LIDL PORTUGAL APOSTA EM PREÇÁRIOS DIGITAIS, PERMITINDO, POR ANO, UMA POUPANÇA DE PELO MENOS 108 TONELADAS DE PAPEL EM TODAS AS SUAS LOJAS

O Lidl Portugal, na sequência do seu compromisso com a Sustentabilidade, arranca com a substituição dos preçários em papel por digitais. Até ao final do 1º semestre de 2024, toda a rede portuguesa da cadeia passará a ter exclusivamente preçários digitais dentro das suas lojas, o que irá permitir poupar, por ano, 400 kgs de papel por loja.

10.04.2023 07:00:00 | Sintra

Preçários digitais Lidl

A iniciativa do Grupo Schwarz – do qual o Lidl faz parte - arrancou em Portugal com uma loja piloto em outubro passado, e segue agora para toda a rede nacional de lojas. Até ao final do 1º semestre de 2024, todos os preçários em papel terão sido substituídos por preçários digitais, que continuarão a incluir o preço e outras informações do artigo. No espaço de um ano, a cadeia prevê a redução de 50% do papel gasto com esta alternativa, até à transição total e a redução de 100%, com a implementação finalizada. Por ano, cada loja poupará 400kg de papel, o equivalente a 5,5 eucaliptos com cerca de 7 anos de vida. No total, será possível poupar, por ano, pelo menos 108 toneladas de papel em todas as suas mais de 270 lojas, evitando o abate de 1.485 árvores.

A mudança permitirá também a alteração de preços e informações quase em tempo real, garantindo que todos os processos estão otimizados. Os preçários, com ligação direta aos sistemas de gestão de mercadorias, passam a receber todas as informações de forma automática e terminam com os processos complexos de impressão e colocação de novos preços em loja, efetuados até então manualmente.

Os preçários digitais serão alimentados por baterias, podendo as mesmas ser substituídas e, em caso de avaria, podem ser arranjados, evitando a produção de mais equipamentos. Os materiais dos preçários atuais, plástico e papel, serão reciclados quando retirados.

A Sustentabilidade é um dos pilares da cadeia, transversal a todo o seu modelo de negócio, pelo que o Lidl Portugal garante, desde 2019, que o fornecimento de eletricidade em todos os seus edifícios é realizado com recurso a fontes de energia 100% renováveis. Sempre que possível, o Lidl aposta na instalação de painéis fotovoltaicos nas suas lojas e entrepostos. A eficiência dos seus edifícios é uma prioridade que visa contribuir simultaneamente para a redução da fatura energética e pegada de carbono.