Lidl Portugal inaugura nova loja no Barreiro

Em resultado de uma parceria entre o Lidl e a Câmara Municipal do Barreiro, celebrou-se ontem a abertura da nova loja Lidl Barreiro - Quinta das Canas. A construção da nova superfície contemplou o melhoramento do espaço público envolvente, em benefício de toda a comunidade.

11.10.2019 12:00:00 | Sintra

Loja Lidl Barreiro

O Lidl inaugurou uma nova loja na cidade Barreiro para melhor servir a população do concelho. Localizada numa das principais vias da cidade - a Av. Escola dos Fuzileiros Navais – a nova loja contou, no decorrer da sua cerimónia de inauguração, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Frederico Rosa, do vereador do Planeamento, Gestão Territorial e Equipamentos, Rui Braga e do Arquiteto Emanuel Santos - Diretor de Departamento de Planeamento, Gestão Territorial e Equipamentos.

Construída de raiz e com cerca de 1.400 m2 de área de venda, a edificação da loja Lidl Barreiro – Quinta das Canas, foi além da construção de um novo espaço de compra. Tendo também como prioridade a reabilitação do espaço público envolvente, o Lidl realizou: o alargamento e construção de passeios -  colocando pavimentos permeáveis, de modo a continuar a irrigar os lençóis freáticos subterrâneos e não sobrecarregar as infraestruturas de esgotos pluviais; a construção de uma nova rotunda, criando novos acessos ao local; a criação de novas zonas ajardinadas; um novo arranjo na envolvente da Escola Secundária de Santo André - permitindo maior segurança ao transito pedonal, o aumento do estacionamento e novas paragens de autocarro; a colocação de iluminação pública em LED; e por fim a reformulação integral da Av. Escola dos Fuzileiros Navais, no troço compreendido entre a Escola Secundária de Santo André e a nova loja Lidl - esgotos, telecomunicações, eletricidade, abastecimento de água, ecopontos subterrâneos.

Esta nova loja, que substitui a antiga loja Lidl em Santo André, emprega 25 colaboradores, perfazendo um total de 44 nas duas lojas do concelho – em Portugal, são cerca de 6800 colaboradores, em 255 lojas, de norte a sul do país. A nova loja segue a linha de construção das mais recentes lojas Lidl, que privilegia a simplicidade e eficiência para proporcionar ao cliente uma experiência de compra rápida e confortável e o acesso facilitado a produtos e serviços inovadores e de elevada qualidade. Com quase o dobro do tamanho da loja anterior, apresenta uma arquitetura moderna e esteticamente mais atraente, marcada por vãos amplos e contínuos, pé direito mais alto, corredores largos e maior luminosidade natural, conferida através da fachada inteiramente envidraçada. Conta com uma maior área de padaria, onde diariamente são disponibilizadas dezenas de variedades de pão e pastelaria e de uma máquina de corte do pão personalizado. Por sua vez, o parque de estacionamento apresenta lugares de maior dimensão, mais lugares sombreados e com um parque para bicicletas e motociclos. A pensar no ambiente, utiliza materiais permeáveis no solo e iluminação LED.

De forma a permitir a transferência dos serviços operacionais da Câmara Municipal do Barreiro para as antigas instalações da loja Lidl Barreiro - Santo André, o presidente da câmara municipal, Frederico Rosa, e o Lidl assinaram um Contrato de Arrendamento em junho de 2018, na oficina do Nicola. Deste então, ambas as entidades procuraram garantir melhores instalações para os seus colaboradores e clientes, sendo esta abertura o desfecho do investimento Lidl em prol da comunidade local.

De acordo com um Estudo de Impacto Socio-Económico, realizado pela consultora KPMG, o Lidl Portugal, entre 2014 e 2018, gerou – de forma direta, indireta e induzida – mais de 9 mil milhões de euros para o país. Só em 2018, a contribuição da empresa saldou-se em 2.120 milhões de euros, representando 1% do PIB nacional.

Para além do seu contributo para a economia, este Estudo de Impacto Socio-Económico revelou também que, ao longo dos últimos 5 anos, a atividade da empresa contribuiu, de forma direta e indireta, para a geração de cerca de 46.300 postos de trabalho, a um ritmo de crescimento médio de 6% ao ano. Só em 2018, por cada posto de trabalho gerado pelo Lidl, foram criados adicionalmente 5,8 novos postos de trabalho.

A nova loja Lidl Barreiro – Quinta das Canas, está aberta diariamente das 8h30 às 21h00.