COM MAIS DE 128 MIL ALUNOS IMPACTADOS, A TURMA IMBATÍVEL ESTÁ DE REGRESSO ÀS ESCOLAS NACIONAIS

Com presença em 955 escolas desde 2011, a ‘Turma Imbatível’ está de regresso para mais um ano letivo, promovendo um concurso entre escolas, centrado nos temas da Alimentação Sustentável, Vida Saudável, Sustentabilidade e Consumo Responsável. As inscrições já estão abertas, as vagas são limitadas, e as crianças do Pré-Escolar também podem participar.

05.12.2022 12:00:00 | Sintra

Turma Imbatível

O programa educativo do Lidl, a ‘Turma Imbatível’, está de volta às escolas com o apoio da Direção-Geral da Educação (DGE), Direção-Geral da Saúde (DGS), Associação Natureza Portugal, em associação com a WWF (ANP | WWF), Associação Portuguesa de Nutrição (APN), Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), com o objetivo de promover estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis entre os mais novos.

No ano passado a ‘Turma Imbatível’ chegou a 231 escolas de todos os distritos nacionais, impactando mais de 26 mil alunos do 1º ciclo e, neste ano letivo, alarga a sua abrangência aos alunos do ensino pré-escolar, para que desde pequeninos ganhem a consciência da importância dos seus comportamentos, cuidando melhor da sua alimentação e do planeta. Desde que foi lançado em 2011, este programa já impactou um total de 955 escolas e mais de 128 mil alunos.

Sob o mote ‘Juntos mudamos o mundo’, a nova edição da ‘Turma Imbatível’ promove um concurso entre as escolas nacionais, que pretende tornar os alunos nos principais agentes de mudança nas suas comunidades, desafiando-os a apresentar uma ideia concretizável para melhorar a sua escola e/ou a sua localidade, centrada nos temas da Alimentação Sustentável, Vida Saudável, Sustentabilidade e Consumo Responsável. As inscrições já estão abertas e decorrem até 23 de janeiro, inclusive. Depois de avaliadas todas as candidaturas, por um júri composto por representantes dos parceiros da ‘Turma Imbatível’, serão selecionadas duas ideias vencedoras, cujas turmas responsáveis - uma do pré-escolar e outra do 1º ciclo-, terão a oportunidade de implementar através de um apoio monetário do Lidl. Adicionalmente serão distribuídos outros prémios, para estes e outros vencedores honrosos, que incluem bilhetes para o Aquário Vasco da Gama, o Jardim Zoológico e uma quinta pedagógica.

Nesta 11ª edição da ‘Turma Imbatível’ as novidades passam também por: um novo website agregador de conteúdos, onde alunos, professores e pais poderão ter acesso a várias as atividades lúdico pedagógicas, vídeos temáticos e jogos; uma mini série animada de cinco episódios dedicados aos temas chave do projeto, apresentando novas personagens (as turmas dos hortícolas, das frutas e dos animais) ; e um guia digital para os professores, composto por quatro versões a serem distribuídas ao longo do ano letivo, com linhas de orientação para trabalho em contexto de sala de aula, promovendo a interação com os alunos de forma lúdica e através de mensagens simples.

As primeiras 100 escolas (distribuídas pelos 18 distritos) a inscreverem-se no programa ‘Turma Imbatível’, através do site do projeto, irão receber a visita da mascote de uma das personagens, que levará consigo surpresas para os alunos.

Toda a informação sobre o projeto e respetivo Regulamento de Inscrição, podem ser encontrados no website www.turmaimbativel.pt.

O Lidl trabalha diariamente para uma mudança no mundo, através da sensibilização para uma vida mais saudável, mais sustentável, acreditando que nas crianças está a verdadeira alteração de comportamentos futuros. O Lidl orgulha-se de semear junto das comunidades escolares e das famílias esta semente da mudança.