LIDL INVESTE 110 MILHÕES DE EUROS NUM NOVO ENTREPOSTO EM LOURES, CRIANDO MAIS DE 200 NOVOS POSTOS DE TRABALHO

Já arrancaram as obras de construção do novo entreposto do Lidl Portugal em Loures, num investimento avaliado em 110 milhões de euros. Este centro logístico irá possibilitar a criação de mais de 200 novos postos de trabalho e contará com o envolvimento de mais de 80 empresas portuguesas na sua construção. A cerimónia de apresentação do projeto e colocação simbólica da ‘primeira pedra’ do futuro entreposto do Lidl decorreu hoje, e contou com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e do Presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão.

28.03.2023 07:00:00 | Sintra

Primeira Pedra Entreposto Lidl Loures

Primeira Pedra Entreposto Lidl Loures

Comprometido com o país e em ser, cada vez mais, parte integrante da vida dos portugueses - enquanto retalhista e empregador – o Lidl tem investido estrategicamente em Portugal, onde está há quase 30 anos. Em 2023, para além da continuação do plano de expansão e da renovação da sua rede de lojas, o Lidl apresenta também a obra de edificação de um novo entreposto em Loures.

Avaliada num investimento de cerca de 110 milhões de euros, a construção deste futuro centro logístico irá promover um melhor abastecimento das lojas da região centro. Envolve também um vasto leque de obras de urbanização, nomeadamente vias estruturantes de acesso a zonas habitacionais e de futura indústria.

Paralelamente ao desenvolvimento industrial da região, o Lidl investe igualmente na dinamização da economia local, com a criação, com este empreendimento, de mais de 200 novos postos de trabalho.

Com uma área de implantação de cerca de 54 mil m2 e capacidade de armazenamento para mais de 44 mil paletes, este entreposto contará com os materiais mais eficientes do mercado e com soluções de conforto de trabalho e operação vanguardistas. Na sua construção estarão envolvidas mais de 80 empresas portuguesas, num total de 350 colaboradores. Esta obra tem uma complexidade de engenharia pouco vista em Portugal - o novo entreposto do Lidl surge implantado numa antiga pedreira e vazadouro, cuja atividade cessou no ano 2000, e procura o reaproveitamento dos produtos de vazadouro aí colocados, exigindo um projeto cuja componente geotécnica é de enorme impacto e importância, a movimentação de quase 2 milhões de m3 de terra.

No âmbito da estratégia de sustentabilidade do Lidl, o futuro entreposto será dotado de um sistema de gestão de energia que, aproveitando a luz solar incidente, gere as necessidades de energia artificial no interior, possibilitando a redução do consumo energético. Terá também painéis fotovoltaicos para a produção de energia elétrica, suficiente para fornecer o equivalente ao consumo de 800 moradias por um ano; carregadores para veículos elétricos; sistemas de captação e aproveitamento de águas pluviais; câmaras de frio com recurso a gases naturais que minimizam os efeitos nocivos para a camada do ozono, sistema AVAC integrado no sistema de frio industrial, reaproveitando a “energia” libertada e normalmente desperdiçada neste tipo de sistemas. O edifício irá contar ainda com a certificação BREEAM – que classifica os edifícios sustentáveis tendo em conta categorias como: gestão, saúde e bem-estar, energia, transporte, água, materiais, resíduos, utilização do solo e ecologia e contaminação.

Durante a cerimónia de colocação de ‘primeira pedra’ deste novo entreposto do Lidl Portugal, que decorreu esta manhã, o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva , adiantou que O Lidl é um grupo muito importante para o país, veio introduzir uma nova dinâmica, uma nova competitividade no sector de retalho em Portugal. É a competitividade dos mercados que permite desenvolver a economia e que leva não só a própria empresa a ser cada vez melhor, mas os outros a serem melhores e é disso que nós precisamos. Nós temos uma economia aberta, competitiva e o sector do retalho é vital para o país.  Quero dar os parabéns por este centro logístico que é uma obra magnífica, é um grande desafio em termos de engenharia, com a adoção dos mecanismos de economia circular em termos do fluxo de materiais.”

Para o Presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, “Hoje é um dia muito feliz para Loures., que se afirma no centro do desenvolvimento e dos negócios, revelando-se um município aberto à parceria e à iniciativa privada. O investimento privado é importantíssimo para o nosso concelho, é o investimento privado que faz com que os concelhos progridam, que se fixe emprego, que se crie riqueza, que se crie valor acrescentado, e é este o desígnio. Ao Lidl quero agradecer todo o empenho que tem tido e todas as parcerias que tem feito com o concelho de Loures. O Lidl cumpre na íntegra a sua responsabilidade social que também tem praticado aqui. A criação de 200 postos de trabalhos é importante para a empresa e para o próprio concelho.”

De acordo com Milton Rego, Administrador de Infraestruturas e Expansão do Lidl Portugal, “assinalamos hoje um importante investimento em Loures, de 110 milhões de euros, que traduz o nosso compromisso e empenho com o país, com esta região, com os nossos colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes. O terreno escolhido conta com uma localização privilegiada e estratégica para o nosso crescimento empresarial permitindo melhor servirmos a comunidade. Juntamente com os nossos parceiros vamos fazer nascer mais um marco de referência na logística em Portugal”.

 

O novo entreposto Lidl em Loures, em números:

Investimento: 110 milhões de euros

Área: 54.000 m2, equivalente a 5 campos de futebol

Capacidade de Armazenagem: 44 mil paletes

Cais de carga/descarga de mercadorias: 111

Capacidade de abastecimento: 100 lojas

Lugares de estacionamento de veículos ligeiros: 265

Lugares de estacionamento de camiões: 48

Contactos

Departamento de Comunicação Corporativa
press@lidl.pt

Categorias


Download

Download (2.06 MB)

Partilhar

Anexos
Ver mais