EM 2022 LIDL AJUDOU A EXPORTAR 27 MIL TONELADAS DE FRUTAS E LEGUMES APOIANDO MAIS DE 500 PRODUTORES NACIONAIS

No Dia Mundial da Agricultura, o Lidl revela que os resultados da sua campanha de exportação conjunta com a Portugal Fresh representam um crescimento de 23% face ao ano anterior, reafirmando-se assim o apoio do retalhista aos produtores nacionais. Em 2022, saíram do nosso país mais de 1500 camiões carregados com frutas e legumes nacionais, rumo a 11 mercados europeus.

20.03.2023 08:00:00 | Sintra

Exportações Frutas e Legumes 2022

Assumindo a liderança nacional de exportação de produtos portugueses para a Europa e sendo a insígnia que oferece abertura ao maior número de diferentes mercados – sem receber quaisquer incentivos fiscais para esta postura, fazendo-o pelo apoio aos parceiros, sendo os contratos assinados com os mercados de destino com a vantagem dos parceiros poderem planear os volumes a exportar através da sua rede - o Lidl tem contribuído, ao longo dos anos, para o crescimento sustentado da exportação de frutas e legumes nacionais para os vários países onde tem presença. Em 2022, através da parceria com a Portugal Fresh, o Lidl ajudou os produtores nacionais a exportarem 27 mil toneladas de frutas e legumes, o que representa um crescimento de 23% em relação ao ano anterior.

Num contexto particularmente adverso, em que a recuperação pós-pandemia e a guerra na Ucrânia levaram a uma inflação sem precedentes, o Lidl reafirmou o seu contributo no apoio aos produtores portugueses enviando mais de 1500 camiões carregados de frutas e legumes nacionais para 11 países europeus. No total, foram apoiados 505 produtores nacionais, que viram os seus produtos chegar a mercados como Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Bélgica, Suíça, Polónia, Lituânia, Suécia, Reino Unido e Irlanda.

Do cabaz de produtos exportados, no ano de 2022, surge como novidade o arranque da exportação da Maçã Reineta de Alcobaça IGP para Espanha, com 90 toneladas a serem enviadas para este mercado, apenas entre novembro e dezembro. Destacam-se também os citrinos do Algarve IGP, com 2 mil toneladas exportadas; 4 mil toneladas de couve-coração; 1,4 mil toneladas de frutos vermelhos e 2 mil toneladas de fruta de caroço, com destaque especial para as nectarinas. A Pera Rocha do Oeste DOP continua a ser um produto estrela nos mercados europeus, com um total de 16 mil toneladas deste fruto a serem exportadas. Integram ainda este cabaz mais de uma dezena de frutas e legumes, entre os quais: Abóbora, Ameixa, Castanha, Couve Branca/Repolho e Melão.

O Lidl Portugal tem vindo a reforçar o seu papel preponderante no crescimento da economia nacional, através da ajuda e impulso à exportação de produtos portugueses para os mercados onde está presente, atuando como interlocutor e dando apoio em todas as etapas do processo de exportação, sendo atualmente a maior rede de distribuição na Europa.

Para Pierre Silva, Diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal, “É com muito orgulho que apresentamos estes resultados no Dia Mundial da Agricultura, demonstrando o nosso compromisso com o país e o apoio aos produtores nacionais. A evolução dos números é a prova que a nossa missão tem sido bem-sucedida e que os produtos nacionais são de grande qualidade. A parceria que mantemos com a Portugal Fresh desde 2014 tem-nos permitido fazer a diferença nos negócios dos nossos parceiros, com quem caminhamos lado a lado.

Gonçalo Santos Andrade, Presidente da Portugal Fresh, “sublinha que em 2022, Portugal ultrapassou, pela primeira vez, a barreira dos 2.000 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores. Um patamar que só foi possível de alcançar devido ao esforço competitivo e inovador das empresas portuguesas. Os produtos portugueses são amplamente reconhecidos pela sua qualidade e sabor únicos e, prova disso, são os números alcançados também com esta parceria entre a Portugal Fresh e o Lidl. Este é também um exemplo de trabalho conjunto que demonstra que, quando a cadeia agroalimentar trabalha de forma eficiente, justa e equitativa, os resultados são francamente positivos para todos.”

Todos os produtores nacionais de frutas e legumes do Lidl Portugal possuem a certificação Global G.A.P. e GRASP, que garantem que a agricultura é segura e que os seus possíveis impactos negativos estão a ser reduzidos, sendo ainda garantidas as condições de segurança, higiene e saúde dos trabalhadores das explorações agrícolas.