LIDL E ELECTRÃO LANÇAM QUARTA EDIÇÃO DO TRANSFORMAR, QUE ALARGA INTERVENÇÃO A PRAIAS FLUVIAIS DE NORTE A SUL DO PAÍS

Está prestes a arrancar a 4ª edição do projeto TransforMAR, que este Verão estará em 20 praias, marítimas e também fluviais, para sensibilizar os veraneantes para os princípios da economia circular, através de uma boa conduta em praia. A Brigada do Mar volta a juntar-se ao projeto e o plástico recolhido será convertido em donativos para projetos de impacto ambiental.

28.06.2021 12:00:00 | Sintra

Depois de nos últimos três anos ter recolhido mais de 50 toneladas de resíduos plásticos e metal nas praias portuguesas, o projeto TransforMAR está de volta para sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular - através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos. Nesta sua 4ª edição, o TransforMAR terá uma maior abrangência, com a sua intervenção a ser alargada também às praias fluviais.

Este projeto surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal, juntamente com o Electrão e a  Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), contando com o apoio da Quercus e Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e com a parceria da Brigada do Mar que, pelo 2º ano consecutivo, se junta ao TransforMAR, possibilitando a limpeza de praias, e de outras zonas não concessionadas, fora da época balnear, exponenciando  o seu alcance.

Marcando presença em 15 praias marítimas e 5 praias fluviais, de norte a sul do país, durante os meses de julho, agosto e setembro, o TransforMAR disponibilizará um depósito próprio, onde os veraneantes devem colocar o seus resíduos de plástico e metal, evitando que este acabe nos rios, lagos e mar.

Paralelamente, em parceria com a associação Brigada do Mar, o TransforMAR irá promover ainda, ao longo do ano de 2021, várias ações de limpeza de praias marítimas e fluviais, estando a primeira agendada para dia 29 de junho, na praia fluvial Palheiros e Zorro em Coimbra.

Sendo a promoção dos princípios da economia circular um dos pilares  deste  projeto, todo o plástico recolhido terá uma nova vida, à semelhança dos anos anteriores em que foi transformado em aparelhos para a prática de atividade física, em mobiliário urbano e em donativos monetários para  IPSS locais nos concelhos onde esteve presente. Nesta 4ª edição, o plástico será igualmente convertido em donativos monetários para IPSS, escolhidas pelas Câmaras Municipais das praias aderentes, para que sejam aplicados em projetos de impacto ambiental.

Comprometido em cuidar do planeta, o Lidl procura diariamente integrar as melhores práticas de sustentabilidade ao longo da sua cadeia de valor. A Estratégia Reset Plastic, desenvolvida pelo Grupo Schwarz – do qual o Lidl faz parte -, aposta numa abordagem holística internacional, com cinco áreas de atuação: desde o design à reciclagem e remoção, até à inovação e educação, tendo vindo a assumir vários compromissos sustentáveis e tendo sido pioneiro em alguns deles, nomeadamente: em 2018, assumiu o compromisso de reduzir o consumo de plástico nas embalagens de marca própria em 20% até 2025 e garantir até esta data que 100% das suas embalagens de marca própria são recicláveis; desde agosto de 2018, descontinuou a venda de plásticos descartáveis, evitando a entrada no sistema de copos e pratos de plástico descartáveis, poupando 125 toneladas de plástico anualmente; e foi a primeira cadeia do retalho a abolir a venda de sacos de plástico para transporte de compras em todas as lojas a nível nacional - menos 25 milhões de sacos de plástico por ano. Adicionalmente, estão disponíveis para venda, em todas as suas lojas, sacos de poliéster reutilizáveis e 100% recicláveis para frutas e legumes, que suportam um peso até 5kgs e podem ser reutilizados e lavados a 30ºC múltiplas vezes – os ‘Green Bags’.

Para que o cliente possa fazer escolhas mais responsáveis e informadas, todos os produtos cujas embalagens possuam ou 30% de material reciclado, ou menos 10% de plástico na embalagem ou sejam 80% recicláveis, estão identificados com o selo “Embalagem Ecoresponsável”.

Sobre a estratégia REset Plastic

O Grupo Schwarz, composto pelas suas duas empresas, Lidl e Kaufland, é uma das maiores empresas retalhistas internacionais. Como tal, está consciente da sua responsabilidade para com o ambiente e assume-a. Com o nome REset Plastic, o grupo desenvolveu uma estratégia holística aplicada internacionalmente, comprometendo cinco áreas de ação para com os plásticos: desde evitar e desenhar, passando pela reciclagem e remoção, até à inovação e educação. Ao fazê-lo, a visão de "menos plástico - ciclos fechados" irá tornar-se realidade. Os cinco princípios orientadores das áreas de ação da "REset Plastic, a estratégia de plásticos do Grupo Schwarz" são:

REduzir: Evitamos o plástico sempre que possível, de forma sustentável. Não só na embalagem!

REdesenhar: Desenhamos embalagens recicláveis, que fechem o ciclo.

REciclar: Recolhemos, separamos e reciclamos o plástico de forma a fecharmos o ciclo dos materiais.

REmover: Apoiamos a remoção de resíduos plásticos do ambiente.

Pesquisar (REsearch): Investimos na investigação e no desenvolvimento de soluções inovadoras e educamos sobre reciclagem.

Saiba mais: www.reset-plastic.com

Download (601.75 KB)