-i, “A educação é assumidamente a melhor forma de desenvolvimento de qualquer sociedade, contribuindo com resultados demonstrados para a diminuição de assimetrias sociais e combate à pobreza. Este é assim um tema que muito motiva todos os intervenientes nesta 3ª edição do Mais Ajuda. Tem sido um verdadeiro privilégio poder contribuir nestes últimos dois anos para um Portugal melhor através do apoio a projetos verdadeiramente inovadores. Estamos já ansiosos pelas candidaturas e por poder começar a trabalhar e a capacitar as IPSS e Startups que apostam em projetos de educação, como alavanca para o combate à pobreza e desigualdades sociais”.
As candidaturas para participação abrem em janeiro de 2022, após o apuramento do valor final, e a seleção dos projetos vencedores ficará a cargo de um júri especialista, com um percurso reconhecido na área da inovação, comunicação, empreendedorismo e impacto social, nomeadamente: Diogo Teixeira – COO e Co-fundador da Beta-i, Elena Aldana – Diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal, Filipe Almeida – Presidente da Estrutura Portugal Inovação Social, Isabel Figueiredo – Adjunta do Presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia, Luís de Melo Jerónimo - Diretor dos Programas Gulbenkian Coesão e Integração Social e Gulbenkian Sustentabilidade da Fundação Calouste Gulbenkian.