Reduzir e reciclar. REset Plastic - A nossa estratégia para o plástico

O plástico cumpre funções importantes no retalho alimentar: é resistente, leve e pode ser utilizado de diversas formas, protegendo os alimentos durante o transporte e permitindo garantir a qualidade, durabilidade e frescura aos nossos clientes. No entanto, como é produzido cada vez mais plástico e apenas uma quantidade muito reduzida é reciclada, o lixo plástico tornou-se num problema crescente para os humanos, animais e ambiente.

Enquanto retalhista alimentar, estamos cientes da nossa responsabilidade e queremos oferecer aos nossos clientes as opções mais conscientes, a nível ambiental. Por esse motivo, comprometemo-nos a reduzir em 20% o nosso consumo de plástico até 2025, a tornar 100% das nossas embalagens o máximo recicláveis, e a utilizar uma média de 20% de material reciclado nas nossas embalagens de plástico de marca própria.

Estas medidas fazem parte do REset Plastic, a nossa estratégia internacional de plástico, iniciada em 2018 pelo Grupo Schwarz. Juntos, procuramos alcançar uma visão de “Menos plástico - circuitos fechados”.

As 5 áreas de atuação do REset Plastic

REset Plastic

Não existe uma solução simples para o problema dos plásticos. Como resposta à sua complexidade, introduzimos cinco áreas de atuação que permitem uma visão holística do problema:

REduce

Sempre que possível e sustentável, evitamos o uso de plástico.

  • Os nossos sacos reutilizáveis ​​para frutas e legumes “Green Bags” são uma forma de criar uma alternativa sustentável aos sacos de plástico (saiba mais aqui);
  • Acabámos com a venda de artigos de plástico descartável em todas as nossas lojas de Portugal;
  • Acabámos com a venda de sacos de plástico para o transporte de compras em todas as nossas lojas de Portugal (saiba mais aqui).

REdesign

Desenhamos produtos e embalagens recicláveis ​​e fomentamos sistemas de economia circular.

  • Já reduzimos o plástico em muitas embalagens, aumentámos a sua reciclabilidade e o uso de plástico reciclado;
  • Lançámos o selo “Embalagem ecorresponsável” para aumentar a transparência dos nossos produtos. As embalagens com este selo contêm, pelo menos, 30% de material reciclado; o seu volume ou peso foi reduzido em, pelo menos, 10%; ou a embalagem é, pelo menos, 80% reciclável;
  • Reduzimos o plástico nas cápsulas de café e nas embalagens de frutos secos;
  • Lançámos as pastilhas de recarga W5 para limpeza geral, de cozinha ou de vidros, que permitem poupar plástico e reutilizá-lo. Basta encher uma garrafa reutilizada vazia com 750 ml de água fria, introduzir a pastilha e deixar dissolver. Cada reutilização da garrafa permite pulverizar 600 vezes;
  • Encontrámos uma solução que permite poupar 5 toneladas de plástico por ano na embalagem da Banana da Madeira;
  • Para melhorar a reciclabilidade das nossas embalagens, eliminámos o plástico preto nas nossas carnes frescas de marca própria;
  • Já incorporámos plástico reciclado nas embalagens de diversos artigos, tais como: Guardanapos de Folha Dupla Floralys; Garrafa de Água Naturis 6x0,33l; Garrafa de Água Mineral com Gás Naturis 6x0,5l; W5 Detergente Ultrac. para Louça 500ml; W5 Spray WC Pistola 750ml; W5 Detergente Desengordurante 750ml;
  • Lançámos a nossa primeira coleção de ténis, de marca própria, Crivit, feita com plástico reciclado;
  • Lançámos uma coleção de utensílios para a casa, que permite dar uma segunda vida às embalagens, transformando-as em produtos como cestos para a roupa, caixas de arrumação, baldes e caixas rebatíveis, feitos com 95% de plástico reciclado;
  • Introduzimos um picotado nos Iogurtes BIO que permite separar o cartão do plástico mais facilmente, ajudando o consumidor no processo de reciclagem desta embalagem;
  • A partir de janeiro de 2021, removemos os microplásticos das nossas embalagens (saiba mais aqui).

REcycle

Recolhemos, separamos e reciclamos o plástico, fechando o ciclo de materiais.

  • Atualmente, quase todos os resíduos recicláveis ​​nos nossos entrepostos são separados, tornando possível a reciclagem do material plástico de embalamento antigo e transformá-lo em novos sacos.

REmove

Apoiamos a remoção de plástico do ambiente.

  • Ao nível global, em conjunto com os nossos parceiros, “Project Stop” e “One Earth - One Ocean e.V.”, contribuímos para oceanos e rios livres de plástico;
  • Lançámos, em 2018, o projeto “TransforMAR” com o Electrão, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Quercus, e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo recolhido mais de 180 toneladas de plástico das praias portuguesas nos últimos 5 anos. (Saiba mais aqui)

REsearch

Investimos na investigação e no desenvolvimento de soluções inovadoras para o problema do plástico e fornecemos informações sobre reciclagem e conservação de recursos.

  • Assinámos o Compromisso Global da Ellen MacArthur Foundation, que demonstra um forte sinal da nossa visão de uma economia circular que funcione globalmente;
  • Somos membros fundadores do Pacto Português para os Plásticos;
  • Desenvolvemos, em conjunto com a WWF, o Relatório da ANP | WWF “X-RAY da Poluição por Plástico: Repensar o Plástico em Portugal”.

 

Menos plástico, mais ambiente

Video Sacos de Plástico Lidl

O fim da venda de sacos de plástico faz parte da estratégia de sustentabilidade e de redução de plástico a 360º graus do Lidl, enquanto membro do Grupo Schwarz, que assinou o pacto ambiental com as Nações Unidas e com a Fundação Ellen MacArthur com o objetivo de eliminar, reduzir, substituir e transformar o plástico.