Programa 'Mais Ajuda' disponibiliza 150 mil euros para projetos de inovação social

Estão já abertas as candidaturas ao “Mais Ajuda”, o programa promotor de inovação social, que apoiará os melhores projetos de apoio à comunidade.

08.01.2020 12:00:00 | Sintra

Mais Ajuda_resultados

O novo ano arranca com boas notícias: o programa Mais Ajuda, que juntou o Lidl e as rádios Renascença, RFM e Mega Hits, tem 150 mil euros para apoiar quem mais precisa e as suas candidaturas estão já abertas e decorrerão até ao dia 29 de fevereiro através do site www.maisajuda.pt.

Com a ajuda dos clientes Lidl, que neste Natal escolheram, de forma responsável, comprar artigos Deluxe, o ‘Mais Ajuda’ recolheu, nas mais de 255 lojas da insígnia no país, 135 mil euros para apoiar IPSSs ou equiparadas, em projetos dirigidos a crianças, e Startups que demonstrem impacto social no desenvolver das suas atividades. Adicionalmente, o Lidl contribuirá ainda com 15 mil euros, para a posterior realização de um Business Hackathon – direcionado às IPSSs ou equiparadas que irão ser selecionadas ao abrigo do Mais Ajuda -, para o qual serão convidados membros da comunidade de talento, empreendedorismo, entre outros parceiros externos, para identificarem e desenvolverem soluções para alguns dos desafios específicos destas instituições.

De todos os projetos candidatos, serão selecionados 12 finalistas, em abril de 2020, que apresentarão os seus projetos a um júri responsável pela seleção das 6 iniciativas vencedoras – 3 projetos de IPSSs e 3 projetos de Startups, recebendo cada um deles o valor de 22.500 euros para implementação da sua proposta.

O júri, a quem caberá esta decisão, é composto por Filipe Almeida, presidente da iniciativa Portugal Inovação Social, Isabel Figueiredo, adjunta do presidente do Grupo Renascença Multimédia, Luís de Melo Jerónimo, diretor Social Cohesion Programme da Fundação Calouste Gulbenkian, Pedro Rocha Vieira, CEO e Co-fundador da Beta-i e Vanessa Romeu, diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal.

Para além do apoio monetário, os projetos vencedores irão receber mentoria, por parte da Beta-i, para adquirirem novos conhecimentos e alavancarem os seus projetos. Esta mentoria, que decorrerá até seis meses após o anúncio dos projetos vencedores, consiste num conjunto de iniciativas, nas quais se incluem workshops e consultoria.

De acordo com Vanessa Romeu, Diretora de Comunicação Corporativa do Lidl, “mais uma vez, por ocasião do Natal, conseguimos mobilizar os portugueses em torno de boas causas - o que nos deixa bastante satisfeitos e certos da nossa missão em contribuir para o apoio à comunidade e capacitação do terceiro sector. Com o valor recolhido para o Programa Mais Ajuda, vamos apoiar projetos inovadores que acrescentem valor à comunidade, apoiando quem mais precisa. Identificámos uma oportunidade de aproximar dois universos que muito podem contribuir para uma sociedade mais inclusiva e equilibrada e estamos confiantes que a metodologia adotada vai trazer mais valias para todas as partes envolvidas”.

Já para Isabel Figueiredo, Adjunta do Presidente do Grupo Renascença, “é sempre surpreendente a generosidade dos portugueses, que apesar das dificuldades, continuam a dar do que é seu, numa firme consciência de que há sempre alguém que tem menos, que precisa de mais. Enquanto Grupo Renascença, participar numa iniciativa como o Mais Ajuda, é motivo de grande satisfação e de igual responsabilidade, conscientes de que a generosidade dos nossos ouvintes é um verdadeiro património da nossa identidade. É agora tempo de concretizar ajudas e premiar projetos que acreditamos capazes de transformar vidas”.

Segundo Pedro Rocha Vieira, Co-fundador e CEO da Beta-i, “A Beta-i tem na sua génese a crença profunda no impacto positivo do empreendedorismo na sociedade. Temos participado em diferentes projectos ao longo dos últimos 10 anos com efeitos que constituem uma verdadeira mais-valia para as comunidades em que se inserem. É com orgulho que nos associamos ao LIDL nesta iniciativa que os premeia”.

Nas palavras de Filipe Almeida, Presidente da Iniciativa Portugal Inovação Social,  “este projeto é diferenciador na medida em que junta dois mundos que não estão assim tão distantes quanto isso – Ipss e Start-ups – sendo a convergência um caminho que está a acontecer todos os dias”.

Os resultados do projeto “Mais Ajuda” foram apresentados no âmbito da conferência “Mais Inovação Social, Mais Ajuda”, que teve lugar hoje no Lx Factory, para debater as diferentes visões da inovação social ao serviço da comunidade.

O “Mais Ajuda” é um projeto promotor de inovação social, desenvolvido pelo Lidl Portugal e pelo Grupo Renascença Multimédia (Renascença, RFM e Mega Hits), em parceria com a Beta-i, com o objetivo de apoiar projetos inovadores, capazes de encontrar novas respostas a problemas sociais, e aprofundar boas práticas junto do terceiro setor.