No âmbito da nossa parceria com a WWF, analisamos e gerimos o fornecimento internacional de matérias-primas definidas. O nosso foco centra-se em melhorar sistematicamente a transparência e a rastreabilidade nas nossas cadeias de abastecimento, com o objetivo de promover o fornecimento de matérias-primas certificadas e livres de desflorestação. As seguintes metas aplicam-se aos produtos de marca própria (sortido permanente e em promoção) em todos os países Lidl onde a parceria com a WWF está em vigor.
Utilizamos cada vez mais matérias-primas de alto risco — como é o caso do óleo de palma, cacau, café, carne de vaca, madeira, celulose e papel — a partir de cadeias de abastecimento livres de desflorestação e conversão de habitats, e gerimos ativamente a nossa estratégia de matérias-primas para mitigar riscos nos nossos produtos de marca própria. Esta abordagem implementa rigorosamente os requisitos do futuro Regulamento Anti-desflorestação da UE, alinhado com a Accountability Framework Initiative (AFI).
Nós e os nossos fornecedores trabalhamos em conformidade com os requisitos vinculativos e as datas-limite (cut-off dates) da AFI e do EUDR. Isto aplica-se às matérias-primas de alto risco: soja, óleo de palma, cacau, café, carne de vaca, madeira, celulose e papel.
* Cada norma define uma data-limite (cut-off date), que assinala o momento a partir do qual a desflorestação para o cultivo de matérias-primas é proibida num local específico. Estas datas variam consoante as normas.
Exigimos que todos os fornecedores atuais e novos adotem uma política que garanta que as suas operações estão livres de desflorestação, conversão de terras e exploração laboral/social até ao final do ano de 2026.
No âmbito da parceria, estamos empenhados em criar cadeias de abastecimento de soja totalmente rastreáveis e livres de desflorestação, conversão e exploração. Para alcançar este objetivo, avaliaremos minuciosamente a origem da soja utilizada diretamente na nossa cadeia de abastecimento (proteínas alternativas e produtos de soja), bem como na alimentação de produtos de origem animal selecionados, como frango, ovos e carne de porco. Esta análise ajudar-nos-á a identificar áreas que necessitam de intervenção. Além disso, trabalharemos com a Collaboration for Forests and Agriculture (CFA) para avaliar e abordar questões relacionadas com a desflorestação, conversão de terras e exploração nas nossas próprias cadeias de abastecimento de soja. O nosso objetivo é garantir que, a longo prazo, as nossas cadeias de abastecimento de soja são completamente rastreáveis e isentas de desflorestação, conversão e exploração.
Adquirimos apenas óleo de palma e de palmiste rastreável e livre de desflorestação, conversão de terras e exploração. Para o garantir, 100% do nosso óleo de palma e de palmiste utilizado tanto em produtos alimentares como não alimentares deve cumprir as normas RSPO Segregated ou Organic EU. Adicionalmente, 100% dos derivados devem cumprir, no mínimo, a norma RSPO Mass Balance, havendo o compromisso de trabalhar no sentido da segregação.
Trabalhamos para obter produtos de papel e celulose rastreáveis e livres de desflorestação, conversão e exploração à escala internacional. Para o conseguir, analisaremos a qualidade e a origem dos produtos de papel e celulose. Esta análise ajudar-nos-á a desenvolver uma estratégia abrangente de longo prazo para garantir que os nossos produtos de papel e celulose sejam totalmente rastreáveis. Isto inclui a celulose e o papel nos produtos de marca própria, nos seus rótulos e nas suas embalagens em todos os países Lidl onde a parceria com a WWF se aplica. São aceites as normas FSC, FSC Mix, reciclado e, em casos excecionais, PEFC.
Procuramos a rastreabilidade total do nosso cacau. Para o alcançar, estamos a aumentar gradualmente a proporção de matérias-primas certificadas de forma independente nos nossos produtos de marca própria para um mínimo de 95%. As normas mínimas aceites são Organic EU, Rainforest Alliance ou Fairtrade. Uma componente-chave dos nossos esforços envolve a análise das origens do nosso cacau.
Estamos a trabalhar na transição de todos os produtos de café de marca própria (incluindo cápsulas, café solúvel e cappuccino) para certificações reconhecidas. Até ao final do ano fiscal de 2028, estamos a aumentar continuamente a quota de café torrado certificado até atingir os 95%. Aceitamos Agricultura Biológica da UE, Rainforest Alliance ou Fairtrade como normas mínimas. Em Portugal, mais de 90% do café de marca própria é certificado. Desde 2022, o nosso café instantâneo (café solúvel/cappuccino) e o café em cápsulas são certificados.
Nos países participantes, estamos a alterar a nossa gama de chás pretos, verdes e rooibos de marca própria para matérias-primas certificadas que cumprem as normas Organic EU, Rainforest Alliance ou Fairtrade.
Para consultares o nosso plano de implementação detalhado e os resultados da auditoria externa, consulta este link.