O PROJETO TRANSFORMAR, DO LIDL E DO ELECTRÃO, RETIRA MAIS DE 110 TONELADAS DE PLÁSTICO DAS PRAIAS PORTUGUESAS EM APENAS 04 ANOS

Desde que foi lançado, em 2018, o TransforMAR já recolheu mais de 110 toneladas de plástico nas praias de norte a sul do país - só em 2021, foram recolhidas mais de 50 toneladas. Todo o plástico recolhido é transformado em projetos em prol da comunidade, evidenciando a aposta do retalhista na economia circular.

28.02.2022 12:00:00 | Sintra

TransforMAR

Desde o seu lançamento em 2018, que o TransforMAR já retirou mais de 110 toneladas de plástico das praias portuguesas, assumindo o compromisso de transformar o material num benefício direto para a comunidade – nomeadamente, em aparelhos para a prática de atividade física e mobiliário urbano, entregues às Câmaras Municipais das praias aderentes na 1ª e 2ª edição (2018 e 2019), e em donativos para Instituições Sociais, na 3ª e 4ª edições (2020 e 2021).

Nesta sua última edição, o TransforMAR, conseguiu retirar mais de 50 toneladas de plástico das praias portuguesas, evitando que o seu destino final fosse o mar, rios e lagos. A iniciativa esteve presente em 15 praias marítimas e 05 praias fluviais, de norte a sul do país, entre os meses de julho e setembro de 2021, através da disponibilização de um depósito próprio para colocação dos resíduos de plástico e metal produzidos pelos veraneantes. Durante todo o ano, nomeadamente fora da época balnear, e em parceria com a Brigada do Mar, que se juntou ao TransforMAR em 2020, foram realizadas mais 30 ações de limpeza em praias e também em zonas não concessionadas.

O plástico recolhido nesta edição será convertido em donativos que visam apoiar projetos locais de impacto ambiental de 20 Instituições Sociais selecionadas pelas Câmaras Municipais onde o TransforMAR esteve presente.

Promovido pelo Lidl Portugal e pelo Electrão, em parceria com a Brigada do Mar, Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Quercus e Agência Portuguesa do Ambiente (APA), este projeto tem como objetivo sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular - através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos.

Para Elena Aldana, Diretora de Assuntos Públicos e Comunicação Corporativa do Lidl Portugal, “o TransforMAR está totalmente alinhado com o compromisso do Lidl em prol da redução e reutilização do plástico, numa lógica de economia circular. Acreditamos que é igualmente um projeto inovador na forma como transforma este resíduo num benefício para a comunidade, outras das nossas principais preocupações, em prol da qual trabalhamos todos os dias”.

Segundo Pedro Nazareth, Diretor Geral do Electrão - Associação de Gestão de Resíduos, "é com muito gosto que apoiamos, uma vez mais, esta campanha inovadora do Lidl que promove a reutilização dos materiais retirados das nossas praias. Desta forma evitamos que os plásticos se acumulem no oceano, mantemos as praias limpas, impulsionamos a reciclagem e promovemos a circularidade da economia enquanto apoiamos, ao mesmo tempo, as comunidades locais."

Carmen Lima, Coordenadora do Centro de Informação de Resíduos da Quercus,  “num momento em que enfrentamos provavelmente os maiores desafios globais do século, integrar a sustentabilidade ambiental e social nas ações das organizações, promovendo a participando e a sensibilização da sociedade civil, é contribuir verdadeiramente para o equilíbrio entre a Humanidade e o Planeta”.

O representante da Brigada do Mar, Simão Acciaioli, que se juntou ao TransforMAR em 2020, sublinha que “o projeto TransforMAR permite a Brigada do Mar descontaminar e proteger cada vez mais a orla costeira e a diferença nota-se onde atuamos, há muito por fazer, mas muito esta a ser feito; no TransforMAR somos um.”

Sobre a estratégia REset Plastic

O Grupo Schwarz, composto pelas suas duas empresas, Lidl e Kaufland, é uma das maiores empresas retalhistas internacionais. Como tal, está consciente da sua responsabilidade para com o ambiente e assume-a. Com o nome REset Plastic, o grupo desenvolveu uma estratégia holística aplicada internacionalmente, comprometendo cinco áreas de ação para com os plásticos: desde evitar e desenhar, passando pela reciclagem e remoção, até à inovação e educação. Ao fazê-lo, a visão de "menos plástico - ciclos fechados" irá tornar-se realidade. Os cinco princípios orientadores das áreas de ação da "REset Plastic, a estratégia de plásticos do Grupo Schwarz" são:

REduzir: Evitamos o plástico sempre que possível, de forma sustentável. Não só na embalagem!

REdesenhar: Desenhamos embalagens recicláveis, que fechem o ciclo.

REciclar: Recolhemos, separamos e reciclamos o plástico de forma a fecharmos o ciclo dos materiais.

REmover: Apoiamos a remoção de resíduos plásticos do ambiente.

Pesquisar (REsearch): Investimos na investigação e no desenvolvimento de soluções inovadoras e educamos sobre reciclagem.

Saiba mais: www.reset-plastic.com

Download (282.57 KB)