Women‘s Empowerment Principles

Women‘s Empowerment Principles

Ao sermos o primeiro retalhista alimentar português a assinar a iniciativa da UN, estamos a estabelecer um marco na prática para a igualdade de género

A defesa da igualdade de género está firmemente consagrada na nossa cultura empresarial. Para sublinhar publicamente este compromisso, assinámos os Women’s Empowerment Principles (WEPs) das Nações Unidas.

• Queremos aumentar ainda mais a proporção de mulheres executivas nos cargos médios e superiores de gestão;

• Trabalhamos com estruturas salariais padronizadas, com base em critérios objetivos, como a experiência profissional, qualificações e habilidades.

• Exigimos e promovemos políticas de igualdade de oportunidades também juntos dos nossos parceiros ao longo da cadeia de valor.

Igualdade de oportunidades para todos - já estamos no caminho certo

O Lidl Portugal promove ativamente a igualdade de género na empresa e ao longo da cadeia de valor. Estamos convencidos de que a igualdade de oportunidades e diversidade são componentes essenciais para o sucesso corporativo a longo-prazo. É por isso que estão firmemente consagrados nos nossos princípios corporativos e no nosso código de conduta.

Na prática, isso significa:

Aumentar a proporção de mulheres em cargos executivos: O nosso objetivo é trazer mais mulheres para cargos de liderança nos níveis médios e superiores. Isto representa um desafio particular para criar um equilíbrio positivo entre homens e mulheres: aqui, o Lidl toma medidas proativas para garantir que todos os colaboradores são informados sobre as soluções organizacionais relacionadas à gravidez, maternidade e licença parental.

Igualdade de oportunidades de carreira para todos os colaboradores: As nossas estruturas salariais padronizadas são baseadas em critérios objetivos, como a experiência profissional, qualificações e habilidades. Além disso, oferecemos a todos os nossos colaboradores acesso igual a oportunidades de formação e desenvolvimento.

Pessoas de confiança para todos os colaboradores: Foram designadas pessoas de contacto independentes e imparciais. Os colaboradores podem abordá-los tanto sobre questões gerais de profissão, como sobre reclamações relacionadas à diversidade e à igualdade de género.

Igualdade de oportunidades na nossa cadeia de fornecimento: Como parte da nossa responsabilidade corporativa, também promovemos os princípios de igualdade de género e igualdade de oportunidades nas nossas cadeias de fornecimento. Quando se trata dos nossos parceiros globais, esperamos e incentivamos a igualdade de oportunidades e fornecemos informações sobre isso na nossa política de “Dever de diligência empresarial pelo respeito dos direitos humanos e pela proteção do ambiente”.

Women’s Empowerment Principles

Logo WEP

Os WEPs foram estabelecidos em 2010 pela UN Women e pelo UN Global Compact. Estes representam a primeira iniciativa mundial a ter como objetivo promover e fortalecer o papel das mulheres nas empresas.

Os sete princípios seguintes têm como objetivo oferecer orientação às empresas na promoção da igualdade de género:

1. Estabelecer uma cultura de liderança corporativa favorável à igualdade;
2. Tratar todas as mulheres e homens de maneira justa no trabalho - aderindo aos direitos humanos internacionais e à não-discriminação;
3. Garantir a saúde, o bem-estar e a segurança de todos os colaboradores;
4. Promover a educação, formação e desenvolvimento da mulher;
5. Promover o empreendedorismo entre as mulheres, fortalecendo a participação das mulheres no mercado de compras, e respeitando a dignidade das mulheres em todas as ações de marketing;
6. Promover a igualdade de género através de iniciativas comunitárias e advocacia;
7. Medir e relatar todo progresso na área de igualdade de género.

Os princípios derivaram de práticas de negócio e visam apoiar as empresas na adaptação de regulamentos e programas existentes para a promoção da mulher ou na introdução de regulamentos e programas novos e necessários.