LIDL ADERE AO PACTO PORTUGUÊS PARA OS PLÁSTICOS

O Lidl Portugal reforça o seu compromisso para uma economia circular ao tornar-se membro fundador do Pacto Português para os Plásticos, uma plataforma colaborativa, coordenada pela Associação Smart Waste Portugal, integrada na Rede dos Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur, e que conta o apoio do Governo.

04.02.2020 18:00:00 | Sintra

Pacto Português para os plásticos

Com uma forte estratégia de sustentabilidade e de redução de plástico a 360º graus, defendendo a economia circular como forma de prevenir resíduos e contribuir para a redução do desperdício, o Lidl Portugal anuncia a sua participação como membro fundador do Pacto Português para os Plásticos. O evento de lançamento do Pacto teve lugar hoje, no Auditório Sede da EDP em Lisboa, contando com a presença de mais de 150 participantes.

Coordenado pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática; Ministério da Economia e Transição Digital; e Ministério do Mar, e em parceria com a Rede dos Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur, o Pacto Português para os Plásticos é uma plataforma colaborativa e de inovação, unida por uma visão comum, de uma economia circular para os plásticos em Portugal, onde estes nunca se converterão em resíduos. Este compromisso comum, junta o Governo, os diferentes agentes da cadeia de valor dos plásticos, a Academia e ONG’s, num total de 50 organizações.

Através da assinatura deste Pacto, o Lidl Portugal e as restantes entidades envolvidas comprometem-se a desenvolver ações com vista a atingir um conjunto de metas e objetivos ambiciosos para 2025, sendo eles:

  • Definir, até 2020, uma listagem de plásticos de uso único considerados problemáticos ou desnecessários e definir medidas para a sua eliminação;
  • Garantir que 100% das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
  • Garantir que 70%, ou mais, das embalagens plásticas são efetivamente recicladas, através do aumento da recolha e da reciclagem;
  • Incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico;
  • Promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos.

Recorde-se que o Lidl tem sido pioneiro na implementação de medidas em prol da redução do consumo de plástico, tendo sido a primeira cadeia de retalho em Portugal a assinar o pacto ambiental com as Nações Unidas e com a Fundação Ellen MacArthur. A nível nacional, foi pioneiro ao assumir, em março de 2018, um compromisso de redução de consumo de plástico nas embalagens de marca própria em 20% até 2025; a descontinuar a venda de plásticos descartáveis, em agosto de 2018, evitando a entrada no sistema de 12,5 milhões de copos e de 5 milhões de pratos anualmente; e a colocar um ponto final na venda de sacos de plástico para transporte de compras no final de 2019, retirando do circuito cerca de 25 milhões de sacos de plástico por ano.

Contactos

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press@lidl.pt

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