VENCEDORES DO PROGRAMA ‘MAIS AJUDA' APRESENTAM MODELOS DE NEGÓCIO SUSTENTÁVEIS, APÓS PROGRAMA DE ACELERAÇÃO, PARA ATRAIREM MAIS INVESTIMENTO

Os 10 projetos de inovação social, capazes de dar novas respostas aos desafios da população idosa, apresentaram, na sequência da mentoria proporcionada pelo programa de aceleração, os seus modelos de negócio repensados e afinados, mostrando a sua sustentabilidade e viabilidade, e procurando atrair novos investidores.

09.06.2021 12:00:00 | Sintra

Os grandes vencedores do ‘Mais Ajuda’ – que junta o Lidl e as rádios Renascença, RFM e Mega Hits, em parceria com a Beta-i – apresentaram, perante o júri do Programa e um grupo de investidores, os seus modelos de negócio repensados e afinados, na sequência do programa de aceleração e de mentoria que usufruíram durante os meses de abril e maio.

Numa sociedade cada vez mais envelhecida e cuja população idosa enfrenta inúmeros desafios, muitos dos quais agravados pela pandemia, tais como o isolamento, a solidão e o distanciamento físico (e da tecnologia), o programa Mais Ajuda desafiou, nesta sua 2º edição, IPSSs e Startups a repensarem o envelhecimento, apresentando projetos diferenciadores, capazes de marcar a diferença pela capacidade de facilitarem uma vida digna e feliz aos nossos idosos.

Para além do prémio monetário – um total de 333 mil euros, fruto das escolhas responsáveis dos portugueses que, no Natal passado optaram por comprar produtos Deluxe – os 10 vencedores, anunciados em março, frequentaram um programa de aceleração, desenhado com o objetivo de maximizar o impactos  dos seus projetos, garantindo a sua eficiência e sustentabilidade ao longo do tempo – e maximizando a aplicação do apoio financeiro dado.

Ao testarem e validarem, durante dois meses, com a ajuda da Beta-i, as suas ideias, estas transformaram-se em modelos de negócio sustentáveis e viáveis, adaptados à realidade. Durante este programa, os vencedores frequentaram workshops sobre validação, produto e estratégias de marketing, comunicação, crescimento e vendas.

Este trabalho culminou num ‘Demo Day’, no início de junho, em que apresentaram os seus modelos de negócio já afinados, não só perante o júri do Programa, mas igualmente perante um grupo de investidores – entre os quais a Fundação Aga Khan, Core Angels, Impact Hub ou Casa do Impacto – abrindo-lhes assim maiores possibilidades de crescimento para além do ‘Mais Ajuda’.

Recorde-se que os projetos vencedores foram:

Startups: Associação 55 Mais, Associação Juvenil Transformers, Careceiver, Seniorbiz (Simplio) e Wisify Tech Solutions.

IPSSs: AMARA – Associação pela Dignidade na Vida e na Morte, Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS), Centro Social Paroquial de Meãs do Campo, Cruz Vermelha Portuguesa e Misericórdia de Pampilhosa da Serra.

O painel de júris responsável pela escolha dos projetos foi composto por Filipe Almeida, presidente da iniciativa Portugal Inovação Social, Isabel Figueiredo, adjunta do presidente do Grupo Renascença Multimédia, Luís de Melo Jerónimo, diretor Social Cohesion Programme da Fundação Calouste Gulbenkian, Pedro Rocha Vieira, CEO e Co-fundador da Beta-i – representado nesta emissão por Diogo Teixeira, COO e co-fundador da Beta-i  - e Vanessa Romeu, diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal.

Segundo Vanessa Romeu, diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal, “É muito gratificante ver não só a qualidade de projetos que inicialmente se candidataram e venceram, mas igualmente a sua evolução graças ao programa de aceleração. Esta aposta na capacitação é vital à sua viabilidade futura, que queremos assegurar, para que de facto marquem a diferença na vida dos nossos idosos e consigam contribuir para um envelhecimento mais digno e feliz. Com esta etapa garantimos que estão no bom caminho e abrimos-lhes as portas para que outros, para além do ‘Mais Ajuda’, os ajudem a crescer e a concretizarem-se.”

Para Filipe Almeida, presidente da Iniciativa Portugal Inovação Social, “Os maiores desafios do nosso tempo são: conciliar a urgência do presente com a sustentabilidade do futuro, mobilizar os recursos mais criativos e inovar para transformar a sociedade. O Programa Mais Ajuda responde a estes desafios, sendo uma iniciativa muito inspiradora do Lidl e do Grupo Renascença, em parceria com a Beta-i, que mobiliza o talento de empreendedores e de instituições sociais para encontrarem soluções criativas para problemas sociais complexos. Tem os ingredientes fundamentais da melhor filantropia de impacto, com foco na Inovação, concedendo apoio financeiro, mentoria e acompanhamento dedicado aos projetos. As parcerias estratégicas entre empresas, empreendedores e organizações sociais são uma das chaves mestras para uma sociedade mais justa e um futuro comum mais sustentável. Este programa é um excelente exemplo de uma dessas chaves.

Isabel Figueiredo, adjunta do Presidente do Grupo Renascença Multimedia, defende que, “A possibilidade de testemunhar a forma como os vencedores “ Mais Ajuda” deste ano,  assimilaram as propostas do programa de aceleração, é a confirmação do caminho que todos queremos percorrer, na construção de uma sociedade cada vez mais justa, fraterna e solidária. É uma alegria e um verdadeiro sinal de esperança fazer parte desta extraordinária iniciativa.”

Diogo Teixeira, Co-fundador e COO da Beta-i, defende que " O espírito de colaboração entre os dez projectos acelerados, bem como a sua dedicação ao longo de toda a fase de acelaração deixam-nos com muito boas perspectivas sobre o alcance do impacto de cada um destes projectos. Destacaria os progressos que todos fizeram após a fase de validação, em que conseguiram com interacções com o seu público alvo, afinar a proposta de valor o que possibilitou o posterior desenvolvimento de business cases bem estruturados, fundamental para as próximas etapas da vida destes projectos inovadores".