Bananas e ananases do Lidl Portugal são uma escolha responsável

O Lidl exige menos de tudo o que não é bom para entregar mais aos seus clientes. Ao comprar no Lidl o consumidor tem a garantia Rainforest Alliance de que as bananas e os ananases provêm de plantações onde há menos exploração de recursos naturais e humanos, para uma maior proteção da biodiversidade e respeito pelos trabalhadores.

08.05.2017 11:00:00 | Sintra

Certificado Raiforest Alliance

Certificado Raiforest Alliance

Dando continuidade à sua estratégia de responsabilidade social e ambiental, o Lidl Portugal orgulha-se de anunciar que o sortido de bananas e ananases que comercializa nas suas lojas é 100% certificado pela Rainforest Alliance, caso único no mercado Português. A marca contribui desta forma para a redução do impacto ambiental do seu negócio e para o aumento da eficiência na utilização de recursos naturais e humanos.

Esta importante certificação assegura que as bananas e ananases do Lidl Portugal cumprem rigorosos critérios ambientais, económicos e sociais desde a origem: provêm exclusivamente de plantações na América do Sul que garantem a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade, o planeamento e gestão de sistemas de cultivo e o bem-estar dos trabalhadores, de acordo com critérios estabelecidos pela Sustainable Agriculture Network (SAN). Asseguram ainda a que a utilização de agroquímicos está totalmente em linha com as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com Jan T’Lam, gestor do Mercado de Transformação da Rainforest Alliance “As produções de banana e ananás certificadas pela Rainforest Alliance recebem regularmente auditores para verificar se cumprem os critérios da Rede de Agricultura Sustentável”. O responsável adianta ainda que as mesmas “protegem a vida selvagem, reduzem o uso de agroquímicos e melhoram a qualidade de vida dos agricultores e das suas famílias, permitindo o acesso à habitação, à educação e cuidados de saúde, bem como a proibição da exploração de mão de obra infantil.“

A certificação Rainforest Alliance veio revolucionar as produções de banana e de ananás como eram conhecidas. Estudos independentes concluem que as plantações certificadas têm melhor eficácia na exploração dos terrenos, demonstrando maior produtividade e maiores benefícios para a economia dos países.

Para Pedro Monteiro, Diretor-Geral de Compras do Lidl Portugal, “Este é mais um exemplo do compromisso do Lidl Portugal no sentido de ajudar a melhorar o mundo em que vivemos, em nome do ambiente e do bem-estar social. É também a nossa forma de procurar consciencializar os clientes de que os produtos sustentáveis são a melhor opção.”

Ao escolherem bananas e ananases com o selo da rã verde (o símbolo da certificação Rainforest Alliance), o consumidor Lidl faz uma escolha responsável, contribuindo para melhorar o nível de sustentabilidade nas regiões de produção e ajudando a proteger o ambiente e as condições dos trabalhadores e das comunidades ao criar acesso a habitação, educação e saúde dignas.

As bananas e ananases não são caso único quando se fala de certificação de produtos Lidl:

• No campo do peixe, o Lidl Portugal tem desde 2006 o selo MSC (Marine Stewardship Council), dado por uma organização independente, internacional e sem fins lucrativos, com vista a solucionar o problema da sobrepesca e que garante que o peixe é proveniente de uma pesca sustentável;

• O Lidl Portugal é o primeiro, e à data único, supermercado que garante cumulativamente a totalidade do seu bacalhau proveniente de pesca sustentável, com certificação MSC;

• Na Páscoa todos os chocolates da marca Favorina detêm o certificado UTZ, incluindo os produzidos pelos parceiros locais. UTZ é uma certificação direcionada ao cacao, café e chá, que promove o comércio justo, melhores métodos produtivos, melhores condições de trabalho e melhor e maior proteção ambiental, garantindo a sustentabilidade dos pequenos produtores;

• Vários dos produtos do Lidl Portugal (nomeadamente chás e cafés) têm a certificação Fairtrade, que tem como objetivo assegurar aos consumidores que estão a comprar produtos que cumprem requisitos sociais, económicos e ambientais e estão a contribuir para melhorar a vida e reduzir a pobreza em vários países através de premissas de negócio justas.

Contactos

Departamento de Comunicação Corporativa
press@lidl.pt

Categorias


Partilhar

Anexos
Ver mais