TURMA IMBATÍVEL: JÁ SÃO CONHECIDOS OS PROJETOS VENCEDORES DESTA EDIÇÃO

Já são conhecidas as escolas vencedoras do programa educativo “Turma Imbatível” do Lidl Portugal. Nesta iniciativa, que decorreu de norte a sul do país, os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo foram desafiados a apresentar um projeto do seu ‘Estádio Jogos Imbatíveis’ ideal, no espaço desportivo da sua escola ou parque comunitário local. Os quatro projetos vencedores foram selecionados, num total de 365 participações.

18.06.2024 13:00:00 | Sintra

Turma Imbatível vencedores

Com o aproximar do final do ano letivo, terminou mais uma edição do programa educativo do Lidl Portugal ‘Turma Imbatível’, que desde 2011 já sensibilizou mais de 175 mil alunos de um total de 1.641 escolas, para a adoção de estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis, através de quatro eixos centrais: Alimentação Sustentável, Vida Saudável, Sustentabilidade e Consumo Responsável.

Nesta edição de 2024, o programa promoveu a importância da atividade física para o bem-estar físico e mental, premiando uma turma de pré-escolar do Jardim de Infância do Canhoso, em Castelo Branco, e três turmas de 1º ciclo das escolas: EB 1 da Venda do Pinheiro, em Lisboa, 2º Jardim Escola João de Deus, em Coimbra e Escola Básica de Ferreira, no Porto – que recebem dois mil euros cada uma, para ajudar na implementação do projeto com que se candidataram.

No total, foram 365 escolas de todo o país que participaram nesta edição. Para se habilitarem a ser vencedoras, as turmas realizaram ainda desafios periódicos ao longo dos meses de fevereiro, março e abril que contribuíram para a sua classificação final, como a criação de um pequeno-almoço sustentável, um desenho criativo para incentivar as suas famílias a andar mais a pé e uma coreografia que promovesse a atividade física. Adicionalmente, tiveram de submeter uma ideia de como seria o seu ‘Estádio Jogos Imbatíveis’ ideal, na sua escola ou num parque comunitário local.

Conheça os projetos vencedores:

Pré-escolar:

Jardim de Infância do Canhoso, Castelo Branco

A sala 1 deste Jardim de Infância propôs-se a reformular um espaço público semiabandonado, perto das suas instalações, onde já se encontra um campo de futebol e de basquetebol. No entanto, na área envolvente, há ainda muito terreno baldio e a sugestão da turma foi a de aproveitar esse espaço para a colocação de pequenos labirintos, gincanas, teias e outras atividades de lazer para as crianças. A implementação do projeto irá contar ainda com a participação de empresas locais, que vão disponibilizar materiais resultantes da sua produção (pneus, tecidos, madeiras, entre outros) para que sejam reaproveitados.

1º ciclo:

EB1 da Venda do Pinheiro, Lisboa

Os alunos do 4º CVP começaram por construir uma maquete do pátio da escola, realizando de seguida um questionário entre eles para perceber que tipo de jogos gostariam de ter neste espaço, surgindo uma ciclovia, rede de vólei, cesto de basquetebol, parede de escalada, cantinho da leitura e zona de educação inclusiva, que acrescentaram à maquete inicial.

2º Jardim Escola João de Deus, Coimbra

O 2ºB irá apetrechar o recreio da escola com estruturas que lhes permitam criar novas brincadeiras – casa na árvore, baloiço-pneu, piscina de bolas, pista de carros e uma parede de escalada. Para idealizar a proposta, a turma contou com a ajuda de um arquiteto, que ensinou as crianças a colocarem as suas ideias em papel e, com esses conhecimentos, construíram maquetes daquilo que seria o seu recreio ideal.

Escola Básica de Ferreira, Porto

Com o mote “Com a madeira construímos a brincadeira”, a proposta da turma 3AFR (3º ano) centrou-se na construção de um parque de madeira, evitando o uso de plástico como material principal. Uma vez que Paços de Ferreira é a capital do móvel, a turma pretende aliar-se aos fabricantes de móveis da comunidade local para os ajudar com a construção deste espaço. A proposta inclui baloiços, escorregas, espaço de leitura, balancé e ainda um refúgio para coelhos e uma zona de plantas atrativas para borboletas.

O Lidl tem uma forte estratégia de responsabilidade social corporativa, ‘Mais Lidl’, em que um dos pilares é precisamente o apoio à comunidade, e onde se insere o projeto ‘Turma Imbatível’, que conta com o apoio da Direção-Geral da Educação (DGE), Direção-Geral da Saúde (DGS), Associação Natureza Portugal (ANP | WWF), Associação Portuguesa de Nutrição (APN), Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).