EXPORTAÇÕES DO LIDL PORTUGAL GERARAM IMPACTO DE 289 MILHÕES DE EUROS NA ECONOMIA NACIONAL EM 2023
As Exportações facilitadas pelo Lidl geraram, de forma direta, indireta e induzida, um impacto de 289 milhões de euros na economia portuguesa (+18% face a 2022) e a criação de 6.520 empregos no país (+32% face a 2022), segundo um estudo elaborado pela consultora Forvis Mazars. As Exportações facilitadas pelo Lidl Portugal em 2023, no valor de 156 milhões de euros, representaram 2% do total das exportações portuguesas de produtos alimentares para a União Europeia. No total, o Lidl impulsionou as vendas de mais de 100 fornecedores nacionais para 29 países nos quais está presente.
26.06.2024 | Sintra
As Exportações do Lidl Portugal têm tido, ao longo dos anos, um impacto significativo na economia do país, contribuindo não apenas para a promoção da qualidade dos produtos portugueses além-fronteiras, mas também para a criação de emprego e para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas (PMEs). Em 2023, o Lidl impulsionou as vendas de mais de 100 fornecedores nacionais, exportando mais de uma centena de diferentes tipos de artigos, para 29 países dos 32 onde está presente, com destaque para a Alemanha, Espanha e França.
De acordo com um estudo realizado pela consultora Forvis Mazars, as exportações do Lidl Portugal representaram, em 2023, 2% do total das exportações nacionais de produtos alimentares para a União Europeia, tendo as mesmas gerado, de forma direta, indireta e induzida, um impacto de 289 milhões de euros na economia portuguesa (+18% face a 2022), nos setores de atividade associados à produção destes produtos, destacando-se: Produtos da agricultura, da produção animal e da caça e dos serviços relacionados (44%); Produtos alimentares (31%) ; Bebidas (18%) e Produtos da pesca e da aquacultura (7%).
Em 2023, por cada euro em exportações facilitadas pelo Lidl em produtos destinados à exportação, foram gerados cerca de 1,85€ na economia portuguesa.
No total, ao longo de 2023, o retalhista impulsionou a exportação de 156 milhões de euros em produtos nacionais (+19% face a 2022), com as categorias de Frutas e Legumes (57,5M€), Vinho e Licores (24,3M€), Peixe e Conservas de peixe (13,1M€), Alimentos Básicos como massas e arroz (12,2M€) e Legumes e Leguminosas enlatados (11,4M€), as que mais contribuíram em termos de valor exportado. Por sua vez, há categorias que mais do que duplicaram o seu volume de exportação, quando comparadas com o ano anterior, como a de Lacticínios frescos e secos (+227%), Café / Chá / Cacau / Instantâneo (+148%) e a de Alimentos Básicos (+50%).
O estudo da Forvis Mazars revela também que 80% dos fornecedores que exportam através do Lidl são PMEs, e que 82% do volume de negócio das exportações através do Lidl resultam de PMEs, evidenciando a importância das mesmas.
De salientar ainda, que em 2023, as Exportações facilitadas pelo Lidl geraram, a criação de 6.520 empregos em Portugal, um aumento de 32% face a 2022, representando mais 1.588 postos de trabalho, de forma direta, indireta e induzida, tendo impactado maioritariamente: Produtos da agricultura, da produção animal e da caça e dos serviços relacionados (61%); Produtos alimentares (19%); Produtos da pesca e da aquacultura (11%) e Bebidas (9%).
Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl Portugal, destaca o compromisso do retalhista com o apoio à produção nacional: “Os dados deste estudo ilustram o nosso impacto cada vez mais acentuado na economia portuguesa, tanto na geração de riqueza para o país, como para a geração de emprego, a par do nosso empenho na promoção da qualidade dos produtos portugueses nos mercados internacionais, demonstrando um compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável e a criação de oportunidade. Desta forma, abrimos as portas da nossa rede de lojas em toda a Europa a fornecedores que, eventualmente, de outra forma teriam mais dificuldades na sua internacionalização”.
Para Pedro Silva, Head of Consulting da Forvis Mazars: “É com grande satisfação que a Forvis Mazars colaborou com o Lidl no desenvolvimento do Estudo das exportações facilitadas pelo Lidl Portugal. O trabalho desenvolvido, permite perceber não só o impacto direto, em termos económicos e de criação de emprego, mas também analisar o impacto indireto e induzido nos diversos setores da economia.
Os resultados não deixam dúvidas quanto à importância desta parceria entre as empresas portuguesas e o Lidl Portugal na dinamização da economia portuguesa, que permite não apenas a geração de riqueza, mas também a criação de oportunidades de emprego e a capacitação das empresas portuguesas em termos de legislação e regulação, inovação, sustentabilidade e qualidade. Tendo aqui um especial destaque as micro-pequenas e médias empresas portuguesas (PMEs) do sector primário, indústria alimentar, bebidas e pesca.”