Lidl lança 2ª edição do TransforMAR e entrega à comunidade aparelhos de atividade física feitos com plástico recolhido em praia o Verão passado

A praia da Aguda, em Vila Nova de Gaia, é a primeira, de 15 praias, a receber a 2ª edição do TransforMAR que, durante 45 dias, sensibilizará os veraneantes entregarem as suas embalagens de plástico e metal, evitando que acabem no mar. A manhã de hoje ficou também marcada pela entrega, nesta praia, do primeiro equipamento produzido a partir do plástico reciclado recolhido no Verão passado.

15.06.2019 11:00:00 | Sintra

Projeto TrasforMAR em Vila Nova de Gaia

Projeto TrasforMAR em Vila Nova de Gaia

O início da época balnear no Norte ficou hoje marcado pelo arranque da 2ª edição do TransforMAR na praia da Aguda, em Vila Nova de Gaia. Este projeto, que surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal, juntamente com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Eletrão, Quercus e Agência Portuguesa do Ambiente (APA), pretende sensibilizar para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular - através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos.

Esta 2ª edição estará presente, durante 45 dias, em 15 praias de Norte a Sul do país, promovendo a recolha, num depósito próprio, não só de embalagens de plástico, mas agora também de metal, produzidos pelos veraneantes enquanto usufruem do seu tempo em praia, com a promessa de que estes serão transformados num benefício para a comunidade - uma iniciativa que não só garante praias mais limpas, como promove um comportamento mais responsável.

Em paralelo, decorreu também na praia da Aguda, esta manhã, a cerimónia oficial de entrega do primeiro circuito de equipamentos de atividade física produzidos a partir de plástico reciclado, resultante da 1ª edição do projeto TransforMAR, marcando o início da entrega à comunidade. Outras 13 praias, que participaram o ano passado neste projeto, se seguirão.

Na sua 1ª edição, que se realizou no verão passado, o TransforMAR passou por 14 praias, de norte a sul do país, e no total foram recolhidas 1,5 toneladas de material plástico, que correspondem a cerca de 88 mil unidades, cabendo à Electrão, parceira do projeto, toda a operação de recolha e reciclagem dos resíduos plásticos. A Extruplás foi a empresa responsável pela sua transformação nos aparelhos de circuito de atividade física que serão agora entregues.

Para Hélder Rocha, Diretor-Geral Norte do Lidl Portugal, “Este projeto é mais uma das formas do Lidl poder contribuir para um amanhã mais sustentável, através da correta gestão dos resíduos e da promoção da economia circular. O Lidl assumiu um sério compromisso em prol da redução de utilização de plástico, na qual este projeto se insere, como sensibilização da comunidade para um problema que nos afeta a todos, comprometendo o nosso futuro. Estamos muito satisfeitos com o resultado da 1ª edição do TransforMAR, pois com o novo destino que foi dado ao plástico aliamos estilos de vida saudáveis a escolhas responsáveis. Acreditamos que este ano conseguiremos ainda uma maior abrangência, em 45 dias de ação, sensibilizando portugueses se norte a sul do país.”

Com uma forte estratégia de sustentabilidade e de redução de plástico a 360º graus, o Lidl foi a primeira cadeia de retalho em Portugal a assinar o pacto ambiental com as Nações Unidas e com a Fundação Ellen MacArthur. A nível nacional, a cadeia foi ainda pioneira a assumir, em março de 2018, um compromisso de redução de consumo de plástico nas embalagens de marca própria em 20% até 2025; a descontinuar a venda de plásticos descartáveis, em agosto de 2018; e a anunciar o fim da venda de sacos de plástico para transporte de compras até ao final de 2019.

O Lidl faz parte do Reset Platic - a estratégia de plásticos do Grupo Schwartz. Esta, mediante uma aborgadem holística, engloba cinco áreas de ação: reduzir, redesenhar, reciclar, remover e inovar/educar. Desta forma o uso de plástico é reduzido e fecha-se o ciclo. Saiba mais: www.reset-plastic.com

 

Contactos

Departamento de Comunicação Corporativa
press@lidl.pt

Categorias


Download

Download (12.61 MB)

Partilhar

Anexos
Ver mais