LIDL MARCA PRESENÇA NA FEIRA NACIONAL DE AGRICULTURA E REFORÇA COMPROMISSO COM A PRODUÇÃO NACIONAL
O Lidl Portugal regressa à Feira Nacional de Agricultura (FNA), em Santarém, com um espaço inteiramente dedicado à valorização da produção nacional.
09.06.2025 | Sintra
Lidl na Feira Nacional de Agricultura 2025
Nesta edição, que decorre no ano em que o Lidl Portugal celebra 30 anos de presença em Portugal, destaca-se o compromisso da insígnia em estabelecer relações duradouras e próximas com os produtores nacionais.
Exemplo disso são alguns dos parceiros presentes no stand da marca na feira. A Granvinhos, parceira do Lidl Portugal desde 1985 — fornecendo para outros mercados Lidl mesmo antes da entrada da insígnia em Portugal — tem beneficiado de uma relação comercial sólida. Com as exportações a crescer de forma consistente, esta empresa nacional do setor vinícola é um exemplo claro do impacto positivo e duradouro destas parcerias no crescimento e na internacionalização dos produtores portugueses.
Também a Queijaria Lactimonte — fornecedora do Lidl desde 2021 — tem beneficiado desta parceria, registando um aumento de 40% na produção de queijo fresco, impulsionando o crescimento das suas infraestruturas e da capacidade empregadora.
Por sua vez, a Tradifana, produtora de bolos secos tradicionais da Azambuja, desde que se tornou fornecedora do Lidl Portugal em 2021, tem vindo a crescer. No ano passado, iniciou a exportação para outros países onde a marca está presente — um passo fundamental que impulsionou a expansão da empresa e o desenvolvimento da sua capacidade produtiva.
Além da presença de vários produtores parceiros, o stand do Lidl contará ainda com uma seleção variada de produtos nacionais em destaque — uma homenagem à frescura e qualidade dos artigos que o retalhista tem levado não só a todas as suas lojas em Portugal, mas também além-fronteiras.
De acordo com a Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl Portugal, “no ano em que celebramos três décadas no país, a presença na FNA reforça a nossa ligação com os produtores nacionais. Ao longo destes 30 anos, temos vindo a aumentar a oferta de artigos portugueses nas nossas lojas. Cerca de 50% dos nossos produtos de marca própria, disponíveis de forma permanente, são provenientes de fornecedores portugueses — e muitos deles chegam a outros mercados onde estamos presentes, contribuindo cada vez mais para a internacionalização dos nossos fornecedores.”
Segundo estudos independentes, as exportações promovidas pelo Lidl Portugal representam 2% do total das exportações portuguesas de produtos alimentares para a União Europeia. Destaca-se ainda que 80% dos fornecedores envolvidos são pequenas e médias empresas.