Políticas de Compra

Políticas de Compras Responsáveis

Compra sustentável de cacau

infografia cacau desktop

No Lidl, fomos desenvolvendo sucessivamente a certificação das matérias-primas para o cacau das nossas marcas próprias. Desde 1 de março de 2019, todo o cacau presente nos produtos de marca própria é 100% certificado, de origem sustentável. De forma a apoiar o cacau certificado, trabalhamos intensivamente com as organizações de certificação reconhecidas internacionalmente como Fairtrade, UTZ e Rainforest Alliance. Desta forma, apoiamos um cultivo de cacau mais sustentável e viável para o futuro.

Compra sustentável de pescado

infografia pescado desktop

No Lidl, desenvolvemos uma política de compra e venda de pescado sustentável. Esta política é aplicável aos produtos do mar, como pescado, marisco e derivados e tem como objetivo influenciar fornecedores, consumidores e colaboradores em ações e escolhas mais responsáveis, que privilegiem a pesca e aquicultura sustentável. No âmbito desta política, fomos o primeiro supermercado em Portugal a garantir a totalidade do seu bacalhau proveniente de pesca sustentável, com certificação MSC, e privilegiamos produtos de aquicultura sustentável, com certificação ASC.

Compra sustentável de ovos

Infografia ovos desktop

Em julho de 2017, o Lidl foi a primeira empresa do setor de retalho alimentar em Portugal a abolir a venda de ovos frescos provenientes de galinhas criadas em gaiolas. Desde então, vendemos apenas ovos de solo, ovos de campo ou ovos com certificação bio, e o mesmo cuidado se aplica para os ovos utilizados na confeção de produtos de marca própria. Esta medida demonstra o nosso compromisso no respeito pelo bem-estar e criação animal. 

Compra sustentável de café

infografia café desktop

Estamos comprometidos com um cultivo sustentável de café. Um fator importante do nosso compromisso é a colaboração com organizações de certificação reconhecidas internacionalmente, como Fairtrade, Rainforest Alliance, Bio e UTZ, as quais asseguram a implementação de normas que são importantes para a empresa na produção do café.

Compra sustentável de chá

infografia chá desktop

No Lidl, estamos comprometidos com um cultivo sustentável de chá. Um fator importante deste compromisso é a colaboração com organizações de certificação reconhecidas internacionalmente, como Fairtrade, Rainforest Alliance, Bio, UTZ e UEBT , as quais asseguram a implementação de normas que são importantes para a empresa. Ao longo dos anos, fomos investindo num número crescente de certificações de matérias-primas utilizadas no chá das nossas marcas próprias.

Compra sustentável de óleo de palma e palmiste

infografia óleo de palma desktop

A partir de março de 2019, passámos a utilizar exclusivamente óleo de palma e de palmiste certificado e segregado nos produtos alimentares de marca própria. Colaboramos com organizações de certificação reconhecidas internacionalmente, como o Round Table on Sustainable Palm Oil (RSPO), para garantir que os padrões básicos que são importantes para o Lidl são implementados.

Compra sustentável de flores e plantas

infografia flores e plantas desktop

No Lid, consideramos importante que a cadeia de fornecimento de flores e plantas seja transparente e rastreável. As normas ambientais e de sustentabilidade que exigimos são reconhecidas internacionalmente e garantem que o cultivo de flores e plantas é efetivamente mais sustentável.

Compra sustentável de produtos e embalagens com celulose

infografia celulose desktop

A sustentabilidade é uma parte integrante de toda a nossa atividade diária. Para o Lidl Portugal, é essencial adotar uma conduta mais responsável e sustentável na aquisição de celulose. Por essa razão, traçámos a meta até ao final de 2020 de transitar todos os produtos de marca própria, inclusivamente as respetivas embalagens e etiquetas compostas por celulose, para material reciclado ou para fibras virgens certificadas pelo FSC. Desta forma, procuramos apoiar o uso mais responsável da celulose e proteger as florestas.

Compra sustentável de frutas e legumes

infografia frutas e legumes desktop

No Lidl, oferecemos sempre aos nossos clientes qualidade e frescura ao melhor preço. Para garantir a qualidade e a segurança das nossas frutas e legumes, estabelecemos relações com os fornecedores e criamos processos eficientes de logística e de garantia de qualidade. O nossos fornecedores de frutas e legumes são certificados GlobalG.A.P., garantindo assim a sua competência na produção agrícola segura e sustentável. O contacto direto do nosso departamento de compras com os produtores e o fornecimento direto aos nossos entrepostos são essenciais para uma logística eficiente.

Alimentação consciente e saudável

infografia alimentação consciente desktop

No Lidl estamos cientes da nossa responsabilidade, enquanto uma das principais cadeias de retalho a operar em Portugal. Neste sentido, implementamos uma estratégia de redução do teor de açúcar, de sal e de gordura nos alimentos, enquanto resposta concertada às exigências da lei, do mercado e das novas tendências. Estamos empenhados em promover ativamente quer a consciência nutricional, quer a adoção de uma dieta saudável, através dos nossos produtos. Tudo isto resulta numa política de compra de produtos alinhada com o compromisso de promoção de uma alimentação mais consciente e saudável.

Dever de Diligência Empresarial na Compra de Mercadorias

Dever de diligência empresarial pelo respeito dos direitos humanos e pela proteção do ambiente

No Lidl, trabalhamos diariamente para tornar as nossas atividades comerciais o mais sustentáveis possível. Temos consciência do nosso impacto e da nossa responsabilidade perante a sociedade e o ambiente. Como forma de prevenir impactos negativos, analisamos os potenciais riscos na nossa cadeia de valor e identificamos medidas concretas para evitar e minimizá-los, tais como, a sensibilização dos nossos trabalhadores e parceiros empresariais.

Direitos humanos na cadeia de fornecimento

Direitos Humanos na Cadeia de Fornecimento

Para o Lidl, a sustentabilidade é um dos objetivos centrais estratégicos para um futuro promissor. Assumimos a responsabilidade das nossas ações enquanto empresa que tenham efeitos nas pessoas e no ambiente. Agir com responsabilidade é a nossa forma de cumprir a nossa promessa de qualidade a cada dia que passa e, assim, de definir um posicionamento seguro para a nossa empresa no futuro. As empresas têm um papel central na proteção dos direitos humanos, que devem ser respeitados em todas as suas atividades empresariais, independentemente do Estado. No Lidl, certificamo-nos de que os nossos deveres de diligência em matéria de direitos humanos são cumpridos ao longo de toda a nossa cadeia de valor, porque sabemos que também somos responsáveis por garantir o cumprimento das normas em matéria de direito do trabalho e condições dignas. Saiba mais sobre o compromisso do Lidl com a proteção e promoção dos direitos humanos na nossa Política de Compras sobre os Direitos Humanos na cadeia de fornecimento.

Cadeias de Fornecimento Livres de Desflorestação e Conversão

A agricultura é considerada como o principal motor da desflorestação e da degradação ambiental, devido à exploração direta de madeira, do cultivo de óleo de palma, soja e cacau e da criação de pastagens para a pecuária. Os retalhistas de produtos alimentares podem influenciar a forma como os alimentos e os produtos que vendem são produzidos e cultivados, e por isso, devem assumir a responsabilidade de garantir que as respetivas cadeias de fornecimento não estejam associadas à desflorestação. A preservação da biodiversidade e a abordagem do problema de desflorestação nas cadeias de fornecimento são um campo central de ação no departamento de compras do Lidl. Assim, até ao final de 2025, estamos empenhados em implementar cadeias de fornecimento que não estejam associadas à desflorestação, conversão e exploração. As matérias-primas particularmente relevantes são a soja, o óleo de palma (palmiste), o cacau, a carne de bovino e a celulose/madeira.

popa_igualdadedegenero

Igualdade de género na cadeia de fornecimento

A proteção dos direitos humanos está firmemente ancorada no Código de Conduta do Grupo Schwarz e como tal faz parte integrante dos contratos com os nossos parceiros comerciais. Neste contexto, exigimos da parte dos nossos parceiros que se comprometam a garantir a igualdade de género tanto nas suas próprias empresas como junto dos seus próprios fornecedores. Enquanto um dos maiores retalhistas de produtos alimentares com fornecedores em todo o mundo, temos uma responsabilidade especial. Esta passa também por apoiar ativamente as mulheres nos locais de produção e garantir condições de trabalho justas e equitativas. É precisamente no início da cadeia de valor que podemos ter um impacto enorme ao agirmos com responsabilidade, pois é aqui que reside o maior impacto ambiental e social.