Salário mínimo do Lidl Portugal aumenta para 600 euros
O Lidl Portugal decidiu aumentar para 600€ o valor do ordenado de entrada, valor auferido no primeiro ano de trabalho. À data, o ordenado mínimo no Lidl já é acima do ordenado mínimo nacional e com esta medida todos os colaboradores a tempo inteiro que auferiam do valor base de 570€ passam a receber o novo valor de 600€.
14.12.2015 | Sintra
O aumento do salário mínimo pago pelo Lidl para 600€, representa um aumento salarial de 5,26% para os colaboradores abrangidos neste escalão. Esta medida entrará em vigor no próximo dia 1 de janeiro 2016 e impactará todos os novos colaboradores das lojas e entrepostos, já que se trata do ordenado auferido no primeiro ano de trabalho.
Esta medida está integrada na forte política de responsabilidade social que é parte integrante da estratégia da empresa. A aposta nos recursos humanos, assente numa marca empregadora forte e do bem-estar dos seus colaboradores é parte disso. Para Afroditi Pampa CEO do Lidl Portugal, “Os nossos recursos humanos são o nosso maior capital e queremos que saibam que podem contar com a empresa. Este ano celebramos 20 anos em Portugal, estamos a consolidar o nosso crescimento e o sucesso alcançado é fruto das nossas extraordinárias equipas. Contamos com eles para construir o futuro!”
O setor da distribuição alimentar em Portugal rege-se por contratos coletivos de trabalho, celebrados entre a entidade patronal e os sindicatos representativos da área da distribuição, no entanto e independentemente disso, o Lidl Portugal já assegura o pagamento de salários acima dos valores acordados nos contratos coletivos de trabalho negociados pela APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição). A título de exemplo, o acordo coletivo prevê que o ordenado base de um vendedor de loja seja 530 Euros, um vendedor das lojas Lidl no seu primeiro ano recebe 570 euros.
A estratégia nos últimos tempos tem sido de melhorar a qualidade de vida e satisfação dos colaboradores. Assim, esta não é a primeira vez que o Lidl toma a iniciativa de melhorar, de uma forma proativa, os valores auferidos pelos seus 4.800 colaboradores. Em 2013 aumentou o subsídio de almoço para todos os seus colaboradores em 24%. Em 2014, cinco meses antes da entrada em vigor do Acórdão do Tribunal Constitucional, o Lidl antecipou o pagamento do trabalho suplementar dos seus colaboradores regressando aos valores mais favoráveis de 2012. Neste capítulo, vale a pena frisar que o pagamento das horas é efetuado ao minuto, querendo isto dizer que todas as horas trabalhadas são efetivamente remuneradas. Também em 2014 teve início o projeto de formação “Desafio Chefe de Loja”, um programa que tem como objetivo potenciar o crescimento de todos os Chefes de Loja e possibilitar a sua progressão. Os Chefes de Loja que já revelem as competências ajustadas à função terão um novo pacote de benefícios, o qual inclui a atribuição de uma viatura de serviço, tornando as condições ainda mais competitivas no mercado. Recentemente em 2015, e em linha com as comemorações do seu vigésimo aniversário em Portugal, a empresa ofereceu a todos os seus colaboradores um cartão bancário pré-pago carregado com 400€ para uso nas lojas Lidl.
A estratégia nos últimos tempos tem sido de melhorar a qualidade de vida e satisfação dos seus colaboradores, sabendo que cada colaborador contribui para o crescimento sustentável da empresa, esta é mais uma medida a reforçar esse empenho.
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