No Lidl, fomos desenvolvendo sucessivamente a certificação das matérias-primas para o cacau das nossas marcas próprias. Desde 1 de março de 2019, todo o cacau presente nos produtos de marca própria é 100% certificado, de origem sustentável. De forma a apoiar o cacau certificado, trabalhamos intensivamente com as organizações de certificação reconhecidas internacionalmente como Fairtrade, UTZ e Rainforest Alliance. Desta forma, apoiamos um cultivo de cacau mais sustentável e viável para o futuro.
No Lidl, desenvolvemos uma política de compra e venda de pescado sustentável. Esta política é aplicável aos produtos do mar, como pescado, marisco e derivados e tem como objetivo influenciar fornecedores, consumidores e colaboradores em ações e escolhas mais responsáveis, que privilegiem a pesca e aquicultura sustentável. No âmbito desta política, fomos o primeiro supermercado em Portugal a garantir a totalidade do seu bacalhau proveniente de pesca sustentável, com certificação MSC, e privilegiamos produtos de aquicultura sustentável, com certificação ASC.
Em julho de 2017, o Lidl foi a primeira empresa do setor de retalho alimentar em Portugal a abolir a venda de ovos frescos provenientes de galinhas criadas em gaiolas. Desde então, vendemos apenas ovos de solo, ovos de campo ou ovos com certificação bio, e o mesmo cuidado se aplica para os ovos utilizados na confeção de produtos de marca própria. Esta medida demonstra o nosso compromisso no respeito pelo bem-estar e criação animal.
Estamos comprometidos com um cultivo sustentável de café. Um fator importante do nosso compromisso é a colaboração com organizações de certificação reconhecidas internacionalmente, como Fairtrade, Rainforest Alliance, Bio e UTZ, as quais asseguram a implementação de normas que são importantes para a empresa na produção do café.
No Lidl, estamos comprometidos com um cultivo sustentável de chá. Um fator importante deste compromisso é a colaboração com organizações de certificação reconhecidas internacionalmente, como Fairtrade, Rainforest Alliance, Bio, UTZ e UEBT , as quais asseguram a implementação de normas que são importantes para a empresa. Ao longo dos anos, fomos investindo num número crescente de certificações de matérias-primas utilizadas no chá das nossas marcas próprias.
A sustentabilidade é uma parte integrante de toda a nossa atividade diária. Para o Lidl Portugal, é essencial adotar uma conduta mais responsável e sustentável na aquisição de celulose. Por essa razão, traçámos a meta até ao final de 2020 de transitar todos os produtos de marca própria, inclusivamente as respetivas embalagens e etiquetas compostas por celulose, para material reciclado ou para fibras virgens certificadas pelo FSC. Desta forma, procuramos apoiar o uso mais responsável da celulose e proteger as florestas.
No Lidl, oferecemos sempre aos nossos clientes qualidade e frescura ao melhor preço. Para garantir a qualidade e a segurança das nossas frutas e legumes, estabelecemos relações com os fornecedores e criamos processos eficientes de logística e de garantia de qualidade. O nossos fornecedores de frutas e legumes são certificados GlobalG.A.P., garantindo assim a sua competência na produção agrícola segura e sustentável. O contacto direto do nosso departamento de compras com os produtores e o fornecimento direto aos nossos entrepostos são essenciais para uma logística eficiente.
Mecanismos de reclamação
O acesso a um mecanismo de reclamação eficaz para trabalhadores em cadeias de fornecimento globais é uma parte essencial do dever de diligência corporativa para descobrir riscos de direitos humanos e violações de direitos. Na prática, no entanto, representa geralmente um desafio na cadeia de fornecimento inferior, uma vez que os colaboradores enfrentam numa ampla variedade de contextos - por exemplo, a nível de habilidades linguísticas, acesso à tecnologia de informação, características culturais – para ter acesso a mecanismos de reclamação.
O Lidl estabeleceu, portanto, o objetivo de iniciar mecanismos de reclamação em várias cadeias de fornecimento, através de projetos piloto, com vista a identificar abordagens escaláveis e eficazes. Nesta primeira etapa, começámos a testar mecanismos de reclamação em três cadeias de fornecimento de risco.
Saiba mais sobre os nossos projetos pilotos de Mecanismos de Reclamação aqui.